8 de abr. de 2016

Abcgil: Regras eleitorais

André Rabelo, membro
da Comissão Eleitoral
da Abcgil

Entidade nomeia Comissão Eleitoral para conduzir eleição da diretoria


Estão inscritas na Abcgil duas chapas para concorrerem à eleição no próximo dia 5 de maio, em Uberaba (MG). A entidade nomeou uma comissão eleitoral para acompanhar e dar validade ao processo eleitoral, que será bastante disputado, com duas chapas representando a situação e a oposição à atual diretoria.

A comissão eleitoral é composta por Mykhaell Bezerra da Silva (Presidente), Gisele das Dores Oliveira Roza (Secretária) e André Rabelo Fernandes (Vogal). São eles que vão avaliar e julgar os possíveis pedidos de impugnação de chapa e de nomes durante essa etapa inicial do processo eleitoral.

Calendário eleitoral

As Chapas inscritas, I e 2, ainda não foram homologadas e portanto, ainda não estão aptas a disputarem a eleição. Dia 5 de abril Kinkão e Ângelus Figueira inscreveram suas chapas e no dia seguinte, 6, a comissão deu um prazo de 5 dias para que os postulantes possam requerer, se for o caso, as devidas impugnações. O prazo termina dia 11.

Ângelus, líder da Chapa 2,
da oposição
Caso a Comissão Eleitoral impugne alguma chapa, ou as duas, o prazo para defesa será até o dia 15 de abril, sexta-feira. Também na eventualidade de a comissão manter a impugnação, haverá um prazo de mais cinco dias para os recursos. O julgamento final dos recursos será divulgado no dia 22 de abril.

Até lá a batalha será nos bastidores. O estatuto da Abcgil prevê que “cada associado poderá representar, no máximo, dois outros associados habilitados, mediante procurações específicas, válidas por sessenta dias”. Então, cada eleitor presente no dia da Assembleia para escolher a nova diretoria, poderá significar até três votos.

Batalha Eleitoral

Kinkão, líder da Chapa 1,
da situação
Caso haja uma batalha de impugnações na Comissão Eleitoral, as chapas vão ter pouco mais de duas semanas de campanha nas bases eleitorais nos Estados. É quase certo que todos os candidatos já estão a campo fazendo campanha e pedindo votos. Não vão esperar pela homologação completa das chapas. Já tem candidato  a campo à cata do “valioso” voto no dia 5 de maio. As regras eleitorais da Abcgil estão à disposição dos interessados AQUI.

Se você ainda não sabe quais são as chapas e seus componentes, veja abaixo:






Nenhum comentário: