14 de mai. de 2009

Finca el Rosario e Girbrasil




Rosimar Silva, de Girbrasil e Jaime Dario Mantecón Vazquez, da Finca El Rosario, que passará a ser divulgada pelo blog Girbrasil.







Chiapas (México) – Girbrasil fecha uma parceria internacional com uma fazenda de Gir leiteiro do México. Trata-se da “Finca El Rosario”, de Jaime Mantecón Alvarez.

A parceria foi selada em Uberaba, durante a Expozebu, com Jaime Dario Mantecón Vasques, filho de Jaime Mantecón Alvarez. Jaime Dario é um velho conhecido dos giristas brasileiros, pois vem ao Brasil todos anos durante a Expozebu.

Segundo Jaime, o México está despertando para a importância da raça Gir e prova disso será a realização do II Congresso Internacional de Criadores de Gir, de 16 a 22 de agosto de 2009, em Palenque, Estado de Chiapas, no México.

Sobre a parceria com Girbrasil, Jaime destaca o grande alcance do blog Girbrasil e da Revista Girbrasil. Segundo ele, “o blog é muito conhecido no México e, praticamente, todos os criadores de Gir acessam diariamente o blog, além de criadores de outros países latinos, como Venezuela, Colômbia e Guatemala, regiões que temos grande interesse comercial”.

Congresso
O Congresso de Gir no México acontecerá durante a VII exposição Nacional de Gir. Girbrasi, por meio do jornalista Rosimar Silva já confirmou presença a convite do comitê organizador do evento.

Ricardo Suares Fuentes, criador de Gir e presidente do Cria Gyr – Comitê de Criadores de Gir, esteve no Brasil divulgando o evento e participou de vários eventos da Expozebu, como solenidades e leilões, onde conversou com lideranças classistas da raça Gir e criadores convidando-os para o congresso no México.

No domingo, dia 10 de maio de 2009, último dia de Expozebu, Girbrasil esteve com Ricardo, quando ele reafirmou o convite aos criadores brasileiros para o evento.

CriaGyr - Comite de Criadores de Gyr
CriaGyr foi fundada em 1979 com o propósito de promover a raça Gir no México e seu primeiro presidente foi Javier J. Herrara Deschamps, que ocupou a presidência da entidade apoiado por 44 criadores de Gir.

A atual diretoria tem Ricardo Suarez Fuentes como presidente, o secretário e Carlos Eduardo Ortiz Lanz, tesoureiro Felipe Casanova Lastra, primeiro vocal é Jaime Dario Mantecon Vazquez, segundo vocal Julio Lozano Garza. O presidente do Conselho Fiscal é Manuel Urquijo Beltran, secretário Eleazar Sanchez Zepeda e primeiro vocal é Benigno Antonio Lezama Sanchez.





José Olavo Mendes Borges, presidente da Abcz; José Sab Neto, presidente da Assogir; Ricardo Suáres Fuentes, presidente da CriaGyr e Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás.

Ricardo Fuentes, da CriaGyr, esteve no Brasil e participou da nacionalização do teste de progênie de Goiás, em solenidade de assinatura de convênio entre Assogir e Girgoiás, na Expozebu, com o apoio da ABCZ.


Nenhum comentário: