23 de jan. de 2009

Carrião irá à assembléia do dia 24/01

foto: Assogir
Por mais de uma década, Leda e Carrião permaneceram unidos na direção da Assogir. Carrião está no seu segundo mandato consecutivo e depois de um profundo isolamento, a entidade perdeu seu poder de atuação e clama por renovação. Diante disso, Leda lidera esse desejo de mudança e bate de frente com o antigo e fiel aliado. Leda promete renunciar e gostaria que o presidente também seguisse, mais uma vez, os seus passos.

Uberaba (MG) – Amanhã, sábado, dia 24 de janeiro de 2009, acontecerá nas dependências da ABCZ a tão esperada Assembléia Extraordinária da Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir.

Essa assembléia foi solicitada por um quinto dos sócios da entidade sob a liderança de Leda Góes, atual diretora financeira da Assogir, que reafirmou hoje que seu tempo na entidade “já acabou” e que cumprirá a promessa de sair definitivamente da entidade neste sábado.

Girbrasil conversou com o Luiz Humberto Carrião, presidente da Assogir, em Goiânia e ele garantiu que estará presente à assembléia e que “na hora vamos conversar e tomar as decisões que forem necessárias”.

Renovação
Leda Góes vem pregando uma renovação na entidade, inclusive com a renúncia do presidente Carrião. Por sua vez, Carrião já insinuou que poderá renunciar, mas ainda não afirmou categoricamente que o fará gerando uma expectativa entre os filiados e não filiados da entidade.


Entre os criadores existe de fato uma expectativa de que o atual presidente renunciará abrindo oportunidade para uma renovação de consenso na entidade, que está praticamente imobilizada por essas dificuldades políticas.

Leda Góes disse nesta sexta-feira que vai renunciar ao cargo de diretora financeira, “não fico mais”. Segundo ela, “agora é a vez de outras lideranças trabalhar pelo Gir”. Disse também que gostaria que essa transição fosse harmônica, pacifica e sem rancores.

“Gostaria de sair da Assogir deixando um ambiente de paz, de crescimento, de companheirismo – ressalta – por isso minha posição agora é de ouvir o que a maioria quer”, filosofa Leda Góes.

Segundo ela, seu voto na assembléia neste sábado “será com a maioria, vou votar com a maioria, o que a maioria dos criadores quiser eu apoio”.

Quando soube da informação de que Carrião irá à assembléia, Leda exclamou: “Coisa boa. Acho que faz bem ele ir”. Indagada se Carrião estaria chateado com essa situação todo, ela disse: “ele está com raiva somente de mim, mas a história irá mostrá-lo que tomamos as decisões certas”, finalazou.


Um comentário:

SEJ Johnsson disse...

Inicio de matéria (Ano foi de sucesso para criadores de Gir leiteiro) no site do Canal Rural.

http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&capa=653&section=leiloes

A Associação de Criadores do Gir Leiteiro (ABCGIL) mais que dobrou o número de associados do Brasil neste ano. O número passou de 116 para 254 . A exposição nacional da raça bateu recorde de inscrições de faturamento e negócios. As vacas gir brilharam em torneios leiteiros com produções cada vez maiores. A liderança também foi mantida no volume de exportações de sêmen...(segue no site).

Parece que o "pessoal" da ABCGIL vem fazendo o "dever de casa" direitinho...

Mesmo assim, (dobrando o numero de associados em 2008) me parece que 253 criadores é um numero insignficante para o que representa a raça Gir no Brasil.

O que nos leva a perguntar:

quantos associados tem a Assogir hoje (atuantes)?
que(ais) estratégia(s) pode(em) ser adotada(s) para alavancar o interesse dos criadores em associar-se e participar ativamente da Assogir, vindo a ser realmente representativa em consonância com a importância e representatividade do Gir na pecuaria nacional?
Não basta uma nova diretoria.
É preciso uma nova filosofia de atuação, busca de objetivos e interatividade com a comunidade Gir.
Ou melhor, um paradigma moderno, comprometido com os valores comerciais da pecuária brasileira e o potencial e qualidades da raça Gir.
Qualquer inciativa diferente periga em manter a "mesmice" ou permanecer na indiferença que relegou a Assogir ao papel secundário dos últimos tempos.

Sten Johnsson (SEJ)
Rio de Janeiro