18 de dez. de 2009

A importância das Exposições Agropecuárias

.

Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
São Jose do Rio Preto-SP



A grande contribuição das exposições de gado zebu no Brasil, além de proporcionar maior aproximação entre selecionadores, criadores e produtores rurais para troca de informações e possibilitar oportunidades de negócios, sem dúvida alguma a finalidade principal é submeter à apreciação do público, animais para serem comparados entre si, a fim de aquilatar o seu progresso e os índices de desenvolvimento da pecuária zebuína nacional.

Este princípio vale para todas as raças, pois o que se deseja é o Melhoramento Genético do Zebu brasileiro, sempre respeitando as características individuais e milenares de cada raça.

Jamais um Guinu das Savanas Africanas será confundido com qualquer animal da raça zebuína, portanto, qualquer criador que deseja participar de uma Exposição deve antes de mais nada, tomar conhecimento das principais características da raça que cria e seleciona.

A maior Exposição de Zebu do mundo, a Expozebu de Uberaba, traz a cada ano o seu
Regulamento que vai nortear a participação dos animais e dos criadores de cada raça.

Fora as exigências normais como RGN ou RGD do animal, outras são imprescindíveis para a participação, ou seja, peso mínimo, atestado andrológico para machos a partir de 20 meses, ser participante ou ter participado do Controle do Desenvolvimento Ponderal
CDP e/ou Prova de Ganho de Peso - PGP, comprovação de parto anterior aos 36 meses para o Gir, enfim, não basta eleger nossos animais como sendo os melhores indivíduos, é preciso estarmos em perfeita sintonia com as normas estabelecidas, para enfim, submetê-los ao comparativo com os demais animais.

Uma vez perfilados na pista de julgamento e com movimentos circulares no sentido anti-horário, começa aí sob os olhares atentos dos juízes, o julgamento dos animais que premiará os melhores de cada categoria, os Campeões e os Grandes Campeões de cada raça.

A fonte de referência dos julgadores, não é o PTA do touro, Catálogos de Centrais, e nem preços praticados nos leilões, e sim, as características raciais definidas pelo
Regulamento Genealógico das Raças Zebuínas.

O veredicto dos jurados é inapelável, e a cada campeonato, é feito comentários técnicos relativos a classificação dos animais, o que para mim é o ponto alto de qualquer julgamento, pois os defeitos são apontados de forma objetiva em relação ao seu par de classificação, até chegar às qualidades do 1º colocado.

Todo esse processo, só é possível porque os criadores preparam seus animais e os submetem ao comparativo com todos os demais participantes, culminando por eleger o Grande Campeão e a Grande Campeã de cada raça.

Os machos passam a ser referência de modernidade na pecuária nacional, assediados e contratados pelas principais Centrais. As fêmeas verdadeiras barrigas de ouro para a constituição de novas famílias.

Agora eu pergunto: alguém sabe onde e em qual Central estão os Touros da Raça Gir Padrão Grande Campeões da Expozebu de Uberaba? Os touros com preços mais caros da historia do Gir e os recordistas na venda de sêmen foram campeões em quais exposições do Brasil? Passaram pelo crivo dos juízes da ABCZ ? Se submetidos ao processo trivial do comparativo teriam chances de serem premiados? Os proprietários estariam preparados para ouvir os comentários técnicos dos julgadores de forma objetiva e imparcial dos principais defeitos do animal? Não há PTA que salve nas pistas de julgamento um animal curto, baixo, umbigudo, pernas excessivamente curvas, sem falar na pouca caracterização racial.

Entendo a raça Gir como sendo única na sua caracterização racial, sendo que uns produzirão mais leite ou carne do que outros, enquanto que o padrão racial determinado pelo regulamento é inconfundível. Falar do Gir para a produção de leite e ignorar a sua rusticidade, é o mesmo que adotar o mesmo manejo dos rebanhos de origem européia.

Portanto, fica aqui um convite para o ano de 2010 a todos os criadores de gir do Brasil.
Preparem e levem seus animais nas principais exposições, mesmo que não sejam premiados, vale a participação , afinal, os Grandes Campeões serão os de melhor caracterização racial, constituição robusta, musculação compacta e bem distribuída por todo o corpo, garupa comprida e larga, costelas arqueadas e pernas bem aprumadas.

Porque não tomamos como exemplo os neloristas que participam de todas as exposições ranqueadas e fecham com chave de ouro o Ranking na Expoinel de Uberaba, onde são premiados os melhores animais, criadores e expositores de todo o Brasil.

Pensem nisso, e um feliz 2010 a todos os criadores , selecionadores e usuários da genética do Zebu, em especial, aos criadores de Gir do Brasil e de todo o continente.

2 comentários:

Marcelo Rezende Queiroz disse...

Prezado Rosimar, em 2001, precisamente em outubro na capital paulista, presenciei a premiação do Vale Ouro da Silvânia, touro bem caracterizado, hoje PTA provado, imprime nas usas filhas excelente sistema mamário, racialmente e comercialmente um touro Gir Leiteiro completo!
Na minha opinião, não existe condições de assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Nós produtores de LEITE temos que estar FOCADOS. O mercado quer animais leiteiros, mas sem perder a caracterização da raça. Exemplos disto, a matriz Madeira vendida por nós para o Bi (Fazenda Café Velho), com mais de 5600 kg de leite e bem caracterizada, a Dalila vai fechar com mais de 11500 kg de leite real em sua segunda cria em bem caracterizada racialmente.
Finalizando, já existem outras raças zebuinas para corte, temos que produzir um leite barato a pasto com o Gir Leiteiro sem perder sua caracterização racial.

Feliz Natal a todos criadores Zebuinos e um próspero ano novo!!!

Atenciosamente,

Marcelo Rezende Queiroz
Sítio Vale Azul Gov. Valadares MG

Ivan Luz Ledic disse...

Interessante abordagem.
Em meu livro coloco que embora não seja o exercício da genética, o julgamento pode ter (E DEVE TER) efeito sobre o melhoramento da raça, pois salientam o fenótipo ideal mais próximo para o objetivo de seleção (leite o carne). O biótipo dos animais premiados passa a se tornar referencial do animal que seria mais útil para a raça.
Apesar da ênfase na seleção para gado ser dada para características de produção, essa pode diminuir o mérito de outras características. Para isso é essencial também avaliar problemas de aprumos, simetria, equilíbrio e proporções quanto à morfologia e tipo para maximizar a vida produtiva por. Daí a seleção só praticada para produção pode diminuir o mérito de outras características tão importantes qto ela. Eu tb gostaria de saber onde estão esses animais, principalmente os de aptidão carne ou padrão, como tb os leiteiros premiados em pista (não somente os do TP)