5 de fev. de 2009

Teste de Progênie de Goiás receberá investimentos federais


Rosima Silva, Joe Valle e Emílio da Maia de Castro. Segundo Joe Valle, "A Girgoiás desenvolve um trabalho vital para o gir brasileiro".



Brasília (DF) – Emílio da Maia de Castro, presidente e Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás – Associação Goiana de Criadores de Gir de Goiás e Sérgio Moreira, presidente da Associação de Gir do Planalto, foram recebidos em audiência por Joe Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, dia 4 de fevereiro de 2009.

Joe Valle, além de Secretário é criador de Gir em Brasília, na Fazenda Malunga, onde produz leite orgânico e vários produtos hortigranjeiros para o mercado de Brasilia. Os representantes dos criadores de Goiás levaram para Joe Valle solicitações de convênios entre a Girgoiás e o Governo Brasileiro para a continuidade e consolidação do teste de progênie Embrapa/Girgoiás e para a implantação do núcleo Moet de Goiás.

Segundo Joe, “sabemos que existe uma grande endogamia na raça Gir no país e consideramos de vital importância o trabalho da Girgoiás com o teste de progênie”. Disse também que “é interesse do governo investir na solução deste problema. O teste de Goiás poderá, em breve, ampliar a base genética do Gir brasileiro, por isso irá investir recursos para a consolidação do teste”.

Recursos
Joe disse que está acompanhando o trabalho dos criadores de Goiás em propor ações de desenvolvimento da raça e dos criadores do Estado e que “o governo brasileiro tem interesse em participar e investir recursos desse árduo trabalho de resgatar e testar linhagens importantes da raça Gir, que irá contribuir para eliminar o risco da endogamia da raça no Brasil”.

Disse também que a raça Gir “tem tudo a haver com a inclusão social, com a inclusão do pequeno produtor rural, por a raça capaz de produzir a baixo custo”.

Projetos
O teste de progênie Embrapa/Girgoiás está em seu quarto grupo de touros, cujos sêmens estão sendo distribuídos para mais de cem fazendas colaboradoras. O Núcleo Moet de Goiás será coordenado pelos pesquisados Benedito Trovo, da Embrapa Arroz e Feijão, Rodolfo Rumpf, do Cenargen e Rui Verneque, da Embrapa Gado de Leite.

Segundo Emílio da Maia, presidente da Girgoiás, “o Moet de Goiás contribuirá na avaliação dos touros do teste de melhoramento Embrapa/Girgoiás”. Rosimar Silva informou que o laboratório de TE e Fiv instalado na Embrapa Arroz e Feijão está preparada para fazer todos os serviços de biotecnologia necessários para a realização do Moet. Informa também que os sêmens dos touros serão sexados para a obtenção de o máximo de fêmeas.

Brasília
Nesta reunião ficou acertado, também, que as associações de Goiás e de Brasília vão estreitar as relações para, num futuro bem próximo, realizar ações conjuntas em prol do Gir.

Sérgio Moreira (foto), presidente do Gir do Planalto e Ademir Cançado, criador de Brasília, vão participar de algumas reuniões com representantes da Girgoiás para elaborar algumas propostas de ações conjuntos entre as duas entidades. A primeira delas será a discussão sobre a viabilidade, ou não, de uma cooperativa de Gir com objetivos, entre outras coisas, de comercializar sêmens de touros que estão fora do mercado formal brasileiro.

Joe Valle informou que sua secretaria tem interesse em apoiar iniciativas cooperativistas que visam à inclusão de produtores que estão fora do mercado de sêmen no Brasil.

Veja, com exclusividade, o depoimento de Joe Valle sobre os investimentos do seu Ministério nos programas de melhoramento genético da raça gir no Estado de Goiás:




Nenhum comentário: