24 de fev. de 2010

Leilão Búzios

.
Búzios (RJ) – Fazenda Nova Trindade, Terras de Kubera, Agrocoba e Agropecuária Santa Bárbara, promovem dia 25 de março o leilão Búzios de Gir Leiteiro.

Serão 35 lotes direto do Hotel Atlântico Búzios, um grande resort na cidade de Búzios. Além dos quatro promotores, convidados de quase todo o Brasil. O leilão terá a Assessoria de Luiz Ronaldo de Paula, da Leite e Gir e será transmitido a partir das 20:00 horas pelo Canal Rural.

Expoconquista


>
Vitória da Conquista (BA) – A Abcgil e os criadores baianos estão promovendo a 2ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, entre os dias 20 a 28 de Março de 2010, na cidade do Vitória da Conquista.

Quem tiver a intenção de participar deve fazer a inscrição o mais rápido possível, pois o número máximo de animais para participar do julgamento em pista será de 12 e 3 animais para o concurso leiteiro. A taxa de inscrição será de R$ 120,00.

A exposição será ranqueada e seguirá o regulamento da Abcgil. A data de entrada dos animais será de 16 a 19 de março; o julgamento será dia 25, 26 e 27 de março e a saída dos animais está prevista para o dia 29.

Os criadores de Gir Jaymilton Gusmão e Maria Rodrigues (foto), filha de Lutz Viana, da Fazenda Cinelândia, estão empenhados na mobilização para a Expoconquista.

Durante a Feira serão realizados 7 leilões, dos quais 2 leilões de Gir. Na quinta feira, dia 24, acontecerá o 1° LEILÃO FLOR DE LÓTUS, com transmissão pelo Canal Terraviva, promovido pelas Fazendas Santa Helena, de Jaymilton Gusmão e Cinelândia, de Lutz Viana e Agropecuária Palma, de Joaquim Roriz, de Luziânia (GO).

Na sexta feira, dia 25, acontecerá o 3° Leilão A CONQUISTA DO GIR, promovido por Jaymilton Gusmão e por Lutz Viana, os convidados serão os maiores criadores da Bahia. Esse leilão será apenas de recinto, sem transmissão pela TV.

Um dia com Kinkão na Fazenda Terra Vermelha

.
Foto: Raimundo Pereira
Marta Noronha, Kinkão e Rosimar Silva visitam o local exato onde CA Sansão nasceu, na fazenda Terra Vermelha, no Distrito de Vargem Grande do Sul, próxima de São João da Boa Vista, em São Paulo.








São João da Boa Vista (SP) – Em recente visita de Girbrasil à Fazenda Terra Vermelha, de Joaquim José da Costa Noronha, ou simplesmente Kinkão, como é conhecido no meu girista, foi possível comprovar por que Kinkão é um dos criadores mais queridos do Brasil.

A visita foi domingo, dia 7 de fevereiro de 2010. Domingo é um dia de descanso, mas Kinkão fez questão de percorrer todos os currais, piquetes e instalações da fazenda mostrando o gado, contando histórias e fatos sobre a seleção CA (Campo Alegre), iniciada em 1930 pelo seu avó, João Baptista de Figueiredo Costa, influente e rico médico de São João da Boa Vista, casado com Gabriella de Oliveira Costa, a Beloca, com quem teve 5 filhos, 24 netos e 44 bisnetos, falecido em 1965.

Kinkão é casado com Marta Noronha, sua parceira nos negócios da fazenda, com quem tem dois filhos. O Casal é a terceira geração da marca CA e estão conduzindo muito bem a história da família no Gir Leiteiro.

A Fazenda Terra Vermelha fica nos arredores da bela cidade de São João da Boa Vista. Composta por terras de excelente qualidade, a fazenda se dedica à agricultura e a criação e seleção de gir leiteiro. Kinkão produz mais de 1.200 toneladas de silagem de milho para manter o seu o seu projeto de Gir Leiteiro.

A marca C.A. figura entre as mais respeitadas marcas do Gir Leiteiro nacional. O Rebanho de Kinkão está entre os mais importantes da história e da atualidade da raça no Brasil. Kinkão pertence a uma geração de herdeiros que soube dar continuidade no trabalho herdado e da Fazenda Terra Vermelha saíram verdadeiros ícones do gir de todos os tempos, como C.A. Everest, C.A. Paladino, C.A. Sansão e C.A. Heureca.

CA Everest, primeiro touro provado do teste de progênie da Abcgil/Embrapa, que segundo Luiz Ronaldo de Castro, “é o divisor de águas do Gir Leiteiro”, produziu touros importantes para o melhoramento da raça, como C.A. Sansão e C.A. Paladino. C.A. Sansão, 6 vezes líder do Ranking nacional: quatro vezes líder do ranking Abcgil/Embrapa 2005, 2006, 2007, 2008 e duas vezes Líder do ranking ABCZ/Unesp 2006 e 2009.

A visita
Nesse domingo saí de Campinas (SP), na companhia do Criador Raimundo Pereira, que reside em São Paulo, capital e tem fazenda no município goiano de Manbaí, às 7 horas da manhã e antes das 10 horas já estávamos na Fazenda Terra Vermelha. Encontramos com o Kinkão em São João da Boa Vista, onde ele nos aguardava na companhia do criador de Gir Adriano Vaz de Lima, da fazenda Vazta, jovem que está iniciando na seleção de gir leiteiro e amigo do Kinkão.

Na Fazenda, percorremos todos os piquetes da fazendo onde tinha gado. Kinkão nos mostrou as vacas em lactação, as doadoras, os bezerros, os tourinhos, as novilhas, os animais em preparação para as exposições, para os torneios leiteiros e até as nascentes da fazenda, “quero que vocês vejam o cuidado que temos com os recursos naturais, os rios e as matas ciliares”, justificou.

Expectativa
Kinkão não esconde que o sucesso do seu rebanho, principalmente dos touros pravados oriundos da fazenda, agregou muito valor em seus animais e ampliou significativamente sua clientela, mas ele se orgulha de ter nascido dentro do curral de gir e “sempre trabalhei muito para vender meus animais, satisfazer meus clientes e estou preparado para vender neste momento de grande aceitação da raça e se, por acaso, coisa que não acredito, houver uma baixa do gir, também não terei problema algum de pegar meus animais e sair por aí procurando comprador, coisa que já fiz muito na vida”.

Contudo, o criador paulista está otimista com o mercado brasileiro de gir. Segundo ele, “ainda tem muita gente, criadores e selecionadores que querem iniciar na raça, ampliar plantel e melhorar os seus rebanhos, o mercado continuará aquecido”, espera.

Por outro lado, Kinkão acha que o crescimento pelo interesse na raça deve ser “uma alerta aos criadores para cuidarem melhor do nosso produto”. Esse cuidado, segundo Kinkão, é com as informações de produção divulgadas ao grande público nacional e internacional, “temos que ter o pé no chão e mostrar para o mercado que nossas informações são reais e verdadeiras, não adianta apresentar ao mercado vacas com super lactação, por que isso não se comprova na prática”. Ele cita um exemplo do problema que isso pode gerar, “um criador/investidor compra uma animal filho dessas super vacas com um touro provado e a filha não produz o que a mãe produziu, aí o criador quer saber o quê ocorreu: será que foi o touro usado que não é bom, haja vista que a mãe do animal tem produção astronômica?”.

“São coisas desse tipo – continua Kinkão – que não pode acontecer, nossa responsabilidade cresceu muito, está em nossas mãos consolidar a raça definitivamente como a raça leiteira brasileira”.

Kinkão é só otimismo com o gir. Suas avaliações sinceras, seus projetos, suas expectativas são frutos de muitos anos de experiência na seleção da raça, na luta para dar ao gir leiteiro um lugar digno na pecuária nacional.

A vida de Kinkão está voltada para o gir, sua fazenda é sua fonte de inspiração, seu rebanho é a porta de entrada para o mundo, onde as portas se abrem com a chave da sua credibilidade no Brasil e no exterior. Ao lado de Marta sua esposa e dos seus colaboradores na Fazenda, ele vai desenhando seu papel ano a ano no gir leiteiro. Participa ativamente do teste de progênie da Embrapa/Abcgil todo ano com um tourinho, suas baias estão cheias de animais em observação e preparação para as principais exposições do país, todas suas vacas em lactação estão em controle leiteiro e suas doadoras produzindo embriões rotineiramente.

O escritório da fazenda, onde Kinkão e Marta trabalham, é um verdadeiro celeiro de informações sobre a raça e, principalmente, sobre a história do rebanho Campo Alegre. São troféus, fotos e documentos que contam a história de várias gerações de animais e pessoas “comprometidas com a raça gir”. Passar um dia na Fazenda Terra Vermelha, conviver com Kinkão e Marta, percorrer as baias e piquetes onde estão os animais e visitar o seu escritório, é como embarcar num mundo de histórias do gir leiteiro. E todas histórias bem sucedidas.

Abertura
Outra característica da Fazenda Terra Vermelha é a abertura para experimentar genética de outros rebanhos. Segundo Kinkão, “como selecionador que procura sempre o melhoramento genético do meu gado, tenho que buscar novas oportunidades, testar outras linhagens que o mercado disponibiliza, não vivo a ilusão de que sou onipotente e não preciso das experiências bem sucedidas dos companheiros criadores de gir leiteiro”. Com essa visão moderna do melhoramento genético, foi possível comprovar na prática que o criador não discrimina nenhum tipo de sangue novo em sua fazenda, “principalmente se for de touro provado”.

Identidade
Devido ao grande sucesso do touro C.A. Sansão, que liderou os rankings nacionais (Abcgil/Embrapa e ABCZ/Unesp) por seis anos, é impossível não associar o nome de Kinkão ao touro. Falar em Kinkão, na mara CA é falar de Sansão. Por isso, ele fez questão de mostrar ao Girbrasil o local exato onde o principal touro gir leiteiro do Brasil nasceu. Como todo criador, a expectativa era de que nascesse naquele dia uma fêmea, “mas nasceu um bezerro”, conta.

CA Sansão foi criado na fazenda Terra Vermelha até os 17 meses “e depois que saiu daqui para coletar sêmen nunca mais voltou, desde então ele vive nas centrais de inseminação artificial produzindo sêmen”, comemora.

Abaixo uma galeria de fotos de um pouco da visita de girbrasil à Terra Vermelha:

Kinkão, pilotando uma das suas camionetas,
fez questão de mostrar toda a sua fazenda: pastos, nascentes e lavouras.


Toda a vida de Kinkão é dedicada à seleção de Gir Leiteiro,
por isso seu carinho com os animais da sua fazenda.


No escritório da Fazenda, um espaço para a história do gir, do Rebanho CA
e das conquistas de Kinkão ao longo da sua vida de criador de gir leiteiro.
Destaque para CA Sansão.


Ao lado da esposa Marta, Kinkão desfruta do prestígio que seu trabalho
lhe proporciona em todo o Brasil. Aqui, Kinkão e Marta
estão num dos currais da Fazenda, cujos pilares do
barracão são todos de Granito.


CA Escopeta, uma das matrizes que está sendo
preparada para o torneio leiteiro da Expozebu 2010.


Kinkão fez questão de mostrar as condições das suas nascentes,
pois sua principal preocupação é preservar e recuperar rios,
nascentes e matas ciliares da fazenda.



Aqui Kinkão mostra com orgulho a sua lavoura de milho
destinada à produção de silagem. Ao todo ele produz 1.200 toneladas de
silo por ano para o seu rebanho de gir leiteiro.


Durante a visita, uma pequena parada para tampar um esgoto dos currais.
Kinkão contou com a ajuda de Raimundo Pereira e Adriano Vaz .


Raimundo Pereira, criador em Goiás,
fez questão de "beber da fonte de Kinkão".



Uma posse para a eternidade:
Raimundo Pereira, Kinkão e Adriano Vaz de Lima.



Por fim, o casal "Campo Alegre" numa foto na varanda da
Fazenda Terra Vermelha, com o poster de CA Sansão.

Morre Olavo Cardoso, criador do touro Abaeté


.
Londrina (PR) – Olavo Cardoso Machado (foto) morreu ontem, dia 23 de fevereiro de 2010, aos 82 anos, na cidade de Londrina. Olavo Cardoso, da marca OCM, era criador de gir há 60 anos, casado com Dona Maria do Carmo e pai do criador José Olavo Cardoso, da fazenda Pinheiro, em Santo Inácio, no Estado do Paraná.

Olavo Cardoso foi um dos pioneiros ocupação agropecuária do Paraná. Ele e sua família deixaram o sul de Minas e foi para Santo Inácio há mais de meio século atrás tangendo o gado, uma saga dos grandes pioneiros. No Paraná Olavo Cardoso foi referência na raça gir produzindo um rebanho muito respeitado em todo o Brasil.

O grande destaque da marca OCM foi o touro Abaeté, branco da cara preta, que até hoje ainda é usado por diversos criadores em todo o Brasil. Olavo Cardoso estava doente há mais de 10 anos e contou com a força, o carinho e a dedicação de Dona Maria do Carmo que não deixou o marido e a fazenda de lado, com a ajuda do filho José Olavo Cardoso, que antes da morte do pai já havia programado um grande leilão, o primeiro leilão da marca OCM, para o mês de abril de 2010.

História
Segundo Onofre Ribeiro, grande amigo da família, “foi na fazenda Pinheiro de Olavo Cardoso, há muitos anos, que eu e meu pai, João Feliciano, em nossas andanças pelo Brasil, vimos a maior quantidade de latões de leite tirado somente de vacas gir, naquela época, há 30 anos, eram mais de 500 litros de leite, uma coisa espetacular”.

José Olavo Cardoso, diz que fará o leilão OCM, “com o que temos de melhor no rebanho gir como uma grande homenagem a um dos homens mais apaixonados pela raça no Brasil”. Segundo o filho, “meu pai sempre se preocupou com o melhoramento da raça para leite, por isso ordenhava todas as suas vacas para aferir no balde quais deveriam permanecer no rebanho”, finaliza.










José Olavo Cardoso (filho de Olavo Cardoso), dona Maria do Carmo e Rosimar Silva durante o Simpósio da Jasdan, em Paraobepa (MG), em junho de 2006.






Sucessão na Abcgil


.
Uberaba (MG)
– O blog Gir PO está com uma enquête sobre a sucessão na ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, indagando sobre quem o internauta acha que deveria ser o próximo presidente da entidade. Sílvio Queiroz, atual presidente, lidera a pesquisa com 36% dos votos. Em segundo lugar aparece Kinkão com 24%, João Machado Prata Júnior vem logo em seguida com 15%, empatado com Gabriel Andrade. Carlão da Publique aparece com 6% e em último lugar Eduardo Falcão com 3%.

22 de fev. de 2010

Fernando Leite promove mega leilão de produção


.
Padre Bernardo (GO) – A família leite composta por Fernando, (foto) Fátima e Tiago Leite da Fazenda São Pedro da Barra, no município goiano de Padre Bernardo, nem esperou o fim do carnaval e já preparam 3 grandes leilões para o primeiro semestre de 2010.

O primeiro será no próximo dia 9 de março, numa terça-feira, às 20:00h, pelo canal Terraviva. Será o 2º Leilão Mega Gir Leiteiro, com 60 fêmeas, sendo 50 bezerras gir LA e 20 novilhas gir LA prenhas. Em abril será a vez do leilão Star, com animais top de linha da seleção da São Pedro da Barra.

Rafael Veloso, da GLeite será o assessor técnico e a leiloeira será a Nova Era leilões. Girbrasil esteve neste domingo na Fazenda de Fernando Leite e viu de perto dos animais que irão a leilão dia 9. Veja fotos abaixo.







Serão leiloadas 50 bezerras LA filhas de touros provados. Segundo Fernando Leite, "todas criadas em regime de pasto, prontas para enfrentar qualquer região de pastagem do Brasil, gado produtivo, adaptado e rústico".





Segundo Rafael Veloso, da GLeite, "o Fernando Leite autorizou escolher 20 novilhas prenhas prontas para produção".

20 de fev. de 2010

Debate espontâneo


.

Saudações giristas caro Rosimar,

Como sempre sou obrigado elogiar novamente o mais democrático dos espaços reservados ao fomento da raça Gir. O que eu admiro em Girbrasil é o fato de você não querer impor suas convicções pessoais.

O debate flui de forma espontânea. E o bom disso é que nós, freqüentadores da página, podemos ter um juízo de valor depois de uma miríade de opiniões.

Segue o comprovante do depósito, já efetuado a algum tempo, porém por absoluta falta de tempo segue somente agora. Favor encaminhar a revista e postais para mim a minha querida Pirapora, no meu querido Estado de Minas Gerais.

Atenciosamente,



José Patrício da Silveira Neto

Fazenda Santa Isabel

Pirapora (MG)

Pólo Genético lança site



Goiânia (GO)
– O touro Dalua do Roza (foto) foi o animal da raça gir escolhido pelo Pólo Genético para representar a raça na animação com animais de várias raças zebuínas no site do CIGB – Centro de Inteligência de Genética Bovina, mantido pelo Pólo de Excelência de Genética de Bovinocultura, cuja gerente executiva é a Dra. Beatriz Cordenonsi Lopes. O Pólo é mantido por várias instituições publicas e privadas, universidades e a ABCZ.

Dalua do Roza, filho de Caruso HL com Diana da São José, pertence ao criador Rosimar Silva, da Fazenda Santa Clara, no município Bela Vista de Goiás, cidade reconhecida nacionalmente como a capital Goiana da Raça Gir. Dalua do Roza, que tem Igenity 7, integra a 4ª Bateria de Touros do Programa de Melhoramento Genético para Leite da Raça Gir em Goiás, desenvolvido pela Embrapa Gado Leite, em parceria com a Girgoiás e Assogir.

Saiba mais sobre Dalua do Roza


Reprodiução de um detalhe da página inicial do site do CIGB.

Exposições ranqueadas de Gir Leiteiro



Uberaba (MG)
– A Associação Brasileira dos Criadores de Gir – Abcgil, divulga o calendário de Exposições ranqueadas de 2010.

O calendário terá início neste mês de fevereiro com a 2a Exposição Interestadual Fluminense do Gir Leiteiro.

Assim como em 2009, o encerramento do ranking nacional 2009/2010 acontecerá após a Megaleite, em julho.

Girbrasil estará presente em praticamente todas as exposições fazendo a cobertura dos julgamentos, torneio leiteiro e leilões em tempo real.


Exposições Homologadas e Ranqueadas pela Abcgil:

• 2º EXPOSIÇÃO INTERESTADUAL FLUMINENSE DO GIR LEITEIRO - Ranqueada
Concurso Leiteiro: 02, 03 e 05/03/2010
Julgamento: 05 e 06/03/2010
Cidade: Itaipava/RJ

• 2ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE AVARÉ - Ranqueada
Concurso Leiteiro: 09, 10, 11 e 12/03/2010
Julgamento: 11, 12 e 13/03/2010
Cidade: Avaré/SP

• 2ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - Ranqueada
Concurso Leiteiro: 22, 23, 24 e 25/03/2010
Julgamento: 26 e 27/03/2010
Cidade: Vitória da Conquista/BA

• 8ª EXPOSIÇÃO ESPECIALIZADA DO GIR LEITEIRO DE PASSOS - Ranqueada
Concurso Leiteiro: 23, 24, 25 e 26/03/2010
Julgamento: 24, 25 e 26/03/2010
Cidade: Passos/MG

• 1ª EXPOSIÇÃO PARANAENSE DO GIR LEITEIRO
Concurso Leiteiro: 06, 07, 08 e 09/04/2010
Julgamento: 09 e 10/04/2010
Cidade: Londrina/PR

• 1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE BARRETOS
De 19 à 25 de abril.
Cidade: Barretos/SP

• 76ª EXPOZEBU - Ranqueada
Concurso Leiteiro: 03, 04, 05 e 06/05/2010
Julgamento: 05, 06, 07, 08 e 09/05/2010
Cidade: Uberaba/MG

• 2ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DA RAÇA GIR LEITEIRO DE PATOS DE MINAS – 52ª FENAMILHO - Ranqueada
(Maio/2010)

• 4ª EXPOSIÇÃO ESPECIALIZADA DO GIR LEITEIRO DE FRANCA - Ranqueada
Concurso Leiteiro:18, 19, 20 e 21/05/2010
Julgamento: 21, 22 e 23/05/2010
Cidade: Franca/SP

• 2ª EXPOSIÇÃO ESTADUAL DE GIR LEITEIRO DE GOIÁS – EXPOGOIÁS – Ranqueada
(2ª quinzena de maio/2010)
Cidade: Goiânia/GO

• 2ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DA RAÇA GIR LEITEIRO DE MORRINHOS - Ranqueada
(Junho/2010)

• 2° EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE SANTA HELENA-GO - Ranqueada
(Junho/2010)

• 12 ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO UBERABA/MG - MEGA LEITE 2010 - Ranqueada
(Junho/Julho/2010)
Encerramento do Ranking: 2009/2010

• 1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO GIR LEITEIRO DE MORADA NOVA DE MINAS
Concurso Leiteiro:23, 24, 25 e 26/07/2010
Julgamento: 25/07/2010
Cidade: Morada Nova de Minas/MG

Fonte: Publique

Leilão Villefort


.
Prezado Companheiro,


Será nesta segunda-feira, dia 22, o Leilão Qualidade Gir Villefort, com transmissão pelo Canal Rural, a partir das 21 horas. Se você estiver em Belo Horizonte, terei o prazer de recebê-lo na Choperia Pingüim. Neste caso, solicito confirmar presença com Ana Lúcia, no telefone 043 8802.1395.

O leilão terá somente fêmeas com genética de ponta para a produção leiteira e embriões de importantes doadoras, escolhidos pelo Dr. Luiz Ronaldo de Oliveira Paula, referência no Gir Leiteiro brasileiro. No Catálogo tradicional e no Primeiro Catálogo de Bolso do Gir Leiteiro que confeccionamos, ou através do site www.programaleiloes.com, você pode conferir as famílias de cada animal ofertado e os comentários do Dr. Luiz Ronaldo.

Conto com a sua presença ou por meio do Canal Rural.

Com meu abraço,





Virgílio Villefort

Belo Horizonte - MG

19 de fev. de 2010

"Pés no chão"

.
Caros Rosimar e José Mário Abdo,

Considerando-me ainda um iniciante, pois estou criando gir há pouco mais de tres anos, mas já tomando ações que seguramente me garantirão em um futuro bem próximo figurar entre bons criadores de gir (aquisição de prenhezes e animais de ponta, início de controle leiteiro oficial, total escrituração zootécnica e manejo sanitário adequado), permito-me comentar a excelente entrevista publicada no GirBrasil.

Qualquer atividade econômica deve ser pautada pelo otimismo, porém um otimismo "com os pés no chão". Nós criadores, às vezes somos tomados por uma tendência que nos distancia da razão e nos faz agir por emoção. Talvez uma parte do bom desempenho comercial do gir leiteiro no ano passado possa ter sido conduzida por atitudes não muito racionais, contudo, esta "irracionalidade", que eu prefiro chamar de "risco" é parte importante de qualquer crescimento.

Analisando os números do ano passado, assusta-se com a quantidade de leilões de gado gir e a quantidade de doses de sêmen comercializadas em relação às outras raças. Existe algo de "forjado" nisto? Não acredito!Existe sim um "boom" da raça. E existem muitos interessados em que este "boom" se neutralize!
Nós criadores, não devemos permitir que o excelente ambiente no qual vive o gir nos dias de hoje seja prejudicado.

Há mais de 30 anos atrás, no final da década de 60 assisti ao meu saudoso avô mandar para o matadouro um touro gir, o Laranjo, que já servia há algum tempo em sua fazenda produzindo um gado rústico, pesado e produtivo, trocando-o por um holandês que, apesar de produzir animais mais leiteiros, diminuiu em muito a rusticidade do rebanho e aumentou os custos da produção.
Naquela época, um meu tio avô que criava gir na região de Pitangui - MG, mais precisamente na cidade de Leandro Ferreira, era tido como um retrógrado por toda a família porque insistia na criação de um gado que somente tinha um "tipo bonito", mas que era um gado ultrapassado.

Hoje, colhendo os frutos do trabalho de selecionadores de genética, alguns há mais de meio século, o gir reencontra a sua vocação no Brasil: Produzir animais para a produção de leite nos trópicos e também manter a aptidão para a produção de carne - isto mesmo - ao pequeno produtor interessa ter animais leiteiros que possuam uma carcaça produtiva quando do momento do descarte.

Não é raro encontrar-se o absurdo de ver-se touros nelore servindo vacas leiteiras, buscando a produção de bezerros com precocidade para o crescimento, enquanto as mães sustentam a atividade leiteira. Ocorre que o criador não consegue repor o rebanho leiteiro e gasta somas elevadas para a aquisição de outras vacas. Temos que trabalhar para disseminar novamente a introdução de touros gir nos rebanhos leiteiros e julgo que esta é a saída para o baixo preço praticado ainda nas vendas de tourinhos gir.

Fala-se muito em produções leiteiras fantasiosas, obtidas às custas de um manejo extremamente caro e com técnicas discutíveis. Contudo, estas produções elevadas não existiriam se a genética não estivesse aprimorada. Aos que criticam as produções elevadas, sugiro tentar produzir leite com um animal sem aptidão leiteira: gasta-se fortunas com concentrados e substâncias lactogênicas e não se consegue "tirar água de pedra".

Acredito na genética que produz acima de 10.000 kg de leite, realmente com custos mais elevados, para produzir animais que forneçam 5000 kg em condições de manejo barato, ou seja, em regime de pasto.

Tenho certeza de que o trabalho até hoje feito no Gir não está ameaçado, como têm apregoado muitos. Vamos ter um 2010 muito favorável ao Gir. É só esperar a poeira assentar.

Modestamente, permito-me parabenizar ao José Mário pelo conteúdo da entrevista e ao Rosimar pelo trabalho em prol da raça. Vamos em frente... Precisamos de otimistas com os "pés no chão"!


Luiz Carlos Rocha Macedo
Gir Santa Cruz
Santa Bárbara do Monte Verde - MG

18 de fev. de 2010

Daniel Silvano investe em parcerias



.
Pedro da Transol, empresário na área de material elétrico em Goiânia e Daniel Silvano, criador de Gir em Bela Vista de Goiás. Pedro e Daniel firmaram uma parceria para alavancar a seleção de gir leiteiro na Capital Goiana do Gir.







Goiânia (GO) – Daniel Silvano, da Fazenda Santo Antônio, em Bela Vista de Goiás, também faz uma avaliação positiva do mercado do gir para 2010. Sua análise recaí sobre a seleção de gir no Estado de Goiás.

Daniel é um jovem criador e produtor de leite na cidade de Bela Vista de Goiás. Experiente criador há vários anos investe em uma seleção voltada para leite, “porém preservando as principais características da raça, como caracterização e porte da raça”, ressalta.

É de Daniel os títulos de Grande Campeã da Expogoiás e Expogoiânia 2009, está ultima exposição foi homologada pela Abcgil.

Segundo Daniel, “a seleção de gir leiteiro em Goiás está crescendo bastante e os criadores estão consciente da importância de buscar o melhoramento com base na produção econômica da raça, que é o leite”.

Para o criador, “com o apoio da Girgoiás, que vem fazendo um bom trabalho em prol do gir no estado, em 2010 teremos nossa primeira exposição ranqueada, um fato importante para alavancar a Expogoiás, em maio”.

Daniel considera que com o ranqueamento, “oportunidade em que nossa exposição terá a participação de criadores de outros Estados, principalmente de Brasília, daremos um estimulo novo para a seleção de gir leiteiro no Estado”.

O criador Belavistense também ensina um dos caminhos para o crescimento na raça: “parcerias”. Segundo ele, “esse é um caminho importante para o desenvolvimento e busca de melhorar e ampliar plantel do selecionador, principalmente dos pequenos e médios criadores”. Daniel diz que “o selecionador têm que estar aberto a novas formas de relacionamento comercial, de abertura genética para permitir a contribuição de outros planteis, por isso – informa – estou em constante busca de novos parceiros e diferentes estágios de parcerias”.

Atualmente Daniel mantém parcerias com os criadores Pedro Otaniel, Rosimar Silva, Fabrício Santos, Caio Sandro, Fábio Inácio, Wagner Lúcio e Valdevi Guimarães. Para explicar essa quantidade de parcerias no gir, Daniel argumenta que “não tenho dificuldades em buscar o que os outros criadores têm de bom e também gosto de oferecer aos companheiros aquilo que cada um precisa, pois ninguém é feliz sozinho, quero crescer junto com os meus companheiros”, ensina.

Por fim, Daniel está confiante que o mercado comprador de gir em Goiás também está em crescimento, “pois em 2009 fizemos um leilão durante a Expogoiás e consideramos que foi um sucesso, para 2010 estamos preparando outro leilão, evidentemente com a participação de convidados, mostrando a união que reúna entre os criadores de Goiás, pois com as ações de promoção da raça que os criadores goianos desenvolvem unidos, fará do nosso rebanho em um curto espaço de tempo um dos melhores do país, pois estamos caminhando a passos largos”, finaliza.

Curso de Julgamento de Zebuínos em Avaré (SP)

.
Avaré (SP) – A 45ª Exposição Agropecuária de Avaré (EMAPA) oferecerá um curso de Julgamento de Zebuínos oficializado pela ABCZ. Esse curso serve para quem quer se tornar jurado oficial, ou simplesmente incrementar seus conhecimentos da morfologia das raças Brahman, Guzerá, Nelore e Gir em aulas práticas e teóricas que serão ministradas por Carlos Henrique Cavallari Machado (foto), Zootecnista, Superintendente Adj. de Melhoramento Genético da ABCZ e Jurado Efetivo da ABCZ, Pedro Antônio Ribeiro Sobrinho, Veterinário e Jurado Efetivo da ABCZ e Roberto Vilhena Vieira, Zootecnista, MSc e Jurado Efetivo da ABCZ.

O valor da inscrição é de R$ 800,00 para profissionais e estudantes têm desconto de 50%. Mais informações pelo telefone (11) 5084-1151.


Cronograma da Expoavaré:

Entrada: 8 e 9 de março de 2010.
Pesagem dos animais: 11 de março de 2010.
Torneio leiteiro: 10 11 e 12 de março de 2010
Julgamento de Gir: 11 12 e 13 de março de 2010.
Saída: 14 de março de 2010.

Mais informações:
Nádia Sab:
cel.: (14) 8141-9018
tel.: 3815-4099
nadiasabgir@hotmail.com

José Augusto Barros:
cel. (14) 9696-8751
tel. (14) 3382-1115
puronelore@ig.com.br


17 de fev. de 2010

Leilão de Gir leiteiro em Passos (MG)



.
Passos (MG) – Em março acontecerá na cidade de Passos (MG) a tradicional exposição de Gir Leiteiro, ranqueada pela Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, com julgamento em pista e torneiro leiteiro, que premiará com um carro zero quilômetro o primeiro lugar.

A exposição começa dia 22 até 28 de março. O julgamento de gir está previsto para os dias 25, 26 e 27. Dia 26 os criadores José Coelho Vitor, Miller de Cresta Melo Silva, Matheus Giannini, José Luiz Soares, Carlos e José Marcio de Simoni, Tão Porto e Adriano Maia, realizaram o 1º Leilão Passos do Gir Leitiero; transmissão pelo Canal Terraviva, às 20 horas.

Mateus Giannini (foto) convida os criadores brasileiros para participarem da exposição, “esperamos os amigos e criadores de todo o Brasil em Passos para mais uma grande festa do gir leiteiro nacional”, finaliza.

[capa+escolhida.jpg]



Inventário do Gir nacional


.
Uberaba (MG) -
Segundo levantamento efetuado por Ivan Luz Ledic, Médico Veterinário e diretor da Assogir, "na atualidade existe cerca de 510 criadores de Gir filiados à ABCZ, com rebanhos espalhados em todo território nacional. Desses cerca de 350 são sócios da ABCGIL e outros 160 da ASSOGIR".

Na ABCZ, em 2008, foram elaborados 18.143 registros genealógicos de nascimento (RGN) de Gir.

Considerando que esses 18.143 RGN representam 65% de natalidade de fêmeas em reprodução, então o rebanho de vacas Gir seria de 27.916, as quais representam 35% na composição total do rebanho.

ASSIM, O EFETIVO ESTIMADO DE GIR REGISTRADO SERIA DE 79.750 ANIMAIS, o que representa 3,74% do total de cabeças das raças Zebuínas registradas na ABCZ (2.130.794 animais) e somente 0,07% do total de 112 milhões do rebanho leiteiro brasileiro.

Apesar de representar uma parcela tão pequena da população, avalia Ledic, “o impressionante é o fato de o Gir Leiteiro ter vendido, conforme último relatório da ASBIA, 805.152 doses de sêmen, correspondendo a 58% de todas as doses das raças leiteiras nacionais comercializadas”, finaliza.

14 de fev. de 2010

José Mário Abdo: perspectivas para 2010

.


Rosimar Silva entrevista José Mário Abdo, da Fazenda Coqueiro, em Alexânia (GO), sobre as perspectivas do Gir Leiteiro para 2010.












.
Alexânia (GO) – Todo ano é do mesmo jeito. Muita cautela. O mercado esperando os primeiros movimentos para ver como é que o negócio vai reagir. No mercado do gir não é diferente. Tivemos um ano de 2009 bastante aquecido, boas médias em leilões, muita movimentação em exposições apostando num cenário de crescimento constante da raça.

Mas aí começa o ano e a turma pergunta: “vai continuar com o mesmo pique do ano passado?”. Para avaliar esse cenário, Girbrasil entrevistou o criador José Mário Abdo, da fazenda Coqueiro, em Alexânia (GO), onde cria Gir Leiteiro de Chifre e Mocho. Só para ilustrar, Zé Mário, como é chamado carinhosamente no meio girista, encerrou o ano comprando no leilão Gir das Américas, no Rio de Janeiro, três prenhezes sexadas de fêmeas, sendo uma de Planta Te da Cal (10.281 kg – ajustada) com Radar dos Poções, outra de Imperatriz F. Mutum (10.480 kg) com Vaidoso da Silvânia e a última de Profana de Brasília (17.182 kg) com Vaidoso da Silvânia. Pelas três prenhezes pagou R$ 210.000,00.

Em 2009, José Mário Abdo foi o melhor expositor e criador de Gir Mocho da Exposição de Brasília. Também na megaleite 2009 Zé Mário não fez feio, no julgamento Gir Leiteiro Mocho levou o título como Grande Campeã com a fêmea Ucrânia JMMA, também fez a Reservada Grande Campeã com a Escalada F. Mutum e o Grande Campeão com Taro FIV JMMA. Ucrânia também foi a campeã vaca jovem do torneio leiteiro Gir Mocho da Megaleite. Ainda na Megaleite, José Mário fez o melhor Úbere vaca jovem com Utopia Fiv JMMA, com média diária durante o torneio de 30,94 quilos de leite.


Mas o grande destaque da performance de Zé Mário nas pistas do gir leiteiro foi a conquista do Grande Campeonato fêmea da Expozebu em 2008 com Taça Fiv JMMA (foto). Taça já foi Campeã Fêmea Jovem do Torneio Leiteiro Expozebu 2008, na casa dos 30 kg de produção, Melhor Úbere do Torneio Leiteiro Expozebu 2008, Melhor Úbere Expozebu 2008. Tudo isso aos 29 meses de idade. Taça descende de Radar dos Poções na Moda TE Mutum, reservada Grande Campeã Nacional em 2004.

Avaliação
Com toda essa bagagem, o criador goiano tem uma avaliação positiva do cenário nacional e internacional do gir para 2010. Segundo ele, “as perspectivas para 2010 são boas, espero uma continuidade do desempenho dos dois últimos anos, acho que vamos manter o mercado do gir aquecido em 2010”. Zé faz sua avaliação com os olhos voltados para 2009, “pois não podemos falar sem uma reflexão do que foi o ano que passou, um ano de grandes leilões, valorização das médias, vendas de grandes matrizes e até de reprodutores provados, por isso acho que vamos manter uma valorização da raça em níveis sustentáveis, capaz de manter aquecido o mercado”.

Zé Mário acha que em 2010 as ofertas serão melhores ainda, “mais qualidade, devido à pressão de seleção, natural graças à grande oferta de bom material genético disponível no mercado”.

Bastante didático Zé Mário enumera algumas rações para sustentar o seu otimismo, “primeiro, a entrada de novos criadores na seleção de gir, criadores de outras raças, como Brhama, Guzerá e Nelore, porque estão vendo que o mercado de gir está atrativo; segundo, porque melhoramos o nosso processo de comercialização por meio dos leilões transmitidos pela televisão, facilitando o acesso de todo mundo ao mesmo tempo; terceiro, a pressão de seleção com forte rigor em genética de alta qualidade, com animais top de linha, tendo como base os touros provados e com o apoio de modernas técnicas de reprodução que facilitam e aceleram a multiplicação dessa genética, como é o caso da Fiv (Fertilização In vitro); quarto, o processo de controle da qualidade dos produtos e da informação por parte dos órgãos reguladores da raça, como Abcz e Abcgil, com as auditorias externas do controle leiteiro oficial e quinto, a expansão do mercado interno e externo do mercado do leite”.

Auditorias
Zé Mário faz questão de ressaltar a importância do rigor no Controle Leiteiro Oficial da Abcz com as auditórias. “Eu fui auditado no ano passado e este ano. Não achei nem um exagero. Entendo que isso será um elemento de alavancagem do crescimento da raça, pois vai agregar valor e recuperar a credibilidade das nossas informações de produção”.

Para ele, “no meu caso estou satisfeito e tenho a confirmação da auditoria privada de que estou integralmente regular, mostrando que minha seleção de gir leiteiro está no caminho certo, deixando-me tranqüilo para seguir o meu trabalho e orgulhoso pelos resultados obtidos até agora”.

Investimentos
José Mário Abdo está tão tranqüilo de que o mercado do gir seguirá seu curso sem grandes surpresas que não pensou duas vezes para fazer grandes investimentos em melhorias e infra-estrutura da sua fazenda, “construímos novos galpões para preparação de animais para exposições e torneios leiteiros, implantamos um moderno sistema de ordenha mecânica para as raças gir e girolando, deixando a fazendo bem equipada e pronta para enfrentar os desafios de crescimento do gir leiteiro, produzindo e ofertando produtos de alta qualidade para o Brasil e para o exterior”, finaliza.

Destaque na mídia
O criador goiano será destaque da próxima edição da revista Gir Leiteiro, que já esteve na sua fazendo produzindo uma ampla reportagem para mostrar o rebanho e a fazenda coqueiro.



13 de fev. de 2010

Marcelo Solé: "mercado otimista"


.
Araxá (MG) – A grande expectativa de criadores e selecionadores de gir do Brasil é qual será o comportamento do mercado da raça este ano. Marcelo Solé (foto), assessor pecuária, radicado na cidade de Araxá, em Minas Gerais, é um especialista de mercado de gir, grande conhecedor do mercado, principalmente do gir leiteiro, está otimista.

Em entrevista ao blog Girbrasil, Marcelo Solé disse que está "entusiasmado com as possibilidades do mercado de gir para o ano de 2010”. A justificativa para tanto entusiasmo “é o fato da alta qualidade que será ofertada pelos criadores brasileiros ao mercado nacional, tornando os remates, principalmente, em eventos de desfile do que se tem de melhor no Brasil”.

Por outro lado, Marcelo também recomenda cautela ao mercado. Para ele, “os criadores deverão saber regular a oferta de produtos, pois todo cuidado no excesso de leilões, por exemplo, pode ser um complicador, mas fora isso, acho que vamos continuar em patamares iguais e até melhores daqueles de 2008 e 2009”.

Marcelo promove na TV, uma vez por mês, um grande leilão com animais e produtos da raça gir e diz que o “desafio do meu trabalho e oferecer qualidade aos criadores e novos investidores”.

Leilão do Célio de Unaí
Dia 18 de fevereiro Marcelo Solé estará em Campo Grande para a transmissão do 1º Leilão Virtual Gir Leiteiro, promovido por Célio Teodoro da Silva, de Unaí (MG), da Fazenda Columbia, da marca Gir Kalu. Neste leilão, Célio terá como convidados Agropecuária Valadão, Toninho Kalangal, Aloízio Batista Vieira, Antônio Eustaquio Andrade, Antônio José de Souza, Hélio Oscar Menezes, Márcio José Meneses e Welington Gontijo. O leilão será transmitido pelo Agrocanal, às 8 e meia da noite.







Célio Teodoro, Rosimar Silva e Toninho Kalangal durante a exposição de Unaí de 2007. Célio e Toninho estão juntos novamente na promoção do primeiro leilão da Fazenda Columbia, de propriedade de Célio Teodoro, criador de Gir e Nelore.

Expoconquista, na Bahia

.
Prezado Rosimar,


Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho à frente do blog e pelo apoio incondicional à raça GIR. Reconheço o GIRBRASIL como o maior canal de informações e debates dentro da raça.

Aproveito também para informar a você a todos os seus leitores espalhados pelo mundo inteiro que de 20 a 28 de março, em Vitória da Conquista, no meu glorioso Estado da Bahia, acontecerá a EXPOCONQUISTA 2010, exposição ranqueada pela Abcgil.É a maior feira do agronegócio da Bahia (em 2009 movimentou 50 milhões em negócios) e a mais visitada também (120 mil pessoas em 2009). Esperamos aproximadamente 250 animais da raça Gir este ano.

Durante a Feira serão realizados 7 leilões, dos quais 2 leilões de Gir. Na quinta feira, dia 24, acontecerá o 1° LEILÃO FLOR DE LÓTUS, com transmissão pelo Canal Terraviva, promovido pelas Fazendas Santa Helana e Cinelândia, de propriedade de Lutz Viana e Agropecuária Palma, de Joaquim Roriz, de Luziãnia (GO). Teremos convidados de várias Estados brasileiros.

Na sexta feira, dia 25, acontecerá o 3° Leilão A CONQUISTA DO GIR, promovido por Mim e por Lutz Viana, os convidados serão os maiores criadores da Bahia. Esse leilão será apenas de recinto, sem transmissão pela TV.

Gostaria de convidá-lo para visita nosso município e nossa Exposição. Para nós será uma honra recebê-lo aqui.

Atenciosamente,





Jaymilton Gusmão
Fazenda Santa Helana
Vitória da Conquista - BA

Mato Grosso do Sul terá exposição homologada pela Abcgil


.
Campo Grande (GO) – A 72ª Expogrande – Exposição do Mato Grosso do Sul, sediará a 1ª Exposição de Gir Leiteiro de Campo Grande, de 18 a 28 de março de 2010, homologada pela Abcgil.

O concurso leiteiro será de 21 a 24 de março e o julgamento será realizado pela Tatiane Tetzner, entes os dias 26 e 27. As inscrições já estão abertas e o preço da argola será de
R$ 180,00 até o dia 26 de fevereiro e R$ 200,00 após esse dia. Maiores informações pelo telefone (67) 9906-8098.

Dedicação ao Gir


>
Caro Rosimar,

Venho, por meio desta foto, ilustrar o carinho e a dedicação do amigo irmão Zé Martins com os seus animais. Este é um ritual que todos os dias se repetem em sua propriedade: apreciar, beijar e falar com os seus animais.

Esta é uma verdadeira lição de vida, de como aproveitar a vida aos 76 anos de vida. Zé Martins tem uma verdadeira paixão pelos seus animais da raça gir e pela sua propriedade, a sua Fazenda Santa Rosa no Sul, no município de Itapé, na Bahia.

Os produtos nascidos do Vale Ouro, Marcante, Major que estarão presentes na Expoconquista, em março de 2010.

O valente Zé Martins garantiu que estará na exposição para ver seus animais entrarem em pista, competir e mostrar aos outros criadores o trabalho de seleção que está realizando no Sul da Bahia, tudo com amor, carinho e dedicação, às vésperas de anos.

Por isso, quero aproveitar aqui o Girbrasil para desejar ao Zé Martins muito sucesso e vida longa. Que Deus continue a iluminar os seus passos.

Antônio Profeta de Oliveira Filho
Itabuna - Bahia - Brasil


Girbrasil: leitura diária

>
Olá Rosimar,

É com grande satisfação que leio diariamente o Girbrasil.

Parabéns Rosimar pela sua determinação.

Abraços.


JOÃO ROSSY
Belém - PA

12 de fev. de 2010

Ivan Ledic em Honduras

.

Ivan (à esquerda, de óculos) entre criadores e pesquisadores de Honduras.







Tegucigalpa – Honduras – Quem andou por Honduras foi Ivan Ledic, pesquisador e diretor técnico da Assogir, onde proferiu, no dia 4 de fefereiro de 2010, a palestra "Productividad y Comportamiento del Gyr Lechero" na Exposição de AGAFAN, em Tegucigalpa, Honduras.

Ivan foi a Honduras a convite de Jaime Maradiaga Colindres, proprietário da Finca Santa Fé e da Empresa Agroindustrial Maradiaga, patrocinadora do encontro. A empresa de Jaime possui também uma filial no México.

Segundo Ivan, mais de 150 criadores estiveram nesse encontro e “acreditando que o Gir Leiteiro poderá ser uma grande alternativa para produzir leite em Honduras”. Estiveram presentes também Julio Chavez e Daniel Zuñiga da Guatemala, Manuel Suarez e o criador Lastra Lastra do México, além do brasileiro Milton Lima.

Após o encontro foram efetuadas compra de sêmen do Gir Leiteiro através do Sr. Milton Lima, que reside no México e Estados Unidos.

À convite do Professor Miguel Vélez, Ivan visitou a Escola Agrícola Panamericana Zamorando onde ficou “impressionado com a forma de como é efetuado o ensino superior em agronomia, veterinária e zootecnia, onde os alunos executam diariamente todas as tarefas de campo (aprender fazendo) além de assistirem às aulas teóricas”.

Ivan sugeriu ao Professor Miguel a introdução do Gir Leiteiro dentro do sistema de produção de leite onde são efetuados estudos de diversas raças e seus cruzamentos.

Os hondurenhos confirmaram presença na Expozebu 2010. Segundo Ivan, “é mais um país da América Central que inicia sua criação de Gir Leiteiro”, finaliza.


10 de fev. de 2010

Secretário da Fazenda de Goiás recebe criadores de Gir

.
Rosimar Silva, Jorcelino Braga - Secretário da Fazenda do Governo de Goiás e José Nunes Filho, criador de gir na Bahia, durante audiência em Goiânia.






Goiânia (GO) – Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, esteve em audiência com o secretário da Fazenda do Estado de Goiás, Jorcelino Braga, para discutir a participação do governo de Goiás em algumas ações da Associação Goiana dos Criadores de Gir.

Segundo Rosimar Silva, “nossa audiência teve o objetivo de relatar ao secretário da Fazenda as nossas ações, nossos objetivos e solicitar do secretário a participação mais intensa do governo goiano nos projetos de promoção, divulgação e melhoramento genético do gir goiano”.

Rosimar disse que o governo de Goiás, “por determinação do governador Alcides Rodrigues e do Secretário de Agricultura Leonardo Veloso, já participa de um acordo de cooperação técnica da Girgoiás com a Emater com vistas à assistência técnica e acompanhamento zootécnico das fazendas colaboradoras do teste de progênie”.

Outra solicitação do presidente da Girgoiás ao secretário Jorcelino Braga “foi a participação do Estado no leilão da entidade com vistas a formar um fundo de manutenção e expansão do teste de progênie da Girgoiás”. Segundo Rosimar, para a realização do leilão Virtual da Girgoiás a entidade terá várias despesas e “viemos aqui apresentar essas despesas ao secretário e ver onde o governo pode entrar”.

Jorcelino Braga disse que “estou acompanhando o movimento da Girgoiás na busca de melhorar o rebanho leiteiro do Estado de Goiás e o governo já está colaborando e colaborará ainda mais”. Segundo Braga, “o governador Alcides tem um carinho muito grande pela Girgoiás, pois ele também é um criador de gir e sabe que o trabalho realizado naquela entidade tem projetado o Estado de Goiás, por isso somos parceiros de primeira hora dos criadores de gir do nosso Estado”, garante.

Amanhã, quinta-feira, dia 11 de fevereiro, Rosimar Silva fará uma audiência com Leonardo Veloso, Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás. Nesta audiência, o presidente da Girgoiás levará uma proposta para implantação de uma política de melhoramento genético do rebanho leiteiro dos pequenos e médios produtores de leite do Estado de Goiás envolvendo o teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa.



Kinkão faz doação à Girgoiás

.
Foto: Rosimar Silva
Kinkão, recebe o Certificado de Mérito Genético para Produção de Leite, em maio de 2006, em Uberaba (MG), durante divulgação do resultado do teste de progênie da Abcgil/Embrapa, quando CA Sansão ficou em primeiro lugar. Na época o presidente da Abcgil era Eduardo Falcão.









São João da Boa Vista (SP) – Joaquim José da Costa Noranha, o Kinkão, também se solidarizou com a campanha da Girgoiás e fez uma doação de 10 doses de sêmen sexado de fêmea de CA Sansão e uma dose convencional de CA Everest, dois touros top do gir leiteiro nacional.

O rebanho de Kinkão, tradicional no Brasil, cujo prefixo CA é bastante conhecido, revelou para o Brasil animais de destaque, como CA Evereste, o primeiro touro provado da Fazenda Terra Vermelha.

A Marca CA é uma grife no Gir Leiteiro. Criada por João Baptista de Figueiredo Costa (foto), em 1932, que significa Campo Alegre, essa marca revelou touros renomados, raçadores e fundamentais para a história nacional do Gir, como CA Everest, que liderou o teste de progênie Embrapa/Abcgil e produziu, também, grandes campeões de venda de sêmen, como CA Paladino e CA Sansão, que liderou o Ranking de touros da Embrapa/Abcgil por 4 anos seguidos.

Além dos touros, Kinkão também revelou grandes vacas, com CA Heureca, mãe de Sansão e de mais outros oito touros provados, com lactação oficial de 11.450 kg de leite.

Colaborar
A doação à Girgoiás foi feita no último domingo, dia 7 de fevereiro, quando Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, visitou a fazenda Terra Vermalha e foi recebido por Kindão e Marta, sua esposa.

Segundo Kinkão, “acho que temos que colaborar com toda iniciativa que visa o bem da raça, o trabalho de Goiás está despertando para o Brasil a força da união dos criadores daquele Estado”. Kinkão também “espera que o teste de progênie de Goiás revele animais que possam contribuir com o gir leiteiro nacional, principalmente na ampliação da base genética da raça”, finalizou.



Kinkão, Marta e os filhos com os dois animais que mais destaque proporcionaram à Marca CA: CA Eureca e CA Everest.


Meru (Krishna Gouri Guilliri X Guetta)

.


Meru ENA, touro pai de touros em teste de progênie da Girgoiás/Assogir/Embrapa.
Justificar





Caro Rosimar,


Ficamos bastante felizes em poder colaborar, ainda que modestamente, para que o fortalecimento da raça que amamos seja cada vez mais reconhecido através do teste de progênie destinado a demonstrar a ampla variedade de excelentes linhagens que podemos ofertar aos mercados nacional e internacional.

Por isso, eu e minha mãe, Dulceia, queremos participar desse movimento doando para o leilão da Girgoiás, singelamente, 3 doeses de sêmen sexado de fêmea do touro Meru, touro conhecido de muitos criadores de vários Estados do Brasil.

Esse touro vem do plantel de Edmardo Naves. Ele já passou por alguns criadores amigos deixando filhos, netos e irmãos, dos quais, alguns deles, agora estão participando dos testes de progênie de Goiás em várias baterias. Filho da grande Guetta (3.615 kg de leite) do Edmardo e de Krishna Gouri Guilliri. Aqui na nossa Fazenda, ele tem produzindo excelentes filhas e filhos. Estamos muito satisfeito com os resultados.

Informo que o sêmen de Meru foi coletado, congelado e sexado na ABS Pecplan e trata-se excelente material. Creio que no Brasil tem criadores interessados na linhagem desse grande raçador.

Cumprimentamos os amigos da Girgoiás pelo belo trabalho em prol da raça, pelas brilhantes iniciativas para promover o gir, o Estado de Goiás e o Brasil. Acho que todos, da sua maneira, devem participar.


Um forte abraço e conte com o nosso apoio.



Guilherme R.Figueira
Fazenda Santa Luzia
Goianá - MG










Gheeta, mãe de Meru Ena, aqui ao lado de Edmardo Naves, da Fazenda Cocal, Uberlândia (MG). Edmardo também é um colaborador da Girgoiás, tem touro em teste e dou uma novilha para o leilão.

9 de fev. de 2010

"O que mais me comove é o gesto de companheirismo de cada um"


.
Foto: Rosimar Silva

Zezinho Peres e Rafael Veloso, da GLeite, durante a Feileite 2009, em São Paulo (SP). Zezinho, além de muito competente na arte de fotografar, adora o que faz.









O leilão da Girgoiás com renda total para a entidade, principalmente para custear o teste de progênie, acabou virando um movimento nacional dos criadores e admiradores da raça gir. São doações de várias regiões do país e até o exterior. A maioria espontânea. O que nos sensibiliza muito mais. Tivemos a honra de receber da Champion e do Canal Terraviva a doação integral da transmissão do leilão. Uma doação significativa, pois todos sabem o custo de um leilão transmitido pela televisão.

Na medida do possível Girbrasil está divulgando as doações, ainda tem muitos doadores que não foram divulgados. Mas todas as doações serão divulgadas.

Quero aqui uma doação que mostra o desprendimento e como esse movimento está contagiando às pessoas em todo o Brasil. Trata-se da doação de Zezinho Peres, Zzn fotógrafo, da cidade de São Paulo. Experiente fotógrafo do Agronegócio brasileiro.

Estive com ele no último sábado no dia de campo da Rio Vale Agronegócios, em Porangaba (SP) e ele disse: “Rosimar, quero contribuir com você e com os criadores de Goiás, mas como não sou criador de gado gir, posso te doar a única coisa que possuo: meu trabalho, meu serviço de fotógrafo, mas quero doar, quero ser um dos atores desse movimento tão bonito que fazia tempo que não via. Você aceita minha doação?”.

O quê mais me impressionou nisso foi o gesto, o sentimento embutido na doação. Então, cada uma das pessoas que encontrei em São Paulo também vieram dizer que estão solidárias com a Girgoiás torcendo pelo sucesso do leilão e do teste de progênie.

Quero fazer aqui um agradecimento a todos que já contribuíram e que ainda vão contribuir, mas na pessoa de Zezinho Peres dizer que mais que o valor das doações, o que mais me comove é o gesto de companheirismo de cada um.

Um abraço a todos.

Rosimar Silva
Girgoiás - Girbrasil

Fomento TE Giroeste


.
Foto: arquivo fazenda Estiva

Fomento TE Giroeste, touro de Luciano Ferraz, da Fazenda Estiva, em teste de progênie Abcgil/Embrapa








Prezado Rosimar,


Estou a acompanhar o movimento que você encabeça para o fortalecimento da GIRGOIAS. As doações para o leilão não param, o que demonstra o carinho e a amizade que os giristas do Brasil têm para com os companheiros de Goiás, em especial, com você.

De fato, Girbrasil é o veículo mais acionado diariamente pelos giristas do Brasil e do exterior. Deixo-lhe também minha contribuição. Doarei uma dose de sêmen do Êmulo dos Poções e mais 20 doses do touro FOMENTO TE GIROESTE (foto), meu primeiro touro em teste de progênie.

Ele é o primeiro a reunir no pedigree os líderes Sansão (pai) e Radar (avô materno). Traz no pedigree também, Paquera dos Poções, mãe dos provados Andaka e Major.

Abraço. Parabéns pelo trabalho.

Luciano Ferraz
Fazenda Estiva
Itapecerica (MG)
Selecionador de gado Gir leiteiro e bonito



Atualização do PLACAR DOS DOADORES:

1. Adriano Maia Soares – Agropecuária Bonsucesso – Passos (MG)
2. Alberto Ferreira Motta – Rio Verde (GO)
3. André Pontes - Estância Agro Pontes – Birigui (SP)
4. Andréia Nunes – Trindade (GO)
5. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
6. Artur Correia / Átila Guimarães – Fazenda Bavi – Bela Vista de Goiás
7. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
8. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
9. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
10. Carlão da Publique – Agropecuária Rio Vale – Porangaba (SP)
11. Carlos Caldeira Brant – Eduardo Costa e Lagoa da Serra
12. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)
13. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
14. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
15. Cláudio Ortêncio - Bela Vista de Goiás
16. Condomínio Jorge Cordeiro – Estância São Jorge – Dores do Indaiá (MG)
17. Dalila Galdeano – Agropecuária Essência – Marilia (SP)
18. Daniel Batuíra Alvarince – Fazenda Moriá – Goiânia – GO
19. Denilson Lima de Souza - GIR PANTANAL - Campo Grande (MS)l
20. Edmardo Naves – Uberlândia (MG)
21. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande – Bolívia
22. Eduardo Milagre – Estância Milagre – Uberlândia (MG)
23. Embriotec Reprodução Animal – Anápolis
24. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
25. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
26. Euclides Osvaldo Marques - Estância do Gir - São José do Rio Preto-SP
27. Fernando Leite – Fazenda São Pedro da Barra – Padre Bernardo (GO)
28. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
29. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
30. Guilherme Radesca Figueira - Fazenda Santa Luzia - Goianá (MG)
31. Guy Brasil Cavalcante – Fazenda Santa Luzia - Pircanjuba
32. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
33. Henrique Figueira – Fazenda Figueira – Uberaba (MG)
34. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
35. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
36. João Eduardo Alvim Freitas – Fazenda Império do Bom Jesus da Lapa – Itaberaba (BA
37. Joaquim José da Costa Noronha – Kinkão – Fazenda Terra Velha – São João da Boa Vista (SP)
38. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
39. José Augusto Barros – Avaré (SP)
40. José Donizeth – Itaberaí (GO)
41. José Luiz Junqueira Barros (Bi) – Fazenda Café Velho – Ribeirão Preto (SP)
42. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
43. José Olavo Cardoso -
44. José Patrício da Silveira Neto – Fazenda Santa Isabel – Pirapora (MG)
45. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
46. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
47. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
48. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
49. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
50. Luciano Ferraz – Fazenda Estiva – Itapecerica (MG)
51. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
52. Luiz Alberto e Renato Pires Cardoso – Goiatuba (GO)
53. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
54. Mamedi Mussi – Organização Mamedi Mussi - Barretos (SP)
55. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
56. Maria Tereza Lemos Costa Calil – Fazenda Paraíso – Franca (SP)
57. Matheus Giannini – Miller Cresta e José Coelho Vitor – Passos (MG)
58. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
59. Meio Rural – Agencia de Publicidade de Goiânia – Goiânia (GO)
60. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
61. Nádia Sab – Fazenda Asa Branca - Paranapanema (SP)
62. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
63. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
64. Otacílio Ferreira Matos – Fazenda São Matheus – Uberlândia (MG)
65. Paulo Roberto Andrade Cunha – Fazenda Genipapo – Uberlândia (GO)
66. Paulo Vilela – Fazenda Várzea Alegre – Cuiabá (MT)
67. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
68. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá – GO
69. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
70. Reney Quirino – Fazenda Rayputana – Divinópolis (MG)
71. Ricardo e Eduardo Simões – Fazenda Lapa Vermelha – Pedro Leopoldo (MG)
72. Roberto Ximenes Bolsanello - Sítio Bolsanello - Guarapari- ES
73. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
74. Thiago Assis Guimarães – Fazenda Caçu – Caçu (GO)
75. Tomáz de Aquino – Fazenda Rancho Fundo das Grotadas - Santo Antônio do Monte (MG)
76. Virginia Pastor – Fazenda Cachoeira – Manga (MG)
77. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)
78. Zezinho Peres – Fotógrafo Profissional – SP




"Nem pestanejei"


>
Caro Rosimar,


Admiro muito o trabalho dessa diretoria e especialmente o seu, em prol dessa raça que muito nos enche de prazer e orgulho.

Por isso, nem pestanejei em depositar R$ 25,00 na conta da Girgoiás no dia 04/02/2010 àss 14:29:12 no auto atendimento do Banco do Brasil, para assinar a revista e receber os postais, que podem ser enviados para o meu endereço em Goiânia.

Um grande abraço.

Albano Fernandes Teixeira
Goiânia (GO)

8 de fev. de 2010

Esteban Eguez comemorá aniversário na cidade de Uberaba

Foto: Rosimar Silva
Eduardo Eguez, criador boliviano com uma vaca filha de Êmulo dos Poções, na frente da sede da Cabaña Curichi Grande, na Bolívia.


.
Santa Cruz de La Serra (Bolívia) – Eduardo Eguez, criador de gir na Bolívia, na Cabaña Gurichi Grande, está no Brasil. Desembargou em Belo Horizonte e de lá, na companhia de Onofre Ribeiro, estão indo para a cidade de Uberaba, onde seu filho Esteban de Eguez estuda zootecnia. Hoje (o8/02/2010), a comitiva passou na Estância São Jorge, em Dores do Indaiá (MG), do condomínio Jorge Cordeiro, formado pelos herdeiros de Jorge Cordeiro. Segundo Onofre Ribeiro, Eduardo “ficou encantado com a qualidade do gado do condomínio”.

Dia 10 de fevereiro Eduardo comemorará o aniversário de Esteban, em Uberaba. Eduardo e Ilse Foianini também iniciaram um novo projeto na Bolívia implantando uma Central de Transferência de Embriões, denominada Embriza Bolívia, com o objetivo de prestar serviços em reprodução animal e “disponibilizar a genética de gir leiteiro para toda a Bolívia e para os países vizinhos, inclusive o Brasil”, informa Eduardo.

Recentemente a Embriza iniciou um trabalho de apoio aos produtores de leite da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, província de Nicolás, que em 2006 possuía uma população estimada de 26.872 habitantes. Cobija está à beira do Rio Acre na Fronteira com o Brasil, tendo Brasiléia como vizinha, a uma altitude de 235 metros acima do nível do mar com um clima tropical e chuvoso.

A cidade de Cobija foi fundada em 1906 com o nome de Bahía, mudou seu nome para o atual em 1908 em homenagem ao antigo porto de mar boliviano Cobija (Lamar) no Oceano Pacífico. O auge da cidade boliviano foi na década de 40 graças a implantação da indústria de borracha.

Segundo Ilse, “ O Acre é um Estado Brasileiro muito importante para os projetos de leite e o Rio Acre divide os dois países e são ligado por meio de uma ponte da amizade, inaugurada recentemente pelo presidente Lula".

Ilse e Eduardo levaram embriões de Vacas filhas de Êmulo dos Poções, Jaguar, Jaracandá, além de linhagens de Régia e Restinga, da Fazenda São Bento, para alguns produtores da cidade de Cobija e “os produtores estão muito satisfeito, pois já confirmamos as prenhezes”. Esses embriões foram levados de avião. Para Eduardo, “não existem mais grandes distâncias para o gir na Bolívia, pois com as novas tecnologias e os modernos meios de transporte, como aviões, nossa raça chegará em todos os lugares”, comemora.







José Luiz dos Santos, atualmente morador no México, onde gerencia um rebanho de gir e Esteban Eguez, filho de Eduardo Eguez e IlSe Foianini, que fará aniversário dia 10 de fevereiro, na cidade de Uberaba (MG).