13 de mai. de 2009

Consórcio de Arcos - o berço do Gir Leiteiro



Tomáz de Aquino Resende e José Afonso Bicalho, os dois fazem parte do Consórcio de Arcos - o Berço do Gir Leiteiro, durante o Leilão Mamedi Mussi, em Uberaba, Expozebu 2009.






Uberaba (MG) – Tomáz de Aquino Resende, da Fazenda Rancho Fundo das Grotadas, em Santo Antônio do Monte (MG), distante 200 km de Belo Horizonte, é um selecionador de Gir leiteiro e utiliza todas as modernas tecnologias de reprodução em sua fazenda, como inseminação artificial, transferência de embriões (ET) e fertilização in vitro (FIV).

A base da sua seleção é oriunda dos principais plantéis de Gir do Brasil, como Fazenda Brasília, Fazenda Calciolândia, Agropecuária Palma, Fazenda Juá e etc.

Usa em seu programa de melhoramento genético touros consagrados e provados, como Radar dos Poções, CA Everest, CA Sansão, Benfeitor Cal, Nobre da Cal e outros.

Tomáz participou da Expozebu, em Uberaba e vendeu no Leilão Excelência da Raça a vaca Cuiabana Grotadas, uma linda novilha do CA Sansão na Nigéria da Cal, que foi arrematada por Eduardo Falcão, da Estância Silvânia, por R$ 44 mil.

Aquino também participa do Consórcio de Arcos – o berço do Gir leiteiro, juntamente com Edmar Alves de Carvalho, José Afonso Bicalho, Lindualmir Dornellas e Roberto Dias de Carvalho. Eles promovem dia 28 de maio, quinta-feira, às 8 e meia da noite, no parque de exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, o 1º Leilão Minas Gerais, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

A programa leilões será a leiloeira e a assessoria técnica da Leite e Gir.

Nenhum comentário: