24 de fev. de 2010

Morre Olavo Cardoso, criador do touro Abaeté


.
Londrina (PR) – Olavo Cardoso Machado (foto) morreu ontem, dia 23 de fevereiro de 2010, aos 82 anos, na cidade de Londrina. Olavo Cardoso, da marca OCM, era criador de gir há 60 anos, casado com Dona Maria do Carmo e pai do criador José Olavo Cardoso, da fazenda Pinheiro, em Santo Inácio, no Estado do Paraná.

Olavo Cardoso foi um dos pioneiros ocupação agropecuária do Paraná. Ele e sua família deixaram o sul de Minas e foi para Santo Inácio há mais de meio século atrás tangendo o gado, uma saga dos grandes pioneiros. No Paraná Olavo Cardoso foi referência na raça gir produzindo um rebanho muito respeitado em todo o Brasil.

O grande destaque da marca OCM foi o touro Abaeté, branco da cara preta, que até hoje ainda é usado por diversos criadores em todo o Brasil. Olavo Cardoso estava doente há mais de 10 anos e contou com a força, o carinho e a dedicação de Dona Maria do Carmo que não deixou o marido e a fazenda de lado, com a ajuda do filho José Olavo Cardoso, que antes da morte do pai já havia programado um grande leilão, o primeiro leilão da marca OCM, para o mês de abril de 2010.

História
Segundo Onofre Ribeiro, grande amigo da família, “foi na fazenda Pinheiro de Olavo Cardoso, há muitos anos, que eu e meu pai, João Feliciano, em nossas andanças pelo Brasil, vimos a maior quantidade de latões de leite tirado somente de vacas gir, naquela época, há 30 anos, eram mais de 500 litros de leite, uma coisa espetacular”.

José Olavo Cardoso, diz que fará o leilão OCM, “com o que temos de melhor no rebanho gir como uma grande homenagem a um dos homens mais apaixonados pela raça no Brasil”. Segundo o filho, “meu pai sempre se preocupou com o melhoramento da raça para leite, por isso ordenhava todas as suas vacas para aferir no balde quais deveriam permanecer no rebanho”, finaliza.










José Olavo Cardoso (filho de Olavo Cardoso), dona Maria do Carmo e Rosimar Silva durante o Simpósio da Jasdan, em Paraobepa (MG), em junho de 2006.






Um comentário:

José Jacinto Júnior disse...

Lamentamos muito a perda do Sr.Olavo Cardoso Machado, homem dígno, honesto e correto no trabalho de seleção da RAÇA GIR. Quero dizer que o Sr. Olavo Cardoso Machado, foi um dos pioneiros desta raça no Brasil, introduziu no programa de fomento da ANPL- Nestlê mais de 900 touros melhoradores desta grande raça.

Sr.Olavo - OCM sempre primou pela honestidade dentro do seu trabalho, ao lado de D.Maria do Carmo sua esposa, desbravou o norte do Paraná.
Que "Deus" receba O sr. Olavo.
Dando continuidade em seu trabalho, será realizado em 22 de abril, um leilão virtual pelo novo canal, o 1º leilão OCM em homenagem a este grande baluarde.

Terei o Privilégio de ser o assessor técnico deste grande e importante Leilão.


José Jacinto Júnior
Zootecnista
Jurado Efetivo das Raças Zebuínas, Girolando e Santa Gertrudis
Professor FEIT/UEMG
Assessoria na área de Melhoramento Genético