19 de abr. de 2008

3º Encontro de criadores de gir já é um sucesso

Chegou a hora. Amanhã acontecerá o 3º Encontro de Criadores de Gir e o 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás. A exemplo dos dois anteriores, este encontro tem tudo para ser um sucesso. Para nós criadores de Gir de Bela Vista e do Estado de Goiás já está sendo um sucesso. Eu estou muito feliz. Estou satisfeito com os resultados até agora obtidos. Descobri novos criadores, novas cabeças, novos entusiasmos, novos horizontes para o Gir do Brasil. Visitei praticamente todos os criadores e essa convivência para mim já valeu à pena. Isso já garantiu o sucesso do evento.

Em mais de 90 dias de trabalho, eu, o Daniel Silvano e o Caio Sandro descobrimos novos amigos, redescobrimos antigos amigos e sabemos agora quem são os verdadeiros companheiros do Gir e os verdadeiros parceiros da raça Gir em Goiás. Evidentemente que não é possível enumerar aqui cada uma das pessoas que foram importantes para nós nesta empreitada.

Esse trabalho de mobilização dos criadores causou algumas surpresas. A maioria das surpresas foram agradáveis, poucas desagradáveis, como tudo na vida. Eu quero ressaltar as coisas boas e importantes.

Descobrimos que, ao contrário do que se pensa, o Estado de Goiás está selecionando Gir Leiteiro. Muitos criadores estão empenhados em utilizar a genética Gir leiteiro por meio dos touros provados. Encontramos em todos os municípios de Goiás criadores motivados em investir em Gir, por isso tivemos essa grande adesão ao nosso movimento em favor do Gir leiteiro.

Quem for ao encontro e ao leilão também se surpreenderá com o nível do leilão. Será um remate que não perde para a maioria dos leilões de recinto, ou virtual.

O encontro e o leilão foi uma ação privada, apesar de sempre ressaltarmos que o interesse maior sempre foi o conjunto dos criadores e o crescimento da raça. Foi um movimento, principalmente, dos criadores de Bela Vista. Para sua realização tivemos o apoio de várias organizações públicas e privadas. Tivemos todo o apoio da ABCGIL – Associação Brasileiro dos Criadores de Gir, por meio do seu presidente, Sílvio Queiroz.

Daneil Silvano, Marcos Teles - Prefeito de Bela Vista e Caio Sandro

Bela Vista
O marketing do 3º Encontro de Criadores de Gir privilegiou o fato de Bela Vista ter sido eleita a Capital Goiana da Raça Gir. Isso por que o município concentrar o maior número de criadores de Gir de Goiás. Nos, criadores de Bela Vista, estamos unidos e empenhados em transformar Bela Vista em referência nacional na seleção de Gir e contamos com o apoio dos criadores do resto do Estado e do Brasil.

Quero agradecer a cidade de Bela Vista que se empenhou nesse trabalho. Mobilizou-se na divulgação do Encontro e participou de todas as formas para concretizar essa meta. Tivemos o apoio de todos os produtores, dos comerciantes, do Prefeito Marcos Teles (foto acima com Daniel Silvano e Caio Sandro), e da comunidade em Geral. Lamentamos também que a nossa principal Empresa da cadeia produtiva do leite, o laticínio Bela Vista, cuja marca Piracanjuba é sucesso no Brasil e no exterior, parceira em outras ocasiões, não se empenhou em participar dessa luta e ficou de fora como patrocinadora do evento. Mas é uma grande imprensa, que tem investido no município, gerando empregos e divisas para Bela Vista, com certeza seus diretores sabem da importância da raça Gir para a cadeia produtiva do leite em todo o Brasil e estaremos juntos em outras oportunidades para promover a raça Gir e a pecuária leiteira.

Quero agradecer os criadores e amigos de outros Estados brasileiros e até o exterior, que por meio do blog Girbrasil participaram das discussões e colaboraram na divulgação e mobilização do nosso evento. Espero que todos venham para Goiás prestigiar esse trabalho e aos que não puderem vir, deixo o convite para nos encontrarmos durante a Expozebu, em Uberaba (MG) no início de maio.

Obrigado Brasil.


Rosimar Silva
,
criador de Gir em Bela Vista de Goiás
e, juntamente com Daniel Silvano e Caio Sandro,
organizadores do 3º Encontro de Criadores de Gir.


Nota do Editor:

Quero ressaltar dois apoios que tivemos que são simbólicos e representam o comprometimento de criadores de gir de todo tipo:

Francisco Fernandes dos Passos, ou simplesmente Chiquinho Ananias, bravo criador de Gir Leiteiro em Joviânia (GO), que não mediu esforços para participar do Encontro e do Leilão. Um exemplo de homem da terra, que sabe o valor da raça gir e que sabe o valor da união em prol da sua atividade. Chiquinho Ananias, parceiro de Bela Vista, capital Goiana da Raça Gir.

José Henrique Fugazzola de Barros, criador de Gir em Batatias (SP) e Naviraí (MS). José Henrique é um criador de gir diferenciado, pois investe em uma qualidade do gir que poucos ainda exploram: produção de leite orgânico. Ele já é produtor de carne orgânica na Fazenda Natureza desde 2002, quando sua fazenda foi certificada. Mas há 30 anos luta em prol de uma pecuária sustentável, com respeito ao ser humano, aos animais e, principalmente, ao meio ambiente. José Henrique é um exemplo de criador com visão estratégica da atividade de seleção da raça gir e soube compreender a importância de apoiar irestritamente o encontro de criadores em Bela Vista, capital goiana da raça gir.

Nenhum comentário: