10 de fev. de 2010

Kinkão faz doação à Girgoiás

.
Foto: Rosimar Silva
Kinkão, recebe o Certificado de Mérito Genético para Produção de Leite, em maio de 2006, em Uberaba (MG), durante divulgação do resultado do teste de progênie da Abcgil/Embrapa, quando CA Sansão ficou em primeiro lugar. Na época o presidente da Abcgil era Eduardo Falcão.









São João da Boa Vista (SP) – Joaquim José da Costa Noranha, o Kinkão, também se solidarizou com a campanha da Girgoiás e fez uma doação de 10 doses de sêmen sexado de fêmea de CA Sansão e uma dose convencional de CA Everest, dois touros top do gir leiteiro nacional.

O rebanho de Kinkão, tradicional no Brasil, cujo prefixo CA é bastante conhecido, revelou para o Brasil animais de destaque, como CA Evereste, o primeiro touro provado da Fazenda Terra Vermelha.

A Marca CA é uma grife no Gir Leiteiro. Criada por João Baptista de Figueiredo Costa (foto), em 1932, que significa Campo Alegre, essa marca revelou touros renomados, raçadores e fundamentais para a história nacional do Gir, como CA Everest, que liderou o teste de progênie Embrapa/Abcgil e produziu, também, grandes campeões de venda de sêmen, como CA Paladino e CA Sansão, que liderou o Ranking de touros da Embrapa/Abcgil por 4 anos seguidos.

Além dos touros, Kinkão também revelou grandes vacas, com CA Heureca, mãe de Sansão e de mais outros oito touros provados, com lactação oficial de 11.450 kg de leite.

Colaborar
A doação à Girgoiás foi feita no último domingo, dia 7 de fevereiro, quando Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, visitou a fazenda Terra Vermalha e foi recebido por Kindão e Marta, sua esposa.

Segundo Kinkão, “acho que temos que colaborar com toda iniciativa que visa o bem da raça, o trabalho de Goiás está despertando para o Brasil a força da união dos criadores daquele Estado”. Kinkão também “espera que o teste de progênie de Goiás revele animais que possam contribuir com o gir leiteiro nacional, principalmente na ampliação da base genética da raça”, finalizou.



Kinkão, Marta e os filhos com os dois animais que mais destaque proporcionaram à Marca CA: CA Eureca e CA Everest.


Nenhum comentário: