17 de fev. de 2009

Silvio Queiroz: "nosso objetivo é produzir gir leiteiro"



Uberaba (MG) – Sílvio Queiroz Pinheiro (foto de boné, ao lado de José Sab Neto), presidente da Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, em contado com Girbrasil, declarou que vê com bons olhos a reconstrução da Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir.

Segundo ele, “é bem-vinda toda organização que trabalhe em defesa da raça”. Disse que cabe, agora, a Assogir, definir seus objetivos e diretrizes.

Para Sílvio, a Abcgil já definiu e trabalha para alcançar seus objetivos, “que é selecionar animais da raça Gir para a aptidão leiteira e conquistar mercado para esses produtos”. Segundo ele, temos um foco claro e objetivo que é reunir todos os esforços, principalmente científicos por meio do teste de progênie Embrapa/Abcgil para produzir animais leiteiros”.

“Estão reunidos em torno da Abcgil todos os criadores que acreditam e querem o Gir para leite, por isso eu considero importante para os criadores que vão participar da Assogir definir quais, ou qual será o objetivo da entidade”, salienta.

Sílvio também deixou bem claro que “não existe e nem existirá nenhuma dificuldade de convivência com a Assogir”. Disse que, inclusive, tem uma admiração e respeito pelo “futuro presidente da Assogir”, José Sab Neto.

Indagado se a Abcgil estaria disposta a trabalhar em parceria com a Assogir em defesa do Gir, Sílvio foi categórico: “claro”. Segundo ele, “seremos parceiros na defesa e no melhoramento genético da raça e no desenvolvimento dos nossos rebanhos”.

Por fim, Sílvio disse que “a nova Assogir” será mais “uma organização que virá, tenho certeza, somar com tantas outras para o crescimento do Zebu e, principalmente, do Gir brasileiro”.

Zé Neto
Girbrasil aproveitou para ouvir José Sab Neto sobre os objetivos e diretrizes da Assogir sob sua direção.

Segundo Zé Neto, “estaremos a partir do dia 7 de março reconstruindo a Assogir. Ela atualmente está fragilizada, desorganizada e sem nenhuma condição de representar seus filiados, mas vamos reerguer aquela entidade, que tem uma história neste país e os novos e antigos integrantes é quem irão definir os seus rumos”.

Zé Neto disse também que pretende desenvolver um trabalho de articulação com todas as entidades, organizações públicas e privadas para “o bem da raça” e isso “inclui a Abcgil”. Segundo ele, “a Assogir virá para somar e ampliar os espaços do Gir na sociedade”.

Confessa que pretende que a Assogir “seja uma entidade que também defenderá e incentivará o criador a procurar a seleção para leite”, mas – ressalva – “a Assogir também abrigará os criadores que buscam outras potencialidades da raça”.

“Queremos ser a casa do girista brasileiro, quer seja leiteiro, ou não”. José Sab Neto, não esconde que o leite é a principal característica da raça Gir, “mas quem vai decidir isso será o criador, não a nossa entidade”.

Sobre a rivalidade entre “leiteiros” e “padrãozeiros”, Zé Neto disse que “praticamente não existe mais, foi coisa do passado”. Segundo ele, “o importante é o criador saber conviver bem com os seus companheiros e deixar o mercado agir soberanamente”, finalizou.





Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí ! O GIR no Brasil tem de produzir muito leite ! Parabéns !
Luiz E Magalhães
Anhembi, SP