20 de jan. de 2009

"Cuide bem do gir, com certeza ele vai cuidar bem de você"



Prezado Rosimar,


Fico satisfeito por você gostar dos animais que fazem parte do plantel aqui da fazenda, seus animais também são muito bonitos, em especial o Dalua do Rosa que é um exemplar muito refinado.

Minha propriedade é a Fazenda Pontal e fica no município goiano de Goiatuba. Sou produtor de leite desde que me formei como técnico em agropecuária em 1992 pelo CEFET de Rio Verde (GO), me formei ano passado em Administração com gestão em Agronegócios pela FAFICH, aqui de goiatuba. atualmente sou membro da comissão de pecuária de leite da FAEG –Federação da Agricultura do Estado de Goiás - e faço parte da diretoria do Sindicato Rural de Goiatuba.


O grande entusiasta pelo Gir sempre foi meu pai, José de Oliveira Filho (foto), que apesar de ser criador de gado aqui na região a mais de cinqüenta anos, nunca teve a oportunidade de se dedicar a criação de gado Gir. No ano de 2005 resolvemos trocar gradualmente as matrizes nelore pelo gado gir, visando a implantação de um projeto de produção de fêmeas girolando.

Os primeiros animais foram adquiridos de Antonio José Filho, o famoso "Zé do Brejo", que hoje mora no mato grosso, mas que na época estava aqui em Buriti Alegre. Posteriormente vieram animais da São José, da Café velho (BI), Granja do Carlos e do Condomínio Jorge Cordeiro, e alguns poucos animais que conseguimos de terceiros mas eram provenientes dos rebanhos de Adão Mota, Zeid Sab, Ene Sab e Aníbal Mascarenhas.

E assim foi formado a base do rebanho JF, que é as iniciais do nome de meu pai.
Utilizamos I.A – Inseminação Artificial - com sêmen de touros Holandeses de alta lactação em parte do rebanho, e na cabeceira do plantel utilizo os touros Cristal Dobi, Escocês OD, Brumano Jor, Jogado ZS e Iucatã II.

Possuímos dois animais para repasse, sendo um de origem ZS, e o outro JOR.
O rebanho hoje é constituído por 120 animais de várias idades, nosso projeto tem por meta chegar a 200 matrizes Gir P.O. (Puro de Origem) adultas até o ano de 2012.

Destaco no meu plantel o touro Losango ZS que possui perfil Igenity 6, e as matrizes Oliva JOR (foto) pela excelente produção de leite, e Judéia JOR que é avó de Urânio JOR do condomínio Jorge Cordeiro, que apresenta Igenity 8, demonstrando toda força leiteira do rebanho de Jorge Cordeiro.

Hoje, considero uma das melhores coisas que realizei em minha vida foi ter entrado nessa atividade. É muito gratificante aguardar cada novo parto, verificar a produção leiteira de cada matriz, e receber os amigos em nossa propriedade. Existem coisas que não tem preço, e uma delas é você estar cercado por um rebanho de gado gir em um final de tarde com sua família.

A rentabilidade financeira é questão natural de um bom trabalho em qualquer atividade, agradeço pela oportunidade de nos conhecermos melhor e dedico esta frase pra quem está iniciando na atividade: "Cuide bem do gir, com certeza ele vai cuidar bem de você"



Charles Humberto

Fazenda Pontal
Goiatuba (GO)

2 comentários:

Anônimo disse...

Obviamente tenho minhas preferências e razões que justificam tais preferências, e creio que isto se dá com cada um dos criadores, e naturalmente podemos inferir que as pessoas costumam se ajuntar por afinidades, sendo umas tantas mais ecléticas (com gosto mais variado ou mais amplo, menos rstritivo...).

Enfim, se as razões pessoais, coletivas ou mercadológicas de cada produtor ou grupo associações) justificam ou dão o retorno por eles esperado: satisfação, lucro, projeção social, etc.....então parabéns a eles pois conseguiram o que buscavam, e a isso se dá o nome de êxito ou sucesso, realização.


Na minha modesta visão de girista há lugar para todos, e até por isso tenho diversificação no meu plantel: animais de chifres, mochos, vermelhos, chitados, mouros, grandes, médios, etc...minha preferência? leiteiro e bonito nessa ordem.


Um abraço aos amigos amantes do gir, em especial aos conterrâneos de Goiatuba - Go.


Coronel Alair - Chácara Engenhos (Luziânia-Go e Brasília-DF)

Luciano Salgado disse...

Conheço o Charles e sei da paixão delel pelo Gir, vc esta de parabéns pelo trabalho que vem fazendo no seu plantel. Nosso muinicipio de goiatuba so tem a gradecer.

Luciano Salgado
Contador do Sindicato Rural de Goiatuba e Amante da raça Gir