7 de fev. de 2009

Exposição Interestadual do Rio de Janeiro de Gir Leiteiro



Por SEJ Johnsson
- do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro (RJ) – Terminou o Brahman Rio Show 2009, 1° Congresso Brasileiro e Latino-Americano da Raça Brahman, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), onde também aconteceu a primeira Exposição Interestadual do Rio de Janeiro de Gir Leiteiro.

Para uma Exposição Interestadual, essa foi a 1ª do Rio de Janeiro, até que o comparecimento foi razoável, com 16 expositores e 120 animais. Na maioria os animais expostos eram novilhas. Tirando dois animais filhos do EFALC Paraíso Caju, um do FB Cadarso, um do Gandaniyo das Poções e um de touro do próprio criador Exagero da Ouro, todos os animais eram filhos de touros da Fazenda Calciolândia, Fazenda Silvânia, Fazenda Brasília e uns poucos de Terras de Kubera.

Ressalto que em geral as novilhas e bezerras estavam bem apresentadas e me passaram uma ótima expressão. A caracterização racial, de uma forma geral, obviamente não agradaria aos "puristas".


Expositores:
AgroBilara (Gir Monte verde), Aristeu Raphael Lima da Silveira, Emerson Teixeira de Oliveira (ETO), Fernando Fiuza Diz, Francinir Antonio Sanches, Henrique Cajazeiras, José Antônio da Silva Lino, José Antônio Lopes de Noronha, José Arley, Lúcio Rodrigues Gomes, Luiz Eulálio R. de Almeida, Marcos Serra Sepeda, Marcus Silveira de Moraes, Otto de Souza Marques Jr., Paulo Márcio Canongia, Volmer Cerqueira dos Santos


fotos:SEJ Johnsson
Bonilha BJAS (Cadarso x Nucela In. da Cal), campeã do torneio leiteiro do Rio de Janeiro

Resultado do Torneiro Leiteiro:
Vaca adulta: 3 inscritas; vaca jovem: 03 inscritas e Fêmea jovem: 02 inscritas.

Vaca Adulta (acumulado em 07 ordenhas):
Bonilha BJAS (Cadarso x Nucela In. da Cal) - com 31,480 quilos de leite, de Aristeu raphael Lima da Silveira (Rafael do Gordo - Sitio Gabriel).

Batuta da Silvânia (Rocar Orvalho Zonado x EFALC Orala Lageado) - com média de 30,205 quilos de leite, de Emerson teixeira de Oliveira (ETO);

Tradução de Brasília (Gaulez de Brasilia x Nara TE de Brasília) - com média de 29,505 quilos de leite, de Volmer Cerqueira dos Santos.

Vaca Jovem

Babilônia TE da Paraty (foto) (Meteoro de Brasília x Passarela TE BF. CAL) - com média de 24,865 quilos de leite, de José Arley Lima Costa (Gir Paraty);

Kaylazza 2B (Dakar TE Pati CAL x Queixa TE Radar) - com média de 17,410 quilos de leite, de Volmer Cerqueira dos Santos (cria de José Afonso Bicalho B. da Silva);

Tribuna do Marcão
(Tributo de Brasília x Tradução de Brasília) - com média de 16,185 quilos de leite, de Marcus Silveira de Moraes.


Fêmea Jovem

Ortia da Palma
(Ca Sansão x Livraria da Palma) - com média de 18,165 quilos de leite, de Marcus Silveira de Moraes;


Caprichosa ETO
(Meteroro de Brasília x Brancura) - com média de 17,270 quilos de leite, de Emerson teixeira de Oliveira (ETO).



Infelizmente o torneio leiteiro, que em minha opinião é o ponto alto de uma exposição de Gir Leiteiro contou com apenas 08 animais nas três categorias e pecou na organização - sequer havia um ambiente em separado e exclusivo para os animais, estavam todos juntos com os demais animais no pior galpão, inclusive os animais Brahman.

Seria bem melhor se esses animais estivessem em área separada com mais espaço e acomodações melhores.

Mesmo assim, parabéns aos organizadores. Pelo menos pudemos ter uma 1ª Exposição de Gir no Estado.
Considerando-se que as inscrições para o torneio leiteiro da Expozebu esgotaram-se em duas horas (48 inscrições) o numero de participantes no Rio foi algo simbólico, mostrando que o núcleo do Rio de Janeiro tem muito espaço para crescer - o que vem acontecendo nos últimos anos, quem sabe no ano que vem o pessoal tome gosto e haja uma 2a Exposição Interestadual.

Bem, o importante é que o estado começa a mobilizar-se, os criadores e expositores procuraram "caprichar" e espero que nos próximos eventos a "concorrência" estimule o núcleo fluminense a produzir mais e expor mais.


Nenhum comentário: