13 de mai. de 2008

Ministro da Agricultura participará do CONGIR

Humberto Paes Leme, Orlei Moreira, Ministro Reinhold Stephanes, José Sab Neto e
Rosimar Silva, durante audiência no Ministério da Agricultura, em Brasília, no dia 13 de maio de 2008.


Brasília (DF) - Reinhold Stephanes, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu em audiência no Ministério da Agricultura, em Brasília, representantes do CONGIR – Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando. Na oportunidade, José Sab Neto, coordenador geral do CONGIR e criador de Gir em Uberaba, convidou o ministro para participar do congresso dias 6,7 e 8 de junho, no Hotel Ouro Minas, em Araxá (MG).

Reinhold Stephanes confirmou a presença na abertura do evento e diz que está interessado em conhecer mais sobre o potencial das raças Gir e girolando. José Sab Neto esteve acompanhado de Rosimar Silva, criador de Gir em Bela Vista de Goiás, vice-presidente da Girgoiás e editor do blog Girbrasil, Humberto Paes Leme, diretor da Pool Comunicação, empresa organizadora do CONGIR e Orlei Moreira, coordenador de programação do evento.

José Neto também aproveitou para falar ao ministro sobre importância das raças Gir e girolando para a cadeia produtiva do leite no Brasil, ressaltando que mais de 80 por cento do leite produzido no país vem dessas duas raças. Disse também que os criadores estão empenhados no melhoramento genético das raças, citando os programas de melhoramento da Embrapa/Abcgil e Embrapa/Girgoiás que avaliam touros Gir P.O. para leite e o programa de melhoramento do Girolando desenvolvido também pela Embrapa .

Segundo José Sab Neto, “o congresso será uma oportunidade de se discutir a integração da cadeia produtiva do leite, os avanços científicos que contribuem para o melhoramento das raças zebuínas leiteiras e a importância do mercado interno e externo para os produtores de leite”.

Por sua vez, o ministro manifestou interesse em conhecer melhor as raças Gir e Girolando. Disse que viu animais dessas raças na Expozebu e ficou encantado com a qualidade e o tamanho dos úberes. Durante sua passagem por Araxá para participar do evento, Reinhold Stephanes deve visitar uma propriedade local produtora de leite.

Comitiva do CONGIR mostra aos ministro da agricultura a programação do Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando. O Ministro confirmou sua presença na abertura do evento, em Araxá (MG)

Nenhum comentário: