24 de fev. de 2010

Um dia com Kinkão na Fazenda Terra Vermelha

.
Foto: Raimundo Pereira
Marta Noronha, Kinkão e Rosimar Silva visitam o local exato onde CA Sansão nasceu, na fazenda Terra Vermelha, no Distrito de Vargem Grande do Sul, próxima de São João da Boa Vista, em São Paulo.








São João da Boa Vista (SP) – Em recente visita de Girbrasil à Fazenda Terra Vermelha, de Joaquim José da Costa Noronha, ou simplesmente Kinkão, como é conhecido no meu girista, foi possível comprovar por que Kinkão é um dos criadores mais queridos do Brasil.

A visita foi domingo, dia 7 de fevereiro de 2010. Domingo é um dia de descanso, mas Kinkão fez questão de percorrer todos os currais, piquetes e instalações da fazenda mostrando o gado, contando histórias e fatos sobre a seleção CA (Campo Alegre), iniciada em 1930 pelo seu avó, João Baptista de Figueiredo Costa, influente e rico médico de São João da Boa Vista, casado com Gabriella de Oliveira Costa, a Beloca, com quem teve 5 filhos, 24 netos e 44 bisnetos, falecido em 1965.

Kinkão é casado com Marta Noronha, sua parceira nos negócios da fazenda, com quem tem dois filhos. O Casal é a terceira geração da marca CA e estão conduzindo muito bem a história da família no Gir Leiteiro.

A Fazenda Terra Vermelha fica nos arredores da bela cidade de São João da Boa Vista. Composta por terras de excelente qualidade, a fazenda se dedica à agricultura e a criação e seleção de gir leiteiro. Kinkão produz mais de 1.200 toneladas de silagem de milho para manter o seu o seu projeto de Gir Leiteiro.

A marca C.A. figura entre as mais respeitadas marcas do Gir Leiteiro nacional. O Rebanho de Kinkão está entre os mais importantes da história e da atualidade da raça no Brasil. Kinkão pertence a uma geração de herdeiros que soube dar continuidade no trabalho herdado e da Fazenda Terra Vermelha saíram verdadeiros ícones do gir de todos os tempos, como C.A. Everest, C.A. Paladino, C.A. Sansão e C.A. Heureca.

CA Everest, primeiro touro provado do teste de progênie da Abcgil/Embrapa, que segundo Luiz Ronaldo de Castro, “é o divisor de águas do Gir Leiteiro”, produziu touros importantes para o melhoramento da raça, como C.A. Sansão e C.A. Paladino. C.A. Sansão, 6 vezes líder do Ranking nacional: quatro vezes líder do ranking Abcgil/Embrapa 2005, 2006, 2007, 2008 e duas vezes Líder do ranking ABCZ/Unesp 2006 e 2009.

A visita
Nesse domingo saí de Campinas (SP), na companhia do Criador Raimundo Pereira, que reside em São Paulo, capital e tem fazenda no município goiano de Manbaí, às 7 horas da manhã e antes das 10 horas já estávamos na Fazenda Terra Vermelha. Encontramos com o Kinkão em São João da Boa Vista, onde ele nos aguardava na companhia do criador de Gir Adriano Vaz de Lima, da fazenda Vazta, jovem que está iniciando na seleção de gir leiteiro e amigo do Kinkão.

Na Fazenda, percorremos todos os piquetes da fazendo onde tinha gado. Kinkão nos mostrou as vacas em lactação, as doadoras, os bezerros, os tourinhos, as novilhas, os animais em preparação para as exposições, para os torneios leiteiros e até as nascentes da fazenda, “quero que vocês vejam o cuidado que temos com os recursos naturais, os rios e as matas ciliares”, justificou.

Expectativa
Kinkão não esconde que o sucesso do seu rebanho, principalmente dos touros pravados oriundos da fazenda, agregou muito valor em seus animais e ampliou significativamente sua clientela, mas ele se orgulha de ter nascido dentro do curral de gir e “sempre trabalhei muito para vender meus animais, satisfazer meus clientes e estou preparado para vender neste momento de grande aceitação da raça e se, por acaso, coisa que não acredito, houver uma baixa do gir, também não terei problema algum de pegar meus animais e sair por aí procurando comprador, coisa que já fiz muito na vida”.

Contudo, o criador paulista está otimista com o mercado brasileiro de gir. Segundo ele, “ainda tem muita gente, criadores e selecionadores que querem iniciar na raça, ampliar plantel e melhorar os seus rebanhos, o mercado continuará aquecido”, espera.

Por outro lado, Kinkão acha que o crescimento pelo interesse na raça deve ser “uma alerta aos criadores para cuidarem melhor do nosso produto”. Esse cuidado, segundo Kinkão, é com as informações de produção divulgadas ao grande público nacional e internacional, “temos que ter o pé no chão e mostrar para o mercado que nossas informações são reais e verdadeiras, não adianta apresentar ao mercado vacas com super lactação, por que isso não se comprova na prática”. Ele cita um exemplo do problema que isso pode gerar, “um criador/investidor compra uma animal filho dessas super vacas com um touro provado e a filha não produz o que a mãe produziu, aí o criador quer saber o quê ocorreu: será que foi o touro usado que não é bom, haja vista que a mãe do animal tem produção astronômica?”.

“São coisas desse tipo – continua Kinkão – que não pode acontecer, nossa responsabilidade cresceu muito, está em nossas mãos consolidar a raça definitivamente como a raça leiteira brasileira”.

Kinkão é só otimismo com o gir. Suas avaliações sinceras, seus projetos, suas expectativas são frutos de muitos anos de experiência na seleção da raça, na luta para dar ao gir leiteiro um lugar digno na pecuária nacional.

A vida de Kinkão está voltada para o gir, sua fazenda é sua fonte de inspiração, seu rebanho é a porta de entrada para o mundo, onde as portas se abrem com a chave da sua credibilidade no Brasil e no exterior. Ao lado de Marta sua esposa e dos seus colaboradores na Fazenda, ele vai desenhando seu papel ano a ano no gir leiteiro. Participa ativamente do teste de progênie da Embrapa/Abcgil todo ano com um tourinho, suas baias estão cheias de animais em observação e preparação para as principais exposições do país, todas suas vacas em lactação estão em controle leiteiro e suas doadoras produzindo embriões rotineiramente.

O escritório da fazenda, onde Kinkão e Marta trabalham, é um verdadeiro celeiro de informações sobre a raça e, principalmente, sobre a história do rebanho Campo Alegre. São troféus, fotos e documentos que contam a história de várias gerações de animais e pessoas “comprometidas com a raça gir”. Passar um dia na Fazenda Terra Vermelha, conviver com Kinkão e Marta, percorrer as baias e piquetes onde estão os animais e visitar o seu escritório, é como embarcar num mundo de histórias do gir leiteiro. E todas histórias bem sucedidas.

Abertura
Outra característica da Fazenda Terra Vermelha é a abertura para experimentar genética de outros rebanhos. Segundo Kinkão, “como selecionador que procura sempre o melhoramento genético do meu gado, tenho que buscar novas oportunidades, testar outras linhagens que o mercado disponibiliza, não vivo a ilusão de que sou onipotente e não preciso das experiências bem sucedidas dos companheiros criadores de gir leiteiro”. Com essa visão moderna do melhoramento genético, foi possível comprovar na prática que o criador não discrimina nenhum tipo de sangue novo em sua fazenda, “principalmente se for de touro provado”.

Identidade
Devido ao grande sucesso do touro C.A. Sansão, que liderou os rankings nacionais (Abcgil/Embrapa e ABCZ/Unesp) por seis anos, é impossível não associar o nome de Kinkão ao touro. Falar em Kinkão, na mara CA é falar de Sansão. Por isso, ele fez questão de mostrar ao Girbrasil o local exato onde o principal touro gir leiteiro do Brasil nasceu. Como todo criador, a expectativa era de que nascesse naquele dia uma fêmea, “mas nasceu um bezerro”, conta.

CA Sansão foi criado na fazenda Terra Vermelha até os 17 meses “e depois que saiu daqui para coletar sêmen nunca mais voltou, desde então ele vive nas centrais de inseminação artificial produzindo sêmen”, comemora.

Abaixo uma galeria de fotos de um pouco da visita de girbrasil à Terra Vermelha:

Kinkão, pilotando uma das suas camionetas,
fez questão de mostrar toda a sua fazenda: pastos, nascentes e lavouras.


Toda a vida de Kinkão é dedicada à seleção de Gir Leiteiro,
por isso seu carinho com os animais da sua fazenda.


No escritório da Fazenda, um espaço para a história do gir, do Rebanho CA
e das conquistas de Kinkão ao longo da sua vida de criador de gir leiteiro.
Destaque para CA Sansão.


Ao lado da esposa Marta, Kinkão desfruta do prestígio que seu trabalho
lhe proporciona em todo o Brasil. Aqui, Kinkão e Marta
estão num dos currais da Fazenda, cujos pilares do
barracão são todos de Granito.


CA Escopeta, uma das matrizes que está sendo
preparada para o torneio leiteiro da Expozebu 2010.


Kinkão fez questão de mostrar as condições das suas nascentes,
pois sua principal preocupação é preservar e recuperar rios,
nascentes e matas ciliares da fazenda.



Aqui Kinkão mostra com orgulho a sua lavoura de milho
destinada à produção de silagem. Ao todo ele produz 1.200 toneladas de
silo por ano para o seu rebanho de gir leiteiro.


Durante a visita, uma pequena parada para tampar um esgoto dos currais.
Kinkão contou com a ajuda de Raimundo Pereira e Adriano Vaz .


Raimundo Pereira, criador em Goiás,
fez questão de "beber da fonte de Kinkão".



Uma posse para a eternidade:
Raimundo Pereira, Kinkão e Adriano Vaz de Lima.



Por fim, o casal "Campo Alegre" numa foto na varanda da
Fazenda Terra Vermelha, com o poster de CA Sansão.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela reportagem.
é muito bom poder conhecer com detalhes as fazendas dos nosso amigos do Gir.
Como o Kinkao disse sobre alta produção de leite das vacas vale lembrar que o Kinkao trata suas matrizes com silagem de milho e não como os vendedores de leilao dizem "somente a pasto"

Abraços
Itamar Prado
Caconde - SP

Raimundo disse...

Capitão Rosimar,

Que bonita matéria, só você mesmo para mostrar tudo que o gir e seus adeptos tem de maravilhoso, muito obrigado por ter me dado a oportunidade de fazer parte desta história de sucesso, e também por ter feito a foto do local onde o grande SANSÂO nasceu, indicado por Kinkão e esposa e você como testemunha ocular, onde registrei com muito orgulho.

Raimundo Pereira
Mambaí 9GO)

Luís Rodolfo disse...

Rosimar,

Parabéns pela Matéria que você fez na fazenda do Kinkão realmente como vc falou, é sempre importante contar a história do touro mais importante do gir Leiteiro dentro do Brasil desde o local onde ele nasceu, excelente, sou fã do C.A. Sansão.

Rodei o maranhão inteiro pra comprar um filho do Sansão de boa procedência e consegui na fazenda do Nicolau, que comprou todo ou grande parte do plantel de Gir do "Arnaldinho" da Ipê Ouro. Um grande abraço e sucesso, continue assim, só nós, e a raça Gir, podemos ser gratos pelo seu trabalho.

Ass.: Luís Rodolfo

Unknown disse...

Eu como fã de CA Sansão uso eu meu plantel desde 2002, so tenho a parabenizar este excelente trabalho desenvolvido pela família, e principalmente agora, por esse casal admirável e competente q são Kinkão e Marta. Que o sucesso não os deixe jamais e com isso continuem contribuindo para a elevada produção q tem hoje o Gir leiteiro.
Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns Kinkâo!!
Que lindo seu trabalho...
Vc merece..
Abraços a vc e Marta.
Valeria S. Pinto

Valeria S. Pinto