4 de jan. de 2009

"Glamourização da raça"


Goiânia (GO) – Girbrasil fez a seguinte enquête: "O leilão Gir das Américas “detonou” o estopim da super valorização do Gir leiteiro no Brasil. Esses preços milionários alcançados naquele evento podem ser considerados positivos, ou negativos para a raça", com três alternativas para respostas. 41% consideraram positivos os preços alcançados naquele evento, 5% acharam que o resultado daquele leilão não influenciar o mercado e 53% consideraram negativos os preços alcançados no leilão.


Apesar do resultado surpreendente, a maioria dos votantes, por pequena margem, achou que o resultado do leilão foi negativo para a raça Gir.

Na verdade essa é a grande discussão atual da raça Gir: os preços. Quem realmente vendeu por preços altos, evidentemente, está satisfeito. Mas alguns criadores que entraram em contato com o blog estão preocupados é com a sustentabilidade desse mercado de grandes eventos, altas médias e com muita sofisticação. Temem que ocorra com o Gir o mesmo que ocorreu com a raça nelore, em que o mercado transformou-se em eventos altamente elitizado, onde só as grandes grifes da raça vendiam animais por altas somas.

Será que o Gir corre esse risco? Ou será que já vive essa realidade? Mais: isso também não tem o lado bom, do crescimento, da valorização, do reconhecimento? Mais ainda: será que poderemos tirar proveito das experiências negativas vividas pelos neloristas, por exemplo?

2009 será um ano de desafios para a raça. Veremos se essa glamourização da raça será benéfica, ou não.


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é a verdadeira resposta dos criadores de GIR para os pseudo-criadores que mal conhecem a raça e estão vindo fazer festa, fazer troca-troca de animais com preços altos como faziam com o Nelore. Em breve, pra entrar no grupinho desses milionários que nem entendem de gir, terá que pagar jóia. Essa não é a realidade que o GIR tem que ter! O gir tem que vir sustentável, sem "viagens"!

A resposta ta aí! Viva o Gir! Viva o leite tropical! Não a banalização da raça!