11 de mai. de 2008

Gir na mídia

Fotos: Rosimar Silva
Um exemplo do interesse da mídia pelo gir foi a solenidade de premiação do concurso leiteiro da Expozebu 2008, em Uberaba. Uma multidão de fotógrafos e cinegrafistas perfilaram para verem as estrelas do gir leiteiro na passarela da Expozebu.

Uberaba (MG) – O crescimento da raça Gir no Brasil e no mundo gerou um fato novo para os criadores: o interesse da mídia pelos acontecimentos que envolvem a raça. Doravante os criadores de Gir, a exemplo de seus animais, também estão virando celebridades no mundo da pecuária. Alguns criadores, sabiamente, estão usando essa popularidade como um instrumento de promoção e divulgação dos seus rebanhos. Além dos jornais, revistas, blogs, sites e rádios, o que faz sucesso mesmo é a televisão. A televisão é grande força da mídia e o Gir começou a fazer parte do dia-a-dia das principais TV´s especializadas do Brasil.

Este ano a cobertura jornalística pelas emissoras de televisão na Expozebu transformou a vida dos criadores que recebiam premiações na pista de julgamento. A cada prêmio recebido, uma corrida de repórteres para pegar a melhor fala. Diante disso, o criador agora, além de estudar os acasalamentos, o manejo do seu gado, terá que se preocupar em como fazer para dar o melhor recado na hora que for entrevistado pela mídia à procura de informações sobre o gado Gir.

Girbrasil documentou os principais criadores nos seus momentos de celebridades concedendo entrevistas.


Flávio Peres, filho de Rubens Peres, um dos pioneiros do Gir Leiteiro, da Fazenda Brasília, concedeu uma série de entrevistas neste ano para comentar a super lactação de Setiba de Brasília, vaca de sua propriedade que superou os 18 mil quilos de leite em lactação oficial. Com essa lactação, passou à condição de recordista mundial da raça gir em produção de leite.




Gabriel Donato de Andrade, da Fazenda Calciolândia, em Arcos (MG), concede entrevista durante a divulgação dos resultados do 30º Concurso leiteiro. Gabriel foi o vencedor do concurso deste ano com a vaca Prateada TE Cal, com produção final de 120,430 kg de leite em três dias. Gabriel tem uma história de mais de 40 anos selecionando gir leiteiro em Calciolândia.




Leo Machado, criador de girem Alexânia (GO), ganhou o concurso leiteiro na categoria Vaca Jovem com Deliciosa TE Mutum, que produziu 100,570. Deliciosa faturou também o prêmio de melhor úbere da categoria. Léo é um dos criadores de maior sucesso no Gir Leiteiro. Em pouco tempo de seleção já está entre os melhores do país, um exemplo de dedicação e persistência.





José Luiz Junqueira Barros, o "Bi", criador e selecionador de Gir dupla aptidão na fazenda Café Velho, em Cravinhos (SP), foi bastante assediado pela mídia em Uberaba devido ao grande feito de ganhar os dois grandes campeonatos (machos e femeas) e seus reservados no julgamento Dupla Aptidão da Expozebu 2008. Ganhou com o Touro Criatal DOBI, um filho de Escocez e com Bagdá DOBI, que já tinha sido a grande campeão da Expozebu 2007.




Artur Souto Maior Filizolla, criador de gir Leiteiro na Fazenda dos Poções, em Jequitibá (MG), criador do consagrado touro Radar dos Poções. Souto também foi um vitorioso nesta Expozebu, pois seu touro Radar continua na liderança do Rangink do Sumário de Touros da ABCZ/Unesp, a vaca grande campeã do concurso leiteiro, Prateada TE Cal, é filha de Radar. Ao lado de Souto na foto, Antônio Paulo Abate, um grande criador que colaborou na consolidação do Leilão Gir Leiteiro Puros de Origem.




João Machado Prata Júnior, criador na Fazenda Aprazível, em Uberaba, foi o responsável pela criação do Leilão Gir Leiteiro Puros de Origem, que abriu a temporada de leilões em Uberaba e obteve grande sucesso com médias dentro da realidade do gir. João Machado tem se notabilizado pelo trabalho de articular o crescimento da raça por meio da união dos criadores de gir leiteiro.






Sílvio Queiroz Pinheiro, criador de gir na Fazenda Arapoema, Uberaba e presidente da ABCGIL - Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro. Como presidente concedeu uma série de entrevistas para explicar o sucesso do Gir no Brasil: sucesso na venda de sêmens, no leilões e nas pistas de julgamento.





Luiz Ronaldo, a grande estrela dos leilões de Gir leiteiro de Uberaba. Consultor Técnico dos principais criadores de gir, domina com habilidade todas as informações acerca da raça e é um motivador, estimulador dos lances durante os leilões. Seu papel é informar com mais profundidade a origem de cada animal que vai à remate. Luiz, na condição de grande conhecedor da raça, já está familiarizado com o assédio da mídia televisiva.

Nenhum comentário: