8 de fev. de 2010

Esteban Eguez comemorá aniversário na cidade de Uberaba

Foto: Rosimar Silva
Eduardo Eguez, criador boliviano com uma vaca filha de Êmulo dos Poções, na frente da sede da Cabaña Curichi Grande, na Bolívia.


.
Santa Cruz de La Serra (Bolívia) – Eduardo Eguez, criador de gir na Bolívia, na Cabaña Gurichi Grande, está no Brasil. Desembargou em Belo Horizonte e de lá, na companhia de Onofre Ribeiro, estão indo para a cidade de Uberaba, onde seu filho Esteban de Eguez estuda zootecnia. Hoje (o8/02/2010), a comitiva passou na Estância São Jorge, em Dores do Indaiá (MG), do condomínio Jorge Cordeiro, formado pelos herdeiros de Jorge Cordeiro. Segundo Onofre Ribeiro, Eduardo “ficou encantado com a qualidade do gado do condomínio”.

Dia 10 de fevereiro Eduardo comemorará o aniversário de Esteban, em Uberaba. Eduardo e Ilse Foianini também iniciaram um novo projeto na Bolívia implantando uma Central de Transferência de Embriões, denominada Embriza Bolívia, com o objetivo de prestar serviços em reprodução animal e “disponibilizar a genética de gir leiteiro para toda a Bolívia e para os países vizinhos, inclusive o Brasil”, informa Eduardo.

Recentemente a Embriza iniciou um trabalho de apoio aos produtores de leite da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, província de Nicolás, que em 2006 possuía uma população estimada de 26.872 habitantes. Cobija está à beira do Rio Acre na Fronteira com o Brasil, tendo Brasiléia como vizinha, a uma altitude de 235 metros acima do nível do mar com um clima tropical e chuvoso.

A cidade de Cobija foi fundada em 1906 com o nome de Bahía, mudou seu nome para o atual em 1908 em homenagem ao antigo porto de mar boliviano Cobija (Lamar) no Oceano Pacífico. O auge da cidade boliviano foi na década de 40 graças a implantação da indústria de borracha.

Segundo Ilse, “ O Acre é um Estado Brasileiro muito importante para os projetos de leite e o Rio Acre divide os dois países e são ligado por meio de uma ponte da amizade, inaugurada recentemente pelo presidente Lula".

Ilse e Eduardo levaram embriões de Vacas filhas de Êmulo dos Poções, Jaguar, Jaracandá, além de linhagens de Régia e Restinga, da Fazenda São Bento, para alguns produtores da cidade de Cobija e “os produtores estão muito satisfeito, pois já confirmamos as prenhezes”. Esses embriões foram levados de avião. Para Eduardo, “não existem mais grandes distâncias para o gir na Bolívia, pois com as novas tecnologias e os modernos meios de transporte, como aviões, nossa raça chegará em todos os lugares”, comemora.







José Luiz dos Santos, atualmente morador no México, onde gerencia um rebanho de gir e Esteban Eguez, filho de Eduardo Eguez e IlSe Foianini, que fará aniversário dia 10 de fevereiro, na cidade de Uberaba (MG).

Nenhum comentário: