22 de mai. de 2009

História da raça Gir



Arquivo: Jean Daros

Essa foto é do tempo em que os números de telefone tinham apenas 4 dígitos.


Prezado Rosimar





Estou te mandando algumas informações e gostaria que você publicasse no blog para que eu consiga levantar mais dados sobre a história da Fazenda Santa Marina, em memória do meu avô Antenor Nogueira e meu padrinho Silvio de Lara, pois como já te disse vou montar um portal sobre o Gir.

Seguem em anexos as fotos do Krishna Importado e do Krishna Kassudi, segundo história contada pelo meu tio Pedro:

Na fazenda de Celso Garcia Cid nasceu um bezerro filho do Krishna Importado que não mostrava suas qualidades. Foi então oferecido como presente a um criador conhecido por “Castellon” (me perdoem se eu estiver errado, mas não consegui achar nenhum registro sobre o nome correto nos arquivos na fazenda, só que era pronunciado com sotaque castelhano).

Esse homem criou o kassudi e o levou numa exposição em São Paulo, onde foi grande campeão e despertou o interesse dos criadores. Reza a lenda que meu padrinho o comprou pelo maior valor, que incluía:

70 vacas girolandas em lactação;

30 vacas e um touro pardo suíço com registro;

50 mil alguma coisa, RS (não sei o nome da moeda brasileira da época)

1 carro Itamarati 0 km

O touro chegou e ficou na fazenda onde fez todo o plantel, coletou muito sêmen e depois foi vendido (gostaria de saber para quem e quando).

Estou enviando também uma foto do krishna II (foto) aos 23 meses, da Beldade aos 13 meses, filha do Pushpano importado, e os manuscritos do Sr. Hélio Ronaldo Lemos com os devidos pedigrees.

Gostaria também de saber sobre mais sobre Ene Sab, que era muito querido na fazenda.

Segundo lembranças acredito que o touro Redino Importado morreu na fazenda Santa Marina.


Jean Daros
Fones: (15) 3384.1093 – Cel.: (15) 9703.9659
MSN: agenciadaros.jean@hotmail.com
Email: agenciadaros@uol.com.br

Nota do Editor:

Atenção historiadores de plantão, vamos contribuir com o Jean no resgate da história da raça de de seus ilustres criadores. Informo que Girbrasil já digitalizou boa parte do imenso acerdo de Hélio Ronaldo Lemos e em breve disponibilizará para o publico em geral. (Rosimar Silva)

Nenhum comentário: