18 de dez. de 2009

Informações sobre produção de leite a pasto

.
Prezado Drº Ivan, (Ivan Luz Ledic - ex-pesquisador da Embrapa e Epamig)

Gostaria de mais informações sobre o sistema de produção de leite da Epamig, e sobre se suas afirmações quanto ao sistema estarem no verbo futuro trata-se de um projeto em andamento ou uma maneira de se expressar do mestre.

A Epamig referida é localizada aonde? E sabe se podemos visitar? A comercialização é feita somente em leilões como toda empresa pública? Tem histórico de preços? Ainda sobre o assunto poderia informar-me sobre quais fazendas criam gir e produzem leite de fato e se principalmente que não sejam vendedoras de "diamantes comedores de capim", digo, que comercializem de modo ao pequeno e médio produtor terem acesso a genética?

Desculpe a extensão do texto, mas preciso concluir um estudo sobre se devo ou não criar gir, estou trabalhando para um sistema rotacionado, irrigado, de alta produtividade, já funciona aqui na minha região com algumas unidades demonstrativas usando o girolando, mas queria um diferencial e trabalhar com uma raça PO que produzisse ao menos 10/l dia/vaca e acima disso ficaria ao meu critério como produtor, no caso o diferencial estaria na venda excedente de bezerras com valor genético bom, obviamente que sem pensar nos exageros que vemos, algo em torno de 100% sobre o valor de uma bezerra comercial girolando, pois já trabalho com IA e tenho conseguido resultados satisfatórios com o sêmen sexado em girolandas.

Desde já agradeço,

E sinto-me honrado em poder compartilhar com sua pessoa de assuntos pertinentes a pecuária nacional.

Antônio Adolfo Carneiro Alvarenga
Planaltina – DF
14 de dezembro de 2009



Resposta:
Prezado Antônio,

A descrição estava no futuro porque peguei a descrição que tinha em meu computador de um projeto de 2004 (quando tínhamos apenas pastagem rotacionada de capim elefante).

Estou aposentado desde início de 2008 e atualmente o coordenador do rebanho é o pesquisador Leonardo, especialista em pastagem e professor também na Fazu. O fone de contato é 34 3317-7600. As visitas na Fazenda são abertas a quem quiser ir e o ideal é falar com o técnico agrícola Flávio ou Francisco. A Fazenda fica na área urbana da cidade de Uberaba.

Alguns poucos animais são vendidos ao longo do ano, sem necessidade de publicação em editais e para obter informações é só ligar lá.

Tem muitos criadores de Gir que produzem leite de capim, com preços comerciais e cito alguns, dos quais você pode também pedir informações na ABCGIL com o André (34 3331-8400). Atualmente são mais de 200 sócios e você pode pedir a Revista para eles onde constam todos associados.

Mas você pode obter mais informações com esses criadores abaixo:
Renato Guimarães (Fazenda Indaiá) em Pirái no RJ (editor@revan.com.br ou www.girpirai.com.br)

Luciano Luzes, Fazenda Badajós em Uberaba (www.badajos.hpg.com.br)

Adelmo Carneiro Leão, Sítio Paraíso) em Conquista, perto de Uberaba (pedrovolc@yahoo.com.br)

Joe Carlo Valle (Fazenda Malunga), Planaltina, Brasília, www.Malunga.com.br que tem produção orgânica de leite comGir

Em Goiás você pode contactar o presidente da Girgoiás e editor do Blog Girbrasil, o Rosimar Silva, no rosimardogir@gmail.com

Tem vários outros, inclusive uma pessoa que tem um trabalho interessante, pois tinha um rebanho mestiço e foi absorvendo para o Gir, sendo que tem os vários graus de sangue até o LA, com histórico muito interessante (Fazenda Gramado) José Luiz Costa. www.fazendagramado.com.br, sanad766@terra.com.br

Tem também o Silvio Queiroz, Presidente da ABCGIL, Fazenda Arapoema, em Uberaba (silviop@solar.com.br ou presidente@girleiteiro.org.br).

Tem também o José Sab Neto, presidente da Assogir que está identificando e selecionado vacas do antigo plantel de seu pai, Fazenda Americana, em Uberaba (josesab@fazendaamerica.com.br).

Você pode obter infarmações, também, com Bráulio Queiroz (irmão do Silvio), na Fazenda Nova Estiva, em Uberaba; o Rodrigo Simões (Lapa Vermelha) em Pedro Leopoldo; O Aníbal Vercesi (Fazenda Bela Vista) em Guapé, MG; o João Cruz (Fazenda Sumaúma) em Miradouro, MG, além do Onofre Ribeiro (Estância Jasdan), em Paraopeba, MG e Arthur Filizolla (Agropastoril dos Poções) em Jequitiba, MG e o Núcleo da Bahia.


Atenciosamente,
Ivan Ledic
Uberaba (MG)
14 de dezembro de 2009

Nenhum comentário: