6 de abr. de 2016

SUCESSÃO NA ABCGIL


Kinkão e Ângelus vão se enfrentar nas urnas pela presidência da entidade


A Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, com sede em Uberaba (MG), divulgou documento da comissão eleitoral informando que duas chapas estão inscritas para disputarem a eleição da entidade no próximo dia 5 de maio, em Uberaba, durante a Expozebu.

Segundo a comissão eleitoral, “abre-se um prazo de cinco dias para a apresentação de impugnação de chapas”. Segundo o documento, essas solicitações de impugnações devem ser por escrito e com documentos e argumentos que sustentam o pedido.

A chapa 1 é liderada pelo criador Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, cuja história no Gir Leiteiro remonta os anos de 1930, quando seu avó, João Baptista de Figueiredo Costa, influente e rico médico de São João da Boa Vista, inicia a criação de gado gir. Kinkão é casado com Marta Noronha, sua parceira nos negócios da fazenda, com quem tem dois filhos. O Casal é a terceira geração da marca CA (Campo Alegre).

A Chapa 2 é liderada por Ângelus  Cruz Figueira, da Fazenda Terras de Kubera, em Uberaba. Ele nasceu em Manaus, em 28 de agosto de 1950, e se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas. Possui negócios no Amazonas, Pará e Minas Gerais. Tem cinco filhos: o promotor público André, o empresário Ângelus Filho, o advogado Rai Figueira, a médica Maysa e o caçula Athos. Angelus é um influente político no estado do Amazonas, onde foi prefeito na cidade de Manacapuru, e deputado Estadual. Mas sua história no gir aconteceu em Uberaba, em Terras de Kubera.

Kinkão é o atual vice-presidente da Abcgil e tem como aliados fortes o atual presidente da entidade, José Afonso Bicalho, secretário de Finanças do governo de Minas; Silvio Queiroz, ex-presidente da Abcgil por dois mandatos e José de Castro, diretor da Abcz e presidente do Conselho diretivo da Abcgil.

Ângelus Cruz Figueira conta com o apoio de Eduardo Falcão, ex-presidente da Abcgil e Ivan Ledic, ex-diretor técnico da entidade por vários mandatos. Sem contar que o diretor financeiro da sua chapa será Antônio Andrade, Fazenda Salobo, atual vice-governador de Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais.


Nenhum comentário: