2 de abr. de 2008

Esclarecimento técnico sobre sumários de touros Gir Leiteiro

Rui da Silva Verneque

Prezados criadores, técnicos, estudantes e produtores de leite

É lamentável depararmos com situações conflitantes como a que se expõe no momento. Não posso aceitar afirmações sem base técnica, que, em vez de contribuir, geram confusão para o usuário das informações. Creio, também, ser grande o desconhecimento sobre o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro e a forma séria com que o mesmo é conduzido.

Quando a ABCZ decidiu pela publicação do sumário de touros Gir, usando informações da base de dados de que ela dispõe, eu fui um forte crítico. Não pela iniciativa da ABCZ, que acho muito louvável ao se interessar em disponibilizar informações técnicas para seus associados. A iniciativa da Instituição foi tão IMPORTANTE, que possibilitou a identificação de um excelente touro (Radar dos Poções). Se ela não fosse persistente, poderíamos ter perdido um excelente material genético que se encontrava em nossas mãos.

Minha crítica foi de que os resultados gerariam confusões (e a prova está ai) e precisaríamos encontrar uma forma de atender a louvável intenção da ABCZ, sem, no entanto, gerar conflitos técnicos sérios, pois a edição de um sumário conjunto sem uma forte restrição aos dados geraria crítica, válida, da comunidade científica. Por quê? Porque boa parte dos dados de filhas de alguns touros não está geneticamente conectada e, por isso, resultados de avaliações genéticas usando bases de dados distintas não são comparáveis.

NAQUELE MOMENTO, não conseguimos um acordo e a ABCZ lançou o sumário, organizado por uma equipe técnica competente.

A metodologia usada em ambos os sumários é RIGOROSAMENTE a mesma e, deste modo, do lado técnico, não existe qualquer divergência ou crítica aos sumários. Ocorre, porém, que para elaboração dos mesmos, além da falta de conexão entre as bases de dados, diversos fatores podem concorrer para que os resultados das avaliações genéticas produzam PTAs ou valores genéticos diferentes. Dentre eles, citam-se: a produção e o número das filhas de cada touro, a produção e o número de companheiras contemporâneas, a distribuição das filhas nos diversos rebanhos, a produção das mães dos diferentes touros, o sistema de manejo praticado nos rebanhos, o tamanho da base de dados, etc.

Em resumo, bases de informações diferentes, cada uma não sendo uma subamostra aleatória da outra, por certo gerarão valores genéticos muito diferentes, podendo ser até contrários para certos touros.

A meu ver, um grande problema da edição de vários sumários, no caso dois, produzidos com o mesmo fim, é que, lamentavelmente, alguns fazem uso dos resultados segundo sua conveniência e criticam um processo que é RIGOROSAMENTE transparente, usa a melhor metodologia disponível no momento e é executada visando FAVORECER a toda comunidade de produtores. Portanto, não vejo sentido algumas críticas, apesar de aceitá-las, já que vivemos em um país democrático e todos têm pleno direito de expressar sua opinião.

Deixando essas questões de lado, é melhor lembrarmos que todos têm a responsabilidade de contribuir, igualmente, para o melhoramento do Gir que é o objetivo maior do processo e que vem alcançando sucesso em todos os fóruns de discussão no país e em países tropicais que criam bovinos leiteiros. Aliás, de forma merecida, o Zebu brasileiro é cada vez mais procurado no mundo tropical e o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) cresce anualmente, disponibilizando cada vez mais informações técnicas para toda comunidade de produtores e técnicos. Prova inquestionável disso são os sucessivos incrementos na comercialização de sêmen de touros Gir leiteiro provados, conforme verificado nos relatórios anuais da ASBIA e às melhorias nos valores genéticos médios e na média de produção de leite dos rebanhos Gir leiteiro do país, publicadas nas revistas técnicas. Os consumidores de sêmen da raça tem nos dado respaldo para tais afirmativas.

Vale lembrar que em seu início o PNMGL contemplava a avaliação apenas para produção de leite e de gordura. Hoje se publica informações de leite, gordura, proteína, sólidos totais, medidas do sistema de avaliação linear e de marcadores moleculares, que em breve serão ampliadas. Portanto, não há dúvida, sobre o crescimento e consistência do PNMGL. Precisamos, todos, é de contribuir ainda mais para seu crescimento, uma vez que ele é patrimônio do Brasil.

Com o objetivo de colaborar, sempre lutei e lutarei pela unificação dos sumários, uma vez que as equipes estão cientes de que os benefícios serão enormes para a comunidade sofrida de nossos heróicos criadores, selecionadores e produtores de leite.

Estou certo de que nossa equipe e os companheiros da ABCZ concordam com as afirmações e brevemente poderemos conjuntamente aperfeiçoar os sumários.



Rui da Silva Verneque
Pesquisador da Embrapa Gado de Leite
Coordenador do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rui, concordo com voce que hoje é preocupante (lamentável na minha opinião seria não termos sumário ou programa algum) nos depararmos com situações conflitantes como a exposta no momento, só não concordo em voce não aceitar as "informações" (na verdade uma crítica indagação natural de qualquer criador que compare os sumários) e o fato dessas criticas não contribuirem.
Pelo contrário, acredito que a crítica construtiva contribui, e muito para que o(s) programa(s) seja incrementado e aperfeiçoado.
Só o fato de voce expor sua opinião (muito válida por sinal) demonstra isso.
Realmente as "afirmações" podem carecer de "base técnica" (mas que outra afirmação poderia o usuário fazer?) - e não poderia ser diferente já que o programa (ambos) é uma "caixa preta", houvesse transparência do banco de dados que possibilitaram a compilação desses dados finais e provavelmente teriamos diversas análises de pesquisadores e técnicos independentes (e críticas mais rigorosas e tecnicamente embasadas talvez).
Antecipadamente, assim como voce, entendo que ambos os programas, são iniciativas IMPORTANTES, contribuiram muito e podem contribuir ainda mais para a pecuária brasileira.
O volume de semen Gir na última década saltou de algumas dezenas de milhares para mais de meia dúzia de centenas de milhares comercializadas anualmente! Só esses números já demonstram o tamanho da responsabilidade e necessidade de seriedade desses programas.
Desta forma é alentador verificar que as informações estão sendo ampliadas, e acredito que todos são solidários ao PNMGL e o reconhecem como uma importante ferramenta para a seleção do Gir, Girolando e outros cruzamentos em que a raça participa.
Na minha opinião, de usuário, penso que o programa deveria deixar claro, e diferenciasse os resultados obtidos em rebanhos colaboradores puros e cruzados (girolando principalmente), classificados por algum critério de "handicap" que tornasse homogênea as diferenças de manejo e/ou "qualidade" de matrizes, e alem disso, disponibilizasse o banco de dados na internet.
Lembro-me que a antiga Revista dos Criadores, na década de 60, mostrava em cada edição um adendo com controle leiteiro de várias raças e propriedades, com nome do animal, registro, produção, tempo de lactação etc. (não me recordo se indicava progênie), porque não fazer o mesmo com os resultados obtidos no PNMGL?
Como arquiteto e consultor em estudos de viabilidade sempre "entrego" ao cliente um relatório final com as recomendações e conclusões de cada estudo, sempre, devidamente acompanhadas de um relatório anexo com toda a base de dados que fundamentou o trabalho - não seria o caso dos usuários também terem acesso as informações que fundamentam os sumários?
Gostaria de reafirmar, como já coloquei no "texto" para discução publicado nesse blog "Classificação animal e seleção do Gir", que a EMBRAPA, pela vocação e capacidade técnica mais do que reconhecidas pelo produtor rural brasileiro deveria liderar esse programa, sendo a única entidade com capacitação e abrangência para promover um crescimento consistente (como voce mesmo diz) com qualidade, e principalmente disponibilizá-lo aos produtores brasileiros.
Aproveito a ocasião para parabenizar a EMBRAPA pelo que tem realizado não apenas no PNMGL mas em todos os setores do agronegócio em que atua sendo modelo e referência mundial - oxalá as demais instituições brasileiras, um dia, alcancem e excelência da EMBRAPA.
Sten Johnsson
Rio de Janeiro

Unknown disse...

Sr. Rui Verneque,
A unificação dos sumários é mais um desafio a ser encarado com seriedade e agilidade, pois logo teremos mais outro sumário o sumário da Gir Goiás.

Enquanto não acontece esta unificação dos sumários, nós Produtores de leite, precisamos urgentemente de uma resposta séria diante desta situação divergente:

Em qual dos sumário devemos confiar?

Silvio Neto