29 de mai. de 2008

Marajá de Jasdan em Paraopeba (MG)



Marajá de Jasdan, SATYAJITJI KHACHAR,
a esposa ALAUKIKA e os príncipes SHIVRAG e RAVIRAG.

Paraopeba (MG) – A terceira edição do Simpósio da Jasdan, dias 13 e 14 de junho, na Estância Jasdan, além de inúmeros convidados de variás partes do Brasil, terá a presença ilustre do Marajá de Jasdan, Satyajitji Kaachar, que virá ao Brasil especialmente para participar do evento.

Segundo Onofre Ribeiro, o Marajá está com vôo marcado para o Brasil e será o grande destaque o Simpósio, que tem como promotores Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan e José Afonso Bicalho, da fazenda Cachoeira.

Quem é Satyajitji Kaachar

Em 1660 Vika Khachar conquistou uma grande área denominada Kathiawar, habitada pelo povo Kathi tornado o rei do Kathiawar denominado o Estado de JASDAN, iniciando uma seleção de Gir e de cavalos Katiawari, isto em 1665.

O nome de JASDAN, desde então, tornou-se conhecido pelo gado e pelos cavalos de escol. Boa parte das iniciativas visaram sempre o melhoramento dos rebanhos. O atual Marajá D.S. Satyajitji Kaachar; 11ª em linha direta ao ancestral Vika Khachar, é um cuidadoso criador de Gir.

O Gir de Jasdan é selecionado para leite, porte e beleza. Algumas linhagens têm 300 anos de idade. A produção leiteira é de 3.700 litros em média, com algumas vacas produzindo mais de 5.000 litros em 300 dias.

Segundo Onofre, “os famosos touros “Krishna” e “Priyatam” descendem do touro “Mayar”, de Jasdan, presente do avô de Satyajitji ao Marajá BHAVNAGAR, isto nos anos de 1940”.

As duas fotos são dos Palácios de Baroda e Jasdan, na Índia.

Nenhum comentário: