5 de abr. de 2016

Queijo do Gir no Rio de Janeiro

Curral de Gir na Fazenda Pedra do Queijo,
de Túlio Madureira, no Serro (MG).
Fotos: Rosimar Silva - Click para ampliar

Túlio vai ao Rio de Janeiro falar sobre o queijo do Gir


Túlio Madureira da Silva é produtor de queijo artesanal de leite cru no município do Serro, em Minas Gerais. Como todos sabem, o Serro é mundialmente conhecido por produzir queijos de leite cru. Ocorre que Túlio Madureira e seu pai, Bento, se especializaram em produzir uma variedade de queijo do Serro com leite exclusivamente de vaca gir. Esse diferencial que está proporcionando à fazenda Pedro do Queijo produzir o queijo do Gir, de saber único.

O Queijo do Gir já é degustado em quase todo o Brasil e agrega valor a raça gir, pois segundo Túlio, “somente com leite de vaca gir conseguimos produzir o queijo com esse saber, já testamos o leite de outras raças e o saber é diferente, por isso nosso amor ao gir e nossa dedicação à seleção dessa raça para a produção de leite”.

A produção é simples e artesanal, ingredientes
indispensáveis para o sucesso do queijo do gir
Rio de Janeiro

Para falar sobre isso e, principalmente, para mostrar o saber do seu queijo, Túlio será um dos palestrantes do evento "Navegando pelos sabores dos queijos brasileiros", dia 15 de abril, às 13:00 horas, no clube naval, no Rio de Janeiro.

O evento faz parte da comemoração do dia internacional de valorização do leite de leite cru. A iniciativa é da Chef Teressa Corção, em parceria com o Chef Daniel Martins, ambos do Rio de Janeiro. Além da palestra de Daniel Martins e Túlio Madureira, haverá degustação de queijos artesanais nacionais. O dia internacional de valorização do leite de leite cru é comemorado no dia 16 de abril.

A combinação entre o leite cru de vaca gir
e as bactérias que só existem no Serro
produz o Queijo do Gir, de Túlio Madureira
O menu terá os queijos artesanais nacionais como protagonistas das criações da chef Teressa Corção. Será dividido em 5 pratos, harmonizado com vinhos portugueses do produtor Carm, premiado com o Melhor Vinho do douro Prowein 2016.

O ingresso para participar desse encontro custará R$ 135,00 e as vagas são limitadas e reservas devem ser realizadas pelo telefone (21) 2262-6037 ou por e-mail eventos@onavegador.com.br.

Gir


Túlio Madureira em sua Queijaria
A raça gir é originária da Índia, que há mais de trinta anos participa de um Programa de Melhoramento Genético para a produção de leite na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). Com vários touros provados para leite, o Gir simboliza a verdadeira raça leiteira tropical. O queijo do Gir é mais um produto que agrega valor à raça e mostra sua viabilidade econômica. 

Nenhum comentário: