12 de dez. de 2009

Garimpando ouro na raça gir


.
Prezado Rosimar,


Em visita recente ao blog Girbrasil tive a oportunidade de ver uma citação de uma das grandes doadoras do gir nacional Hematia Abagum da Cal. (foto) Mãe da doadora citada Javalana TE da Palma, da criadora Dalila Galdeano, a qual venderá um belo produto no leilão chave de ouro, do dia 13 de dezembro.

Abagum da Cal foi adquirida recentemente, sendo uma parceria entre a Fazenda Mato Dentro (Rafael Bastos) e a Fazenda Terra Santa (Raimundo Pereira), formando o condomínio “Hematia”. Uma parceria que acredita nessa doadora!!Hematia Abagum da Cal possui lactação oficial de 9.331 quilos de leite, sendo mãe do touro Judas Te Palma (teste de progênie: resultado 2011). Hematia é filha de Abagum da Cal (Maxixe da Cal X Odeia da cal) e Época TE Pati cal( Pati da cal X Ocnacea) que possui 7.064 kilos de leite, um pedigree sem contestações. Que reúne os pilares do gir leiteiro, além de possuir um pedigree totalmente aberto.

Cada dia mais nos deparamos com verdadeiras pedras brutas, que devem ser garimpadas, e trabalhadas. E Hematia é uma delas. Segue foto de hematia, que aos 15 anos de idade está com 7 meses de prenhez, demonstrando toda a longevidade do gir leiteiro. Em breve estaremos disponibilizando produtos dessa doadora ao mercado. Parabéns pelo blog, que é uma das grandes ferramentas para o criador. Gostaria de sugerir algumas matérias sobre as grandes doadoras do gir leiteiro, informações, pedigree, etcs. E quem sabe a Hematia poderia dar o passo inicial. E sempre trabalhando pela raça.

Um abraço do Condominio “Hematia”.
Sucesso.

Rafael Bastos Teixeira - Gir Mato Dentro
Raimundo Pereira - Gir da Terra


Nota do Editor:
Girbrasil continua sendo um canal de comunicação e informação do criador de gir do Brasil. Achei a idéia excelente e vamos continuar divulgando todos os grandes animais do país. Obrigado pela participação. (Rosimar Silva)

3 comentários:

caio disse...

Realmente, Ouro Branco, familia com linhagem aberta e leite "pesado". O meu touro de repasses (Diesel Giroeste) vem desta linhagem (Abagum Maxixe).

Unknown disse...

Prezado Rosimar.

Agradeço as palavras do Criador Raimundo.
Realmente essa familia Hematia é maravilhosa. Tenho tambem Juada, irma da Javalana, tao leiteira,de temperamento extremanente docil, com excelente expressão racial quanto Javalana. E todas essas caracteristicas, elas passam para seus descendentes.
Obrigada, Rosimar, e que Deus te abençõe nesse caminho maravilhoso que é a divulgação dessa Raça Sagrada, o Gir Leiteiro.
abraços
Dalila Galdeano Lopes.
Essência Agropecuaria.
Criar é nossa Essência.

Anônimo disse...

Ja fui proprietário dessa excelente matriz em sociedade com Roberto Dias de Carvalho e ela deixou na minha fazenda uma ótima doadora em cruzamento com o Cadarso, que produziu em primeira lactação mais de 7.000kg. de leite;É a Nicotina da Palma que pode ser vista na página www.grotadas.com

Tomáz de Aquino