26 de jan. de 2009

Fim da era Carrião


Fotos: Girbrasil
Carrião (no centro de bigode) ao lado de José Sab Neto (camisa vermelha), Waldyr Barbosa e Rodrigro Simões (em pé) durante Assembléia da Assogir, em Uberaba. Como não houve acordo para a permanência dele na presidência da entidade, assinou carta de renúncia e foi embora.


Uberaba (MG) – Luiz Humberto Carrião não é mais presidente da Assogir. Pressionado pelos sócios da entidade para deixar o cargo e sob ameaça de ser afastado no voto, Carrião renuncia à presidência da Assogir, na tarde de sábado, dia 24 de janeiro, durante Assembléia no auditório da ABCZ, repleto de criadores de Gir, na cidade de Uberaba, colocando um ponto final na longa era Leda/Carrião na Assogir.

Também renunciaram Leda Góes, diretora financeira e Beatriz Conceição Cançado Cardoso, diretora de eventos. Imediatamente logo após a renúncia de Carrião, Waldyr Barbosa de Oliveira Júnior (foto), de Ituverava (SP), 3º vice-presidente, assumiu a presidência da Assogir e conduziu os trabalhos da Assembléia.

Leda Góes cumpriu o prometido de renunciar no dia 24 de janeiro. Segundo ela, “minha tarefa na assogir já foi cumprida, agora é a vez de novas lideranças seguir com a missão da raça Gir”.

Renúncia
Apesar da expectativa nacional da renúncia de Carrião durante a assembléia, ele chegou disposto a não renunciar e fez um discurso eloqüente na abertura reafirmando que não renunciaria de forma alguma, que “era o guardião” do estatuto da Assogir e que se sentia apunhalado pelas costas por velhos e leiais companheiros. Alegou que foi pego de surpresa ao chegar na Assogir no sábado e ver tanta gente presente para a assembléia geral.
clique para ampliar
Carrião lutou bravamente para não perder o cargo, mas a pressão foi grande e em determinado momento da reunião ele abandonou a mesa do auditório e, na sala da Assogir, redigiu em próprio punho, uma carta de renúncia (foto) com poucas palavras, onde dizia que sua renuncia era em “caráter irrevogável”.

Coube ao 3º vice-presidente, Waldyr Barbosa, a leitura da carta, que, em clima de copa do mundo, foi aplaudido euforicamente pelos presentes. Carrião não retornou à assembléia e da sala da Assogir, ele foi embora juntamente com a esposa sem se despedir dos criadores.

Resultado
Sob nova presidência, a assembléia passou, então a votar propostas que, segundo José Sab Neto, “são necessárias para iniciar o processo de reconstrução da Assogir”, como a anistia geral e irrestrita a todos os sócios inadimplentes; fim do tempo de um ano para novos filiados poderem votar e serem votados; redução de preço da anuidade, passando para R$ 300 por ano, podendo ser paga em três parcelas de R$ 100.

Segundo o novo presidente, “a entidade precisa neste momento mostrar capacidade de trabalho para depois cobrar mais dos sócios”. Também foi aprovado uma proposta de aceitação de filiação de todos os presentes que assinaram a ficha de filiação. Entre os novos sócios estavam Renato da Cunha Oliveira, da Fazenda Baixadinha, Luis Evandro Aguir, do Milk Center, que inclusive, pagou na hora o valor integral da anuidade, “como um gesto de confiança e crença de que a Assogir é importante para os criadores do Brasil”, ressalto Aguiar.

Praticamente todos os criadores não sócios presentes se filiaram à Assogir na tarde de sábado. Entre as mudanças estatutárias aprovadas pela assembléia estão o fim da prazo de filiação para votar e ser votado; aumenta da quantidade de cargos na diretoria de nove para 20, no conselho técnico de 3 para 6 membros efetivos e igual quantidade de suplentes e no conselho fiscal de 3 para 5 membros efetivos e a mesma quantidade de suplentes.

Nova equipe
Com a renuncia da diretora financeira, a assembléia aprovou o nome de Luiz Fernando Machado Borges (foto) como novo diretor financeiro interino. Também aprovou os nomes de Rodrigo Simões e José Sab Neto como assessores da presidência “para colaborar na reorganização da entidade até que seja eleita e empossada nova diretoria”, informou Waldyr Barbosa.

Assembléia
O primeiro despacho do novo presidente logo após o encerramento da Assembléia foi assinar o edital de convocação dos novos sócios para outra Assembléia Geral Extraordinária com objetivo exclusivo de eleição e posse da nova diretoria da Assogir, marcada para o dia 7 de março de 2009, às 14 horas, no auditório da ABCZ, em Uberaba (MG).

foto:girbrasil
José Sab Neto fala durante a Assembléia da Assogir solicitando o apoio dos criadores presentes para "a recuperação da entidade, transformando-a numa organização forte capaz de colaborar com os criadores e outras entidades na defesa do gir nacional".

Um comentário:

caio disse...

É agora Zé??????


Peço a Deus que as ações sejam direcionadas para o engrandecimento do Gir.

Agora não teremos como ficar de mãos atadas e jogando pedra no vizinho.