21 de mai. de 2008

Palestrantes do CONGIR

Araxá (GO) – Veja aqui os principais palestrantes do 1º CONGIR – Congresso Internacional das raças Gir e Girolando, dias 6, 7 e 8 de Junho, no Hotel Ouro Minas, em Araxá (MG). Visite o site oficial do CONGIR.


Vicente Nogueira, engenheiro agrônomo, com mestrado em economia pela Universidade Federal de Viçosa; produtor de leite em Uberlândia; diretor do Departamento Econômico da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios; presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e presidente da Federación Panamericana de Lecheria – Fepale) No Congir, Vicente Nogueira vai falar sobre “Perspectiva Mundial da Produção e Mercado do Leite”


Henry Berger, médico veterinário formado pelaUSP com mestrado e doutorado em reprodução animal. Bastante jovem ainda, o pesquisador Berger tem MBA em gestão empresarial, é gerente da Igenity para a América Latina. O tema de sua palestra no Congir será “O Marcador Genético Igenity: Nova Ferramenta de Seleção e Manejo para a Pecuária Leiteira”


Rodrigo Sant’Anna Alvim, presidente Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e também da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do CONSAGRO/MAPA. Com bastante experiência na área, Rodrigo Alvim tem percorrido várias partes do país fazendo palestras e participando de debates sobre assuntos ligados ao leite. No Congir, ele vai falar sobre o ”Cenário Atual e Perspectivas da Produção de Leite no Brasil”


Roberto Simões, atual presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais, do SEBRAE/MG e do SENAR/MG. Um dos pontos de destaque na gestão de Roberto Simões à frente da FAEMG tem sido a preocupação com o setor leiteiro de Minas Gerais, através de programas educacionais e de incentivo à pecuária leiteira. É sobre este trabalho que vem desenvolvendo que ele vai falar no Congir: “Programa de Apoio à Produção Leiteira: O Educampo e o Balde Cheio”


Leandro Feijó, médico veterinário e um dos responsáveis pela Coordenação de Controle de Resíduos Contaminantes do MINISTÉRIO DA Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tema de sua palestra no Congir vem de encontro a uma preocupação de produtores de leite, principalmente das cooperativas agropecuárias: “O Programa Nacional de Controle de Resíduos do Leite do MAPA.”


José Silva, presidente da Emater/MG e da ASBRAER - Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural. A Emater, tradicionalmente, tem sido a grande parceira do homem do campo, principalmente do pequeno produtor. Esta parceria nos últimos tempos tem se voltado em especial à produção de leite, notadamente na disseminação das vantagens de se aplicar o uso da genética para a melhoria dos rebanhos. José Silva, no Congir, vai falar sobre “A Extensão Rural: Ferramenta para Melhoria da Pecuária Brasileira”


Silvio Queiroz Pinheiro, presidente da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, criador de gir em Uberaba (MG). Graças ao seu conhecimento na área do gir leiteiro e uma intensa capacidade de organização, Sílvio Queiroz à frente da ABCGIL busca a promoção da raça e dos seus criadores. O tema de sua palestra é exatamente uma dissertação sobre as ações da entidade que dirige. “A ABCGIL e as ações para o crescimento da raça no Brasil e no Mundo”;



André Rabelo Fernandes e Aníbal Eugênio Vercesi Filho são dois representantes da ABCGIL. André é Zootecnista da ABCGIL e vai falar sobre “Evolução da Seleção do Gir Leiteiro”; Aníbal é médico veterinário e diretor técnico da entidade. O tema de sua palestra é “A ABCGIL e o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro”.



Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da Milkpoint tem forte presença em eventos e debates que discutem pecuária de leite. Um dos mais profundos conhecedores dos meandros da política e da produção leiteira, Marcelo vai abordar em palestra no Congir o tema “O setor lácteo sob fortes mudanças: os possíveis impactos na cadeia leiteira”

Luis J. Saud, venezuelano e um dos mais conhecidos pecuaristas da Venezuela. Freqüentador assíduo de eventos que envolvem a pecuária brasileira e internacional, Saud esteve na última Expozebu e vai falar no Congir sobre a ”Importância do Gir na Produção de Leite na América Latina”



Carlos Henrique Cavallari Machado, diretor e técnico da ABCZ onde vem desenvolvendo um trabalho sério e competente no que diz respeito aos avanços e pesquisas em torno do melhoramento genético das raças leiteiras zebuínas. Carlos Cavallari vai falar no Congir sobre “Programa de Melhoramento Genético da ABCZ voltado ao leite”


José Olavo Borges Mendes, presidente ABCZ tem demonstrado uma preocupação positiva no que diz respeito aos avanços genéticos em torno do gir. Nome respeitado nos círculos governamentais e influente voz na pecuária internacional, José Olavo foi um dos primeiros apoiadores para a realização deste Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando. Ele vai falar sobre “A ABCZ e o Gir”.



Eduardo Falcão, dono da Estância Silvânia, um dos mais conhecidos giristas leiteiros do país. Proprietário de campeões e campeãs várias exposições de Gir do Brasil. Eduardo Falcão irá contar no Congir algumas de suas experiências vitoriosas, em cases de grande importância informativa para os congressistas.




José Donato Dias Filho, presidente Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, é um reconhecido “apaixonado” pela raça. O trabalho desenvolvido pela sua diretoria tem repercutido de forma bastante positiva no setor. Criador experiente, Donato vai falar no Congir sobre a entidade que preside: “A Girolando”


Leandro de Carvalho Paiva, supervisor técnico da Girolando, com larga experiência em testes de progênie. Ele vai falar no Congir sobre “Sistemas de Cruzamentos para Obtenção do Girolando PS”


Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir -, agrônomo, pós-doutorado da Embrapa, aliou seus conhecimentos técnicos adquiridos ao longo de vários anos de pesquisas e estudos a uma comovente dedicação ao gir leiteiro. É voz presente em vários eventos onde a qualidade da pecuária leiteira está sendo discutida. É presidente da Gir Goiás. No Congir, o doutor Emílio da Maia vai mostrar o tema:“Teste de Touros da Raça Gir para Avaliação Leiteira”


Rui da Silva Verneque, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite –Embrapa, tem mestrado na área, com larga experiência na área de bioestatística e genética. É coordenador do Programa Nacional de Melhoramento do Zebu Leiteiro. No Congir, ele vai falar sobre “Programa Brasileiro de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro”



Cuauhtémoc Cárdenas Solorzano, conhecido internacionalmente como um pioneiro na criação de Gir no México, é ex-governador da Cidade do México e do estado de Michoacan e ex-ministro do Meio Ambiente mexicano. Cárdenas, além de criador, é homem preocupado com o desenvolvimento das raças leiteiras, particularmente o gir e o girolando. No Congir, o tema de sua palestra será “Os antecedentes do gado zebu no México e sua importância no desenvolvimento do rebanho leiteiro, em particular da raça gir”


Eduardo Dessimoni, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da FAEMG, Coordenador da Câmara Setorial de Pecuária de Leite do Conselho Estadual de Política Agrícola, presidente da CALU. Dessimoni esteve recentemente na Nova Zelândia e conheceu de perto o trabalho que aquele país desenvolveu para se transformar nos dos maiores produtores de leite do mundo. O exemplo neo-zelandês está inserido na sua palestra dentro do Congir: “O Cooperativismo do Leite e seus Desafios”.


Leonardo Oliveira Fernandes, pesquisador Epamig e responsável técnico pelo rebanho gir leiteiro da Epamig. O trabalho que a Epamig Uberaba vem desenvolvendo junto ao gir leiteiro tem despertado as atenções de todo o país. E é exatamente esse trabalho que Leonardo vai apresentar como tema de sua palestra no Congir:” O gir leiteiro da fazenda experimental Getúlio Vargas da Epamig”.




José Olavo Júnior, representante da Fazenda Mata Velha, que está reunindo material genético das raças zebuínas na Índia com o objetivo de trazer novas contribuições à seleção de gado zebu no Brasil. Com o tema “Gir na Índia: A Nova Opção Genética: laboratório, comercialização”, José Olavo Júnior abre a discussão nacional sobre essas importações da Índia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugestão aos organizadores.
Filmem todas as palestras. Alem garantir o registro histórico e acad6emico a reunião do conjunto de palestras pode ser distibuido aos que não puderem participar do encontro.

Sten Johnsson
Rio de Janeiro