7 de abr. de 2016

AGITAÇÃO POLÍTICA

Paulo Roberto Andrade Cunha,
Diretor de Marketing da Abcgil,
apoia o candidado Arnaldinho para
presidente da Abcz

Uberaba também vive uma agitação eleitoral



Assim como Brasília, a cidade de Uberaba também está vivendo seus agitos políticos devido às duas eleições em associações de criadores de gado. A primeira, em maio, será entre os criadores de Gir Leiteiro sócios da Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, que terá duas chapas concorrendo à sucessão de José Afonso Bicalho, atual presidente e secretário de finanças do governo de Minas Gerais. A eleição na Abcgil será no dia 5 de maio, uma quinta-feira, às 09:00 horas, em Uberaba, no museu do Zebu, no parque Fernando Costa.

Disputam a cadeira de presidente os candidatos Joaquim José da Costa Noronha, mais conhecido pelo apelido de Kinkão, de São Paulo, e Ângelus Cruz Figueira, de Uberaba (MG). Kinkão é o atual vice-presidente e terá a tarefa de fazer a defesa da atual gestão, haja vista que é o atual vice-presidente da Abcgil.

Henrique Figueira, oposição
na Abcgil e situação
na Abcz
Ângelus Cruz Figueira, mesmo sendo um político no Estado do Amazonas, onde já foi inclusive prefeito da cidade de Manacapuru, concorre como criador de Uberaba, onde fica sua fazenda Terras de Kubera. Ângelus representa a oposição, cujo discurso é “Renovação”. Os oposicionistas acusam a atual gestão de patrocinar a perda de prestígio da entidade.  

Ângelus Figueira nasceu em Manaus, em 28 de agosto de 1950, e se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas. Possui negócios no Amazonas, Pará e Minas Gerais. Tem cinco filhos: o promotor público André, o empresário Ângelus Filho, o advogado Rai Figueira, a médica Maysa e o caçula Athos.

Abcz

No mês de agosto será a vez da disputa ser na Abcz, onde dois candidatos disputam a presidência da maior entidade de zebu do mundo. Arnaldo Manuel, o Arnaldinho, e Frederico Cunha Mendes, também estão à cata dos pecuaristas brasileiros sócios da Abcz.

Frederico Cunha Mendes, mais conhecido como Fred, é candidato da situação e irá enfrentar Arnaldo Manoel, candidato da oposição. Não é comum ter disputa nessas entidades, mas parece que a disputa institucional e partidário no país influenciou as duas entidades classistas.

Kinkão já declarou na sua página oficial no Facebook que vota em Fred e Ângelus ainda não declarou em quem vai votar na Abcz. Já o candidato a vice-presidente na chapa 2 de oposição na Abcgil, Henrique Figueira, de Uberaba, já declarou na página oficial de Fred que na Abcz é situação.

José de Castro, apoia as chapas
da situação na Abcgil e na Abcz
Dividido

O Gir Leiteiro não assumiu uma postura unificada na eleição da Abcz. Está dividido e várias lideranças da raça tomaram caminhos opostos. Alguns com Fred, outros com Arnaldinho. O ex-presidente da Abcgil, Sílvio Queiros, declarou apoio à chapa da situação na Abcz, o mesmo caminho seguem Marco Paulo Quirino, presidente do Núcleo de Criadores de Gir Leiteiro do Centro Norte de Minas; Rodrigo Simões, da Fazenda Lapa Vermelha; Jaymilton Gusmão, criador na Bahia; João Guilherme Maldini Pitangui, criador em Curvelo; Richard L`Abbate, criador em Curvelo; Arthur Souto Maior Filizola, da Fazenda dos Poções e Orlando Giordani, de Sete Lagoas (MG).


Já o candidato Arnaldinho tem na sua lista de apoiadores da raça gir os nomes de Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan; Paulo Roberto Andrade Cunha, ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e atual diretor de Marketing da Abcgil; Eduardo Falcão, ex-presidente da Abcgil e Antônio Dourado, criador de gir no Maranhão.

Nenhum comentário: