10 de mai. de 2008

Sucesso dos Goianos na Expozebu

José Mário Abdo, Leo Machado e Leo Machado Pai.
Goianos campeões na Expozebu 2008.

Uberaba (MG) – Dois goianos se deram bem na Expozebu 2008. Léo Machado e José Mário Abdo foram os grandes vitoriosos do Gir Leiteiro deste ano. Léo Machado foi o melhor Expositor Gir Leiteiro com 672 pontos e ganhou o prêmio de reservado grande campeão de machos com o touro Fardo TE F. Mutum. José Mário Abdo ganhou o grande campeonato Fêmea de Gir Leiteiro com Utopia Fiv JMMA (Radar dos Poções X Dengosa Mutum). Também ganhou o grande campeonato Fêmea gir mocho. O touro campeão Gir Mocho também foi cria de José Mário Abdo.

José Mário Abdo também faturou o campeonato Fêmea jovem do torneio leiteiro com Taça Fiv, que produziu 82,110 kg de leite em 3 dias de concurso. Taça Fiv também levou o prêmio de melhor úbere. Léo Machado faturou o campeonato Vaca Jovem do torneiro leiteiro com a vaca Deliciosa Mutum, que produziu 100,570 kg, em 3 dias de prova. Deliciosa Mutum também ganhou o prêmio de melhor úbere na categoria.

O resultado do julgamento de Gir Leiteiro deste ano mostrou que a hegemonia dos tradições rebanhos estão sob forte ameaças de novos criadores. O melhor expositor foi Léo Machado, de Goiás, desbancou os tradicionais criatórios Calciolândia, Brasília e Silvânia. O surgimento de José Mário Abdo disputando os principais prêmios da mega exposição do zebu mundial, mostra que a genética gir leiteira está à altura de qualquer um que deseja trabalhar com determinação e seriedade.

Na raça Gir mocha, a grande campeã foi a vaca Fada Vila Rica (foto), de Dilson Cordeiro de Menezes, alcançou produção final de 110,850 kg de leite em 3 dias, com média nas ordenhas de 12,403 kg (3 ordenhas por dia). Fada também ganhou o prêmio de melhor úbere da raça. Dílson é um destaque do Gir leiteiro do Centro-Oeste. Seu desempenho nas pistas e concurso leiteiro melhora a cada ano.

No ranking de melhor criador, Gabriel Donato de Andrade aparece em 2º lugar, Eduardo Falcão em 7º lugar e Fazenda Brasília em 10º.

Zé Mário Abdo recebe das mãos de Silvio Queiroz o
prêmio de Grande Campeão de Fêmeas de Gir Leiteiro.

Nenhum comentário: