26 de abr. de 2008

Brumano TE, destaque da Granja do Carlos

Em 2007, ao 47 meses, Brumano TE foi campeão
Touro Jovem na Expozebu, pesando 1000 quilos.

Formiga (MG) – Terça-feira, dia 29 de abril, as 20:30 horas, pelo agrocanal, a Granja do Carlos promove seu segundo leilão virtual. Será uma oportunidade para adquirir animais da raça de extrema beleza racial.

Um dos Destaques da Granja do Carlos é Brumano TE, um campeão nas pistas de julgamento de Gir no Brasil. O touro BRUMANO TE é fruto do trabalho e perspicácia de alguns criadores.

Seu pedigree é a soma do que se tinha de melhor de toda seleção da raça no passado. O pai é Notável, foi um grande reprodutor, cria de Osvaldo Araújo que o cedeu ao criador Jorge Cordeiro, de Dores do Indaiá, que o utilizou em grande escala, deixando uma prole que só enobrece a raça.

A maioria de suas filhas é vermelha, grande, com extraordinária beleza racial, boa de leite e de uma índole invejável. O avô de BRUMANO T.E, pai de Notável, é o extraordinário Lord 347, que segundo o livro “Gir a raça mais utilizada no Brasil”, de Rinaldo dos Santos, foi um excepcional touro que gerou muitas filhas boas de leite e de tipo. A avó de BRUMANO T.E, mãe de Notável, é Gazela, que é filha neta de Norte 65 - J5 que deixou importante contribuição na seleção leiteira, segundo o mesmo livro.

A mãe de BRUMANO TE é Brumana, que é filha de Aruanã Virbay que por sua vez é filha e neta de Krishna Sakina Virbay III – DC (o famoso Virbay), o de melhor produção, o mais leiteiro, o melhor de tipo, que também tem sua descrição no mesmo livro e página citados acima, inclusive menciona 5 filhos e 23 filhas que foram famosos, entre elas a Aruanã, avó de BRUMANO T.E. Brumana, mãe de BRUMANO T.E, era considerada uma vaca rara, de muita raça, leite e premiadíssima em sua época. Disputando e ganhando todos os títulos nas exposições em que participou.

Leilão
Será ofertada uma prenhez de Brumano TE com América (foto), vaca de rara beleza, profunda e dócil. Segundo a Granja do Carlos, “foi vendida no Leilão anterior por quase R$40.000,00 a um grupo de criadores de Uberlândia-MG. Produziu em um único dia quase 30 quilos de leite ao dia”.


Veja os títulos de Brumano:
- Reservado Campeão Bezerro na Expozebu 2004;
- Campeão Júnior Menor na Estadual Belo Horizonte - MG 2004;
- Campeão Júnior Maior na Expozebu 2005;
- Campeão Touro Jovem e Grande Campeão na Estadual Belo Horizonte - MG 2005;
- Campeão Touro Jovem na Expozebu 2006;
- Campeão Touro Jovem na Expozebu 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida!
Um touro TOP do Gir. Show...
Eu fico imaginando o produto dele com vaca Radar ou Emulo...

Sten Johnsson
Rio de Janeiro