12 de dez. de 2009

Girista Goiana homenageada pela defesa dos direitos humanos


.
Foto: Rosimar Silva

A psicóloga Cida Alves, militante dos direitos de Crianças, Adolescentes e Mulheres, será homenageada dia 14 de dezembro, em Goiânia.








Goiânia (GO)
– Cida Alves, esposa de Rosimar Silva, criadora de gir em Bela Vista de Goiás, será homenageada dia 14 de dezembro pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, às 19horas, no plenário da Assembléia, com a Medalha ao Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

O evento será durante a sessão solene em comemoração aos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo o Deputado Mauro Rubem, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Goiana, “Cida será, justamente, homenageada em sinal de reconhecimento pela dedicação e empenho na defesa dos Direitos Humanos no Estado de Goiás e no Brasil”.

Cida é psicóloga, formada pela Universidade Católica de Goiás, com formação em psicodrama terapêutica, mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFG, onde apresentou a dissertação “A violência física intrafamiliar como método educativo, punitivo-disciplinar e os saberes docentes”, que faz uma reflexão crítica sobre a prática familiar de se bater para “educar” crianças e Adolescentes.

Atualmente Cida é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG, na linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente.

Atuação
Atualmente Cida Alves é uma das principais especialistas no atendimento de pessoas em situação de violência. Desde 1986 Sua vida é marcada pela militância em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres, bem como comunidades excluídas, como foi o caso da Aldeia indígena Karajá de Aruanã (GO), às margens do Rio Araguaia, quando liderou um grupo de jovens na defesa da recuperação das terras dos índios karajá.

Cida pertence ao Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; participa do Conselho Regional de Psicologia do Estado de Goiás e é colaboradora do Ministério da Saúde na área de Vigilância em Violências Domestica e sexual.

Como defensora dos direitos das crianças, Cida tem uma ferranha atuação para a erradicação dos castigos físicos e humilhantes em crianças e adolescentes no Brasil, inclusive participou nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Rio de Janeiro, do “1º Simpósio Nacional de Direitos da Criança e Adolescentes: pela erradicação dos castigos físicos e humilhantes”, onde representou o núcleo de prevenção e promoção da saúde, da prefeitura de Goiânia.

Pré-natal Afetivo
Neste simpósio, Cida apresentou a proposta de se implantar no Brasil o Pré-natal Afetivo, cujo objetivo “é capacitar mães e pais sobre as fases do desenvolvimento infantil e as práticas não violentas de se educar”.

Sobre erradicação dos castigos físicos em crianças, Cida disse que “25 paises no mundo têm leis aprovadas que asseguram os direitos das crianças e adolescentes de não sofrerem castigos, tornando a prática de se bater e humilhar crianças crime”, destaca. Diz também que “nesses países nenhum ser humano, adulto ou criança, pode receber qualquer tipo de castigo físico e humilhante, nossa luta é conseguir esse avanço para o Brasil, como já existe nos vizinhos Uruguai, Venezuela e Costa Rica”, finaliza.

Se quiser saber mais sobre Cida Alves, visite Educar Sem Violência.


3 comentários:

caio disse...

Cida, parabéns principalmente pelo seu trabalho que e mais uma vez e reconhecido, como também pelo suporte que dá ao amigo Rosa.

Nilo Jose Perpetuo disse...

ROSIMAR, PARABENIZO SUA ESPOSA CIDA ALVES , POR TÃO VALOROSA HOMENAGEM A QUAL FAZ POR MERECER; QUANDO FUI SECRETARIO DE SAUDE NO MEU MUNICIPIO CRIEI JUNTO COM MINHA ESPOSA O CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. ABRAÇOS

Nilo Jose Perpetuo

Tamara Andrade disse...

Caro Rosimar,
parabenizo aqui sua esposa Cida por essa grande atuação. Como diz o velho ditado: atrás de um grande homen há sempre uma grande mulher! Abrçs

Tamara Andrade