7 de fev. de 2009

José Neto vai a Goiás discutir Assogir

foto: Girbrasil
José Neto reune com criadores de Goiás para discutir a reestruturação da Assogir.

Goiânia (GO) – José Sab Neto, da Fazenda Americana, em Uberaba (MG), esteve nessa quinta-feira, dia 5 de janeiro de 2009, em Goiânia para conversar com os criadores de Goiás sobre a “reconstrução da Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir”.

A reunião foi na sede da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir, no prédio do escritório local da ABCZ, no parque de exposições agropecuárias de Goiânia.

José Neto, como é conhecido, desponta como a principal liderança nacional do Gir para assumir a presidência da Assogir. A Assembléia Geral Extraordinária está marcada para o dia 7 de março para eleição e posse da nova diretoria.

A Assogir atualmente é presidida interinamente por Waldyr Barbosa de Oliveira Júnior, de Ituverava (SP), no lugar do ex-presidente Luiz Humberto Carrião, que renunciou no último dia 4 de janeiro, depois de forte pressão dos filiados da entidade.

Presenças
Participaram da reunião com José Neto os criadores Emílio da Maia de Castro, Juscelino Kubitscheck (JK), Hélio Lemos, Athos Magno, Bráulio Moraes, José Maria Vieira Franco, Gilmar Cordeiro, Cláudio Candido, Daniel Batuíra, Leonardo Rodrigues, Rosimar Silva e Margot Riemann.

José Neto disse que sua visita a Goiás foi um reconhecimento pelo trabalho dos criadores do Estado dentro da Girgoiás. Segundo ele, “Goiás é o Estado que tem a melhor e mais atuante organização de Gir do país”.

“Aqui – continua José Neto – estão sendo realizados dois importantes programas de melhoramento genético da raça Gir: o teste de progênie Embrapa/Girgoiás e o núcleo Moet de Gir”.

A reunião
Na reunião, o criador mineiro aproveitou para informar aos goianos sobre a situação da Assogir "que não é boa" (José Neto foi indicado na última assembléia da Assogir para colaborar com o presidente interino na preparação da nova assembléia do dia 7 de março). Segundo ele, “os documentos que tivemos acesso ainda não dá para dizer qual, por exemplo, é a quantidade de associados da entidade”.

Na ultima assembléia todos os sócios inadimplentes foram anistiados e de agora em diante a anuidade da Assogir será de apenas R$ 300, “valor simbólico para arrumar a casa, oferecer serviços aos associados para depois poder cobrar mais”, justifica Neto.

Na condição de pré-candidato a presidente da Assogir, José Sab Neto disse em Goiânia que está discutindo “com criadores de todo o Brasil para definir qual o perfil ideal da nova Assogir”. Na sua opinião, “a Assogir deve ser um entidade aberta, em defesa da raça Gir, capaz de abrigar todos os criadores, independente do tipo de exploração que faz em seu rebanho, se é para carne, ou para leite”.
Mostrando ser bastante flexível, José Neto disse que “o importante agora é ter uma entidade forte, participativa e que saiba ouvir todo mundo”. Disse que defenderá que a entidade tenha uma postura de defesa dos interesses de todos os criadores, quer seja ele de Gir dupla aptidão, ou de Gir leiteiro.

José Neto prega a união nacional em torno do Gir, “chega de isolamento, chega de estreitismo, viemos para somar, para colaborar, para participar do processo de crescimento da raça em todo o Brasil, defenderei uma entidade atuante em todo o território nacional, aberta, democrática, sintonizada com o pequeno, médio e grande criador”.

Para isso, José Neto conta que está discutindo uma chapa “representativa do Gir nacional”. Segundo ele, “a nova diretoria da Assogir será uma radiografia do Brasil, pois vamos contemplar praticamente todas as regiões, todas as tendências, todos os grupos de criadores que concordam com nossas teses, que é, acima de tudo, o crescimento da raça e do criador”.

Liderança
José Neto disse em Goiânia que a nova Assogir não seja a representação do seu presidente, “não quero ser a figura do salvador da pátria, quero ser mais um que está disposto a trabalhar pelo Gir, quero compor uma diretoria atuante em que todos tenham capacidade de trabalhar e direito a opinar e decidir, esse deverá ser o nosso espírito”.

Goiás
Sobre o Estado de Goiás, José Neto disse que "irá propor à nova diretoria da Assogir apoio integral ao teste de progênie Embrapa/Girgoiás, que, na minha opinião, deverá ser um Programa de Melhoramento Genético do Gir Nacional, iniciado e executado em Goiás, mas de caráter nacional, com força e capacidade de testar as linhagens alternativas que muito contribuirão com a ampliação da base genética do Gir Brasileiro”, finalizou.



Nenhum comentário: