15 de abr. de 2016

Ex-presidente questiona a Abcgil

Trechos do ofício enviado pelo ex-presidente
à diretoria executiva da Abcgil

Eduardo Falcão, da Fazenda Silvânia, ex-presidente da Abcgil, envia oficio à diretoria executiva da entidade solicitando uma série de informações sobre a situação financeira e contábil da Abcgil. O oficio foi assinado no dia 11 de março.


Nos bastidores os apoiadores da chapa 2, de oposição na Abcgil, questionam a transparência da entidade na lida com os recursos financeiros da entidade e dizem que as irregularidades de desvio de dinheiro por parte de funcionários, descoberto recentemente, calculado em mais de R$ 400 mil, acontecia há muito tempo, deste as gestões anteriores à de José Afonso Bicalho.

Eduardo Falcão, em seu documento, pede informações sobre a quantidade de contas bancárias que a Abcgil mantem e em quais bancos; também quer saber quem são os funcionários que movimentam essas contas nos anos de 2011 a 1015; indaga sobre o salto atual dessas contas; quais são as dívidas a vencer até janeiro de 2016, especificado por fornecedor com “valor e data de vencimento, dia a dia e mês a mês?”; quer saber ainda sobre os créditos, “detalhando a origem do crédito e a data a ser creditado”; por fim, pergunta para a Abcgil “quem é a contabilidade contratada?” e “Quem é a Auditoria Contratada?”.

Até o dia sete de abril a Abcgil ainda não tinha respondido o ofício de Eduardo Falcão. Enviamos um e-mail ao André Rabelo, funcionário e coordenador da Prova de Leite da Abcgil perguntando sobre esse ofício, se seria respondido e quando. A Abcgil não quis se manifestar.

Girbrasil apurou que a Abcgil respondeu o ofício informando o valor de dinheiro em caixa, mas que foram informações insuficientes e “evasivas”, diz um interlocutor da chapa 2, de oposição, que pediu para não ser identificado.

Mídia social

O documento assinado por Eduardo Falcão foi distribuído por meio de grupos de criadores no WhatsApp, onde a discussão sobre os destinos da raça e da Abgcil são os preferidos dos participantes. Aliás, a campanha praticamente está concentrada nas redes sociais. Nesse quesito a chapa 2 leva ligeira vantagem, pois já tem uma página com o nome da chapa, “Renovar para Inovar”, no Facebook e publica diariamente as adesões à chapa.

A chapa 1, da situação, liderada pelo criador Kinkão, não tem nada ainda no Facebook, apenas kinkão tem sua página oficial, que ainda não foi utilizada para pedir votos na eleição da Abcgil. Ele já usou sua página para declarar apoio ao Fred, candidato a presidente na Abcz pela chapa da situação. A oposição na Abcz tem como candidato Arnaldinho, o preferido da maioria dos apoiadores da chapa 2, na Abcgil.

Resposta

Como a Abcgil preferiu não se manifestar sobre o caso, um diretor, que também pediu para não ser identificado, dize apenas que o local para reclamar e pedir esclarecimentos e na Assembleia da entidade. A próxima assembleia será no dia 5 de maio, dia da eleição da nova diretoria. 

Nenhum comentário: