20 de mai. de 2008

Depois dos "Puros", vem aí "Os Pioneiros"

Goiânia (GO) – Os dois planteis de Gir leiteiro mais antigo do Brasil – CA e FB - vão unir forças para realizarem o 1º leilão Pioneiros Virtual, dia 19 de agosto, terça-feira, pelo canal Terra Viva.

Joaquim José da Costa Noronha, conhecido como Kinkão, (à esquerda na foto), herdeiro da Fazenda Campo Alegre, cujo avô, João Baptista de Figueiredo Costa, iniciou a seleção de Gir em 1932 e José de Castro, herdeiro da fazenda FB, iniciais do avô, Francisco Figueiredo Barreto, que começou a criar Gir um ano depois da fazenda Campo Alegre, em 1933, vão realizar um velho projeto de fazerem um leilão das duas marcas.

No evento serão ofertados 36 lotes. São cinco bezerras, cinco novilhas prenhes, cinco prenhezes sexadas de fêmea e três doadoras de cada promotor.

As marcas CA e FB estão no imaginário do criador brasileiro graças ao sucesso dos touros CA Evereste, CA Sansão e outros mais da fazenda Campo Alegre e FB Cadarso, por exemplo, da marca FB, de José de Castro.

A fazenda Campo Alegre fez o grande campeão Gir Leiteiro da Expozebu 2008 com o touro CA Donald.

Segundo eles, este primeiro leilão dos “Pioneiros” ofertará “o que existe de melhor em cada propriedade”. Vale à pena conferir.

Nenhum comentário: