10 de dez. de 2009

Gir nos pampas tchê


Foto: publique


Núcleo Gaúcho de Gir Leiteiro nasce forte.





Estrela (RS) – Considerada a raça ideal para os trópicos, por suportar bem o clima quente, o gir também rompe a barreira do clima temparado e vai até o Rio grande do Sul, onde predomina o clima frio.

O gir chegou ao Rio Grande e mais de 15 criadores estabelecidos naquele Estado resolveram investir na seleção da raça e organizar uma entidade para a promoção do gir gaúcho. Para isso, um grupo de giristas gaúchos se reuniu, pela 2ª vez, e fundou O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro – NGCGL.

O encontro foi no último domingo, dia 6 de dezembro de 2009, no sítio Sonho de Menino, em Estreala (RS), do criador Iliseu Pressler, que recebeu 15 criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul.

Segundo José Amaral, escolhido como coordenador do NGCGL, “o objetivo é promover com maior intensidade o melhoramento genético do Gir Leiteiro gaúcho, promover eventos, como também desenvolver ações de divulgação e difusão da raça no o estado, destacando o animal como opção em genética para a produção de leite á menor custo”.

Sobre a adaptação do Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul, em virtude da raça ser mais criada em estados de climas quentes, Amaral não esconde o entusiasmo e relata: “eu já tive a prova real em minha fazenda, localizada em Caxias do Sul (RS), cidade conhecida por estar em uma das regiões mais frias do estado. Já passei dois invernos com temperaturas bem abaixo de 0ºc, com animais nascidos em minha propriedade e animais trazidos de outros estados e a adaptação foi excelente, não tive qualquer tipo de problema, mesmo mantendo-os fora do galpão durante toda a estação”. Conclui.


Veja a composição da diretoria do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro – “NGCGL”:
Coordenador: José Amaral – (Caxias do Sul/RS)
Vice-Coordenador: Álvaro Bombonatto – (Nova Alvorada/RS)
1º Secretário: Airton Carlos Schneider – (Lajeado/RS)
2º Secretário: Márcio Luiz Herrmann – (Arroio do Meio/RS)
Tesoureiro: Rogério Conzatti – (Encantado/RS)
Diretor de Marketing: Jaime Francisco da Conceição (Novo Hamburgo/RS)
Secretário Excecutivo do NGCGL - Nathã Silva de Carvalho









José Adalmir Ribeiro do Amaral, de Caxias do Sul, é o primeiro criador Gaúcho a filiar-se à ABCGIL. Adalmir cria gir leiteiro na fazenda Nogueiras onde cria gir desde 2006.








Colaborou: Puplique e Abcgil







Nenhum comentário: