17 de abr. de 2016

Disputa na Abcgil é bom para a entidade

Criadores em frente a Abcgil, em 2012, no dia da
inauguração da nova sede dentro do
Parque de Exposições, em Uberaba

Reforça a discussão de metas, projetos e compromissos e ainda reforça o caixa da entidade; inadimplente não vota.


O fato de ter duas chapas não é um negócio ruim para a Abcgil. Dependendo de como será conduzida a campanha, será um desastre para a relação entre os criadores, mas a entidade institucionalmente ganha com isso.

Ganha com a discussão politica; ganha com a participação de novas lideranças; ganha com a discussão sobre os reais objetivos da entidade e ganha com a renovação dos compromissos.

A oposição tem que dizer pra que veio; por que é contra; quais são seus planos, suas propostas e ações. A situação, por sua vez, tem a obrigação de dizer por que está tudo bem, ou se não está, o que propõe de mudança e assim cresce a possibilidade de avanços na entidade.

Dinheiro

Do ponto de vista financeiro, é uma boa também. Com a disputa, mais pessoas se interessam em participar e para votar, ou emitir procuração, tem que estar em dia. Assim sendo, mais grana no bolso da entidade, mais dinheiro para sua sobrevivência, qual quer que seja o ganhador, por ele tanto a situação, como a situação, precisará de dinheiro para realizar suas promessas.

O que realmente precisa é saber diferenciar o pessoal do institucional. Todo mundo tem direito de escolher o lado que acha melhor. Ninguém é melhor, ou pior. Exercer a democracia é a coisa mais difícil; quem mais perde nessa fragilidade política das disputas são as relações pessoais.

Mesmo com essas possíveis perdas, a entidade sai ganhando. Vamos ver se a raça ganha alguma coisa.

Nenhum comentário: