31 de dez. de 2007

Mateus Giannini - Passos (MG)

Rosimar Silva,

Meu nome e Mateus Giannini tenho 32 anos e sou medico Cirurgião do Aparelho Digestivo na Santa Casa de Passos MG. Sou também um jovem criador de gir (apenas 3 anos) e queria deixar um depoimento.

Atualmente um dos meus maiores prazeres é passar uma tarde 'rodeado' pelo gado gir, poder ficar observando as diferentes tonalidades de pelagens; seu perfil inconfundível; seu cheiro doce e sua docilidade maternal. Isso tem uma função anti-stress e a capacidade de reabastecer as baterias, gerar energia para jornadas desgastantes no bloco cirúrgico.

Tive a felicidade também, em parceria com meu amigo e professor Miller Cresta, de conquistar o Torneio Leiteiro da FEILEITE 2007, categoria novilha com o animal Dália TE Ribeirão Grande, que é Ben Nado (Nobre) x vaca CAJU (foto) e que nos deu mais ânimo para investir na raça de maior produção de leite e sólidos a baixo custo, com maior rusticidade e beleza. Agora com função "anti-stress". Sem duvida é a RAÇA DO FUTURO.

Parabéns pelo BLOG, com certeza serei visitante freqüente.

Um abraço

Mateus Giannini


Feliz 2008 a todos os giristas do mundo

Goiânia (GO) - Não tem mais jeito para o ano de 2007. Daqui a poucas horas ele se acaba. 2008 vem logo ali, cheio de expectativas, prometendo muita coisa boa para a raça gir. Agora será a última vez que acesso o blog. Depois só em 2008. Desejo a todos os ilustres visitantes, amigos distantes e apaixonados na raça gir um ano bom. Bom significa, principalmente, duas coisas:
Saúde e paz.
Confesso que o ano de 2007 não foi dos melhores. Mas termino o ano satisfeito pela quantidade de amigos que conquistei por meio do Blog. Vocês estão vendo esse globo girando aqui do lado direito? Clicka nele e verá a localização dos visitantes que estão online, ou seja, nos visitantes que estão neste momento acessando o blog. É bom para ver que na mesma hora que estamos online tem gente espalhado pelo Brasil, na Colômbia, na África, Estados Unidos e etc.
Em 2008 vamos aprimorar mais a divulgação por meio de Girbrasil na Internet. Vamos criar a Revista Girbrasil Online, que será uma revista eletrônica com matérias das fazendas, dos criadores e seus rebanhos. Vamos criar também a Girbrasil Video, com os filmes sobre gir, além de outras novidades.
DVD
Girbrasil está se especializando na criação, produção e edição de DVD`s. Em breve você poderá contratar a produção de um DVD sobre seu rebanho, sua fazendo, ou de apenas um animal que deseja promover. Além da produção, vamos fazer toda a divulgação do DVD vias nossos canais de comunicação na Internet, que é a maneira mais rápida, eficiente e barata de promoção, informação e divulgação.
Guia Nacional de Criadores de Gir
Esse é um sonho antigo. Fazer um Guia Nacional de todos os criadores de Gir. Será uma forma de participar do mercado nacional do Gir e do Girolando. Em 2008 vamos buscar parceiros para a confecção do Guia de Criadores, que terá duas versões, a impressa e on-line. Por isso, se você é criador, envia seu nome completo, endereço completo, nome da sua fazenda, municipio para compor o nosso banco de dados do Guia. Na verdade o Guia será o verdadeiro Mapa do Gir no Brasil.

Na Frente
Quem chega primeiro bebe água limpa. Recebi dia 28 um panfleto anunciando o Leilão Gir Leiteiro Puro de Origem. Trata-se do leilão do grupo denominado "Puro de Origem", composto por João Machado Prata Júnior, da fazenda Aprazível, Água Comprida (MG); Antônio Paulo Abate, Fazenda Albertina, Campo Florido (MG); Arthur Souto Maior Filizolla, da Agropastoril dos Poções, Jequitiba (MG); Léo Machado Ferreira, fazenda Mutum, Alexânia (GO) e Onofre Eustáquio Ribeiro, Estância Jasdan, Paraopeba (MG).
O leilão está marcado para o dia 3 de maio de 2008. Será num sábado em plena Expozebu, às 12:00 horas.
Dose Dupla
Esse leilão substitui o antigo "Dose Dupla". João Machado, depois de 3 edições do Dose Dupla, teve coragem de acabar com o leilão e buscar um novo formado, com parceiros sólidos com foco exclusivo no gir leiteiro.
João Machado percebeu cedo que o negócio não está para dose dupla, mas sim para gir leiteiro. Essa articulação para formar o grupo Puro de Origem iniciou dentro do leilão Dose Dupla, que já estava condenado à morte. Buscou dois rebanhos consolidados e respeitados no Brasil e no Exterior: Fazenda dos Poções, rebanho que já deu Radar dos Poções e João Feliciano Ribeiro, por meio do seu filho e herdeiro, Onofre Ribeiro. Buscou um criador especialista em leilões e criador de Nelore, além de gir, que é Antônio Paulo Abate, que terá, junto com os outros membros do grupo, a função de atrair novos e importantes criadores para o recinto do "Puro de Origem". E por fim, conquistou o criador de maior destaque entre os novos criadores, a revelação do Gir leiteiro de Goiás, Leo Machado, o Leozinho da Fazenda Mutum, criador da vaca Dengosa F. Mutum, que nos últimos anos vem conquistando cada vez mais espaço nas principais exposições do Brasil, como mega leite, expogoiás, expobrasília, Expozebu e Expomilk.
Está formado o "Puro de Origem". Para consolidar o projeto, o grupo contratou a Publique, a maior e melhor agência de publicidade do agronegócio do Brasil.
Já estão trabalhando. Com certeza vão ter sucesso e, o que é mais importante, vão ganhar dinheiro.
Já ouvi conversa de que o grupo fará dois leilões. Esse e outro só de embriões. Não tenho essa informação, mas pelo nome pode até pintar aí embriões vindo da Índia.

Divulgação e promoção do Gir

Rosimar,

Parabéns pelo blog Girbrasil, uma ótima inovação de 2007 que será melhor ainda em 2008 com certeza. Os criadores de gir de Goiás e do Brasil têm nas mãos um instrumento importante de divulgação. Girbrasil é importante veículo de informação e divulgação sobre a raça. A raça Gir no Brasil está crescendo muito. Os criadores estão bastante eficientes dentro dos currais, mas precisamos de divulgação. Precisamos de mídia. Girbrasil tem dado uma importante contribuição na divulgação do Gir e dos criadores..

Feliz 2008!!!


Uelde Ferreira - Edinho
Goiânia - GO

30 de dez. de 2007

Manual de Doma de animais da raça Gir

Goiânia (GO) - Há alguns dias estou publicando os e-mails que recebo dos amigos e criadores de gir de várias partes do Brasil. Faço isso para mostrar o carinho do criador com o Blog. Este canal é coletivo. Não é meu. Tenho apenas a honra de atualizá-lo diariamente. Mas está a serviço dos criadores de gir do Brasil e de outras partes do mundo. Segundo minhas estatísticas, o numero de visitantes de outros países vem crescendo a cada dia, principalmente os países latinos, onde também se cria gir.
Até o dia 2 de janeiro de 2008, publicarei todos os e-mails que receber. Veja o caso do Antônio Henrique Braga, de Goiânia (GO), que participou solicitando uma manual de doma para aplicar em sua propriedade. Logo me veio a idéia de solicitar via blog aos colegas criadores, técnicos e especialistas se têm alguma literatura que possa ser útil ao conjunto dos criadores.
Aguardo colaborações.

Antonio Henrique Braga - Goiás


Caro Rosimar,

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog e pelo serviço que você presta ao GIR do BRASIL.

Como já havia comentado via e-mail, sou mais um dos apaixonado pela raça e este ano estou realizando dois grande sonhos.

Primeiro: adquirir a minha primeira gleba de terra no município de Ouro Verde de Goiás.
Segundo: iniciar a minha criação com 09 bezerras adquiridas do Sr. Antonio Pinheiro (Serranópolis - GO) (foto)

Assim, aproveitando o ensejo, envio-lhe uma foto do "plantel" e gostaria de saber se você tem algum manual de doma para que eu possa amansá-las adequadamente.

Um grande abraço e que o ano de 2008 seja repleto de bezerros no pasto.


Antonio Henrique Braga
Gerente Comercial dos Correios de Goiás
Coordenador do Curso de Administração de Empresas
Faculdades Objetivo - Goiânia

Olá Rosimar Silva, com vai?

Quero parabenizar-lhe pelo seu blog, pela revista Girbrasil, pelas oportunidades de debates e pelo profissionalismo, que vem conduzindo as notícias.

Quero lhe agradecer pela publicação do julgamento na Colômbia e dizer que somos companheiros.

Nesta oportunidade quero lhe desejar um feliz 2008 juntamente com sua família, e pedir para que "Deus" nos dê saúde para trabalharmos unidos pelo nosso Gir.

Muito sucesso no seu seminário/encontro ai em Bela Vista de Goiás.

Um forte abraço.


José Jacinto Júnior

Jurado Oficial da ABCZ e

criador de Gir

Ituiutaba - MG

Grande Aldeia do Gir

Prezado Rosimar Silva,
Parabéns pelo blog Girbrasil. É muito importante ter noticias sobre a raça, ficar informado, se relacionar com outros "giristas ", e tudo isso você esta proporcionando com sua grande idéia.
Parabéns! Feliz 2008 para você e todos os criadores de Gir ligados em Girbrasil.

Mateus Giannini
mateusgiannini@hotmail.com
Passos - MG

29 de dez. de 2007

Gir das Paineiras

Rosimar,

Um ótimo 2008 a você e a todos os criadores de Gir do Brasil, que você continue o ótimo trabalho com o Blog e a revista da GirBrasil, e que todos os giristas deste imenso país continue lutando para o melhoramento da raça. 2008 tem tudo para ser o ano do Gir.

Grande Abraço e um ótimo ano.

Zé Eduardo Mello – por e-mail
Gir das Paineiras
Itapetininga/SP

Becca das Paineiras - Uma das grandes apostas do Gir das Paineiras. Filha do Napolitano TE da Cal com Meninda da NE, em seu pedigree conta com touros como Gaiolão DC, Pushpano IMP, Hindostan IMP, Jaguar 3R na linha baixa e com C.A. Everest e a grande Senxém da Cal na linha alta. (fonte: página do José Eduardo Mello no Orkut)

28 de dez. de 2007

Dezembro 2007: mais de 4 mil visitas no blog Girbrasil

Click no gráfico para ampliar

Goiânia (GO) – Ainda nem terminamos o mês de dezembro e o blog Girbrasil já superou as 4 mil visitas. Um recorde de visitas entre todas as páginas da raça gir na Internet. Os produtos Girbrasil na internet são os mais visitados. O blog Girbrasil, a página de filmes Girbrasil no Youtube e os álbuns de fotos no Picasa, do google.

Veja o gráfico de visitas, gerado às 20:20 (oito horas e vinte minutos da noite de hoje). Nesta hora já havia 4.145 visitas. Por tudo isso, o blog atualmente é a principal mídia da raça Gir no Brasil. A forma mais rápida de comunicação entre criadores e selecionadores.

Agradeço a participação e colaboração de criadores de gir do Brasil e da América Latina que me mantem informado para produzir e atualizar o blog diariamente. Quero contar com o mesmo apoio dos criadores em 2008. O sucesso da nossa atividade só depende do nosso trabalho.

Um abraço a todos e obrigado pelo sucesso do Blog Girbrasil.

Rosimar Silva - Editor

João Guilherme - gado EVA

Caríssimo Rosimar,

Agradeço seus votos e lhe retribuo com meus sinceros votos de boas festas e feliz ano novo. Que em 2008 possamos estar mais vezes juntos.

Um forte abraço do

João Guilherme Maldini (por e-mail)
Criador de gado EVA
Curvelo (MG)

Pirapora/MG

Caro Rosimar,

Ontem realizei uma transferência de R$ 15,00 para sua conta referente o envio de duas edições da excelente revista por você editada. A agência remetente é a de Pirapora, 0125-2 do Banco do Brasil. Os exemplares poderão ser encaminhados para José Patrício da Silveira Neto, rua Bahia, 373 – Pirapora/MG. CEP 39270-000.

Aproveito o ensejo para ratificar meus sinceros votos de um 2.008 cheio de realizações, rogando a Deus uma porção dobrada do Seu Espírito para você continuar nesta hercúlea luta em favor da raça sagrada do Gir.

Fica com Deus.

José Patrício da Silveira Neto (por e-mail)
Pirapora/MG

27 de dez. de 2007

Gir Leiteiro Recanto do Sol

Prezado Rosimar Silva,

Que o ano de 2008 seja repleto de boas noticias giristas; que você tenha junto aos teus muita saúde, tranqüilidade, equilíbrio e discernimento para continuar a tua empreitada na divulgação da raça Gir; que o Arquiteto Maior do Universo possa te iluminar sempre.

Cordialmente,

Ronaldo Costa da Silva (por e-mail)
Gir Leiteiro Recanto do Sol

25 de dez. de 2007

Sílvio Queiroz Pinheiro - Abcgil

Prezado Rosimar,

Ao cumprimentá-lo, desejando a você, à sua família e aos seus leitores um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações, quero reafirmar o meu respeito e admiração pelo seu trabalho como criador, como incentivador e divulgador da raça Gir.

Embora não seja assíduo leitor da mídia digital, tenho acompanhado algumas manifestações expostas em seu Blog por pessoas interessadas no desenvolvimento da criação e nas seleções da raça Gir.

Enquanto criador e representante dos criadores de Gir Leiteiro associados da ABCGIL, na função de presidente da Associação, tenho plena consciência da responsabilidade pela condução das ações que possam dar sustentação ao trabalho de seleção da raça na sua função para produção de leite economicamente viável nas nossas condições tropicais.

Certamente que as questões relacionadas com a credibilidade dos resultados das provas zootécnicas aplicadas à seleção do Gir Leiteiro, em especial o controle leiteiro, são prioridade de nossa gestão.

É oportuno e também importante manifestar o quanto tem sido gratificante constatar o reconhecimento da nossa entidade maior, a ABCZ, pelo trabalho desenvolvido pela ABCGIL e, mais gratificante ainda, poder contar com o apoio de toda a Diretoria comandada pelo Dr. José Olavo para que possamos cada vez mais prosseguir com o trabalho em prol do Gir Leiteiro.

Tenho absoluta certeza que posso contar com sua costumeira colaboração para que este trabalho seja qual for a seleção praticada, seja, também, cada vez mais intensificado e reconhecido, sem os preconceitos e contradições que nada contribuem para com o desenvolvimento da raça Gir.

Receba o meu abraço e peço que o transmita a todos aqueles o acompanham.

Silvio Queiroz Pinheiro
Presidente da Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro
Uberaba (MG)

silviop@solar.com.br

Sílvio Queiroz e Rosimar Silva durante o 1º Seminario de Acasalemento a Campo da Raça Gir, realizado em abril de 2006, na Fazenda Santa Clara, em Bela Vista de Goiás.

24 de dez. de 2007

Feliz Natal de Girista

Goiânia (GO) – Durante todo o dia recebi inúmeros telefonemas e e-mails (alguns publiquei em Girbrasil) desejando boas festas e outras coisas boas para o ano. Todos são unânimes em pedir união e crescimento da raça. Sílvio Queiroz, presidente da Abcgil disse que seu trabalho visa o crescimento da raça. Informa que seu pai criou toda a família com o resultado da criação de Gir, por isso seu amor pela raça.

José Sab Neto (foto), de Uberlândia/Uberaba (MG) também ligou e pediu para transmitir a todos os criadores de Gir do país seu agradecimento pela participação na exposição de Uberlândia em setembro deste ano. Zé Neto foi um dos organizadores e mobilizou criadores para a exposição no Camaru (parque de exposição de Uberlândia) com mais de 700 animais. Um sucesso absoluto.

Zé Neto é na atualidade uma das principais lideranças do Gir que trabalha pela raça sem ocupar nenhum cargo em qualquer organização pública, privada, ou classista. Nem mesmo da raça Gir.

Agora são mais de oito horas da noite do dia 24 de dezembro. Praticamente todo mundo está se preparando para a ceia de natal e eu faça aqui minha ultima postagem antes do natal. Junto com todos os criadores de Gir do País e do mundo, desejo a todos os visitantes desta noite e do dia 25 de dezembro (amanhã), um

Feliz Natal.

Gir no sertão do Maranhão

Meu caro Rosimar,

O seu trabalho na divulgação da raça gir é incomensurável e inédito. Pois, não vejo outro sequer, semelhante em qualquer outra raça. Você além de abnegado criador, o é também, pioneiro na informação e divulgação da raça gir através da informática com essa amplitude.
Acompanho daqui do sertão Maranhão a desenvoltura do seu trabalho; espero tê-lo aqui em breve para que você mostre ao Brasil inteiro a incrível resistência do gado colorido do deserto do Kathiawar, em plena caatinga nordestina, andando a longas distâncias à procura de água e alimento e ainda produzindo leite.

Nesta oportunidade desejo-lhe um Natal e Ano Novo cheios de paz e saúde, extensivamente, a toda sua família.


Antônio José Dourado de Oliveira
São Luis - MA




23 de dez. de 2007

Amigos Giristas

Estimado Rosimar,

Não nos conhecemos pessoalmente. Mas, por esses anos de contatos via e-mail e orkut, é possível avaliar as suas qualidades profissionais, de chefe de família e de caráter. Continue assim. Antes já admirava a raça gir. Depois que te conheci, passei a admirá-lo cada vez mais. Você é um obstinado criador e grande divulgador da raça. A raça Gir no Brasil muito deve a você. Continue assim. No período que você se afastou um pouco do orkut, nós, seus admiradores, sentimos muito. Permanentemente mandava recados prá você, rogando a sua volta à net. Graças a Deus você voltou mais entusiasmado ainda. Com mais mídias e profissionalmente mais amadurecido.

Obrigado pela sua presença na Internet. Aproveito a oportunidade para desejar-lhe um Natal de Paz e Fraternidade, juntamente com sua família e seus amigos. Também te desejo um Ano Novo assumindo novos desafios, divulgando cada vez mais a raça GIR, com a benção de Deus. Felicidades!

Do amigo que aprendeu a te admirar,

Irani Araújo (foto) - São Vicente - Rio Grande do Norte
iraniaraujo@yahoo.com.br

&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*

Fala Rosimar,
Estou passando aqui (recado postado na página do Orkut), primeiro para desejar a você e sua família um feliz natal e prospero ano novo. E dizer também que gostei muito dos seus vídeos, pois eu também gosto muito do gado gir, apesar de não ser criador já tive a oportunidade de visitar algumas vezes a fazenda Brasília, que hoje tem um excelente gado gir leiteiro,e isso ai deixo um abraso e espero que você continue fazendo este trabalho de valorização das coisas boas que a nossa pecuária oferece. Até mais.

Gladiston Lucas (foto)
Raul Soares (MG)

&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*&&&*&*&*&*&*&*&

Rosimar Silva,

Feliz Natal!!!
É o que deseja o Condomínio BMF.
Um forte abraço e muito sucesso nessa luta árdua pelo desenvolvimento da raça GIR!

Bolsanello - Vila Velha - ES
Motta Jr. - Rio Verde (GO)
Freddy - Rio Verde (GO)

Mottinha (Antonio Motta junior), Freddy Magalhaes e Roberto Bolsanello.
Sócios e amigos na raça Gir. O touro é uma das grandes promessas
do Sítio Santo Antônio, Aymoré da Saudade (vulgo Krishna III).

#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#

Caro Rosimar,
que Deus continue fortalecendo seu espírito nesta grande empreitada de manter este espaço a serviço do desenvolvimento de uma raça tão especial como a Gir.
Feliz 2.008.
José Patrício
Pirapora/MG


22 de dez. de 2007

Lado a lado

Uberaba (MG) – A raça Gir brasileira agora tem duas entidades nacionais representativas funcionando oficialmente dentro da ABCZ. A Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir, cujo presidente e Luiz Humberto Carrião e a Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir leiteiro, presidida por Sílvio Queiroz. O fato da ABCZ reconhecer a Abcgil como entidade representativa dos criadores de Gir Leiteiro caracteriza que, realmente, existe dois “tipos” de Gir no Brasil. Além das duas entidades nacionais, os julgamentos da raça também são divididos: Julgamento de Dupla Aptidão e Aptidão Leiteira. Mas esse problema não é da ABCZ.
A entidade maior dos zebuzeiros brasileiros não pode fazer nada se os criadores nacionais não se entendem e permitem que essa “diferença” se manifeste na organização política da categoria.
As co-irmãs da raça Gir agora estão praticamente de mãos dadas na ABCZ. Porta a porta. Isso pode ser bom para a raça e para os criadores. Afinal ter duas entidades trabalhando pelo mesmo objetivo: promover e divulgar a raça não é um mau negócio.

A entrada da Abcgil para dentro do prédio da ABCZ é uma vitória do atual presidente, Sílvio Queiroz, que tem bastante habilidade política. Por outro lado, a Assogir está em rota de colisão com a ABCZ, pois seu presidente, Luiz Carrião, liderou a oposição ao atual presidente da ABCZ, José Olavo, ao apoiar a chapa encabeçada por Dona Leda Góes.

As relações entre ABCZ e Assogir estão estremecidas, haja vista o editorial assinado pelo presidente no site da entidade, em que acusa formalmente a ABCZ e perseguir a Assogir e “alguns de seus ilustres membros”. Também reconhece que a “Assogir vem pagando um preço muito alto por ter apoiado e participado através de seus diretores da Chapa de oposição ABCZ PARA TODOS”.
O que a Abcgil mais queria já conseguiu, que foi ter uma sala dentro da ABCZ e participar na Meca do Zebu como uma entidade reconhecida pela entidade do Zebu nacional e não ficar na periferia, numa rua fora do parque de exposição em Uberaba (MG). Agora está dentro da ABCZ e, ainda por cima, assistindo de camarote essa disputa entre a ABCZ e Assogir. Sobre a disputa política, o site da Assogir afirma que foi uma “manobra inescrupulosa que a justiça em breve irá corrigir”.
A ABCGIL foi fundada em 17 de setembro 1980 na cidade de São Paulo. Nove anos depois, teve seu estatuto aprovado e registrado na cidade de Belo Horizonte (MG) e, 11 anos depois, foi registrada sob o número 67 no Ministério da Agricultura, em Brasília (DF).
A história do Gir leiteiro nacional está intimamente ligada a dois grandes criadores nacionais. Gabriel Donato de Andrade, da Fazenda Calciolândia (Arcos – MG) e Rubens Peres, da Fazenda Brasília (São Pedro dos Ferros – MG). Sobre isso voltaremos a falar em outra oportunidade.

Sílvio Queiroz apoiou a eleição de José Olavo para a
presidência da ABCZ e até hoje fumam o cachimbo da paz.

21 de dez. de 2007

Apaixonado pela raça Gir

Prezado Rosimar Silva,

Sou um apaixonado pelo gado Gir desde criança freqüento a exposição agropecuária da cidade de Anápolis (GO). Somente agora, com 46 anos e idade, consegui comprar minha propriedade de 27 Alqueires no município de Pirenópolis. Ainda estou me preparando para entrar nesse mundo do Gir leiteiro, pois moro em Coconut Creek Sul, Florida. Estou me preparando para voltar daqui uns 4 a 5 anos, pois minha filha estuda aqui, onde pretende cursar veterinária. Viajamos sempre ao Brasil. Conduto, ainda não tive a oportunidade de levá-la à exposição de Goiânia, que também é uma evento importante da pecuária nacional. Estou preparando minha propriedade (rancho Jerusalém) para que no próximo ano eu possa comprar meus primeiros exemplares de Gir.

Quero aqui render uma homenagem ao senhor Furtunado Dafico, de Anápolis, pioneiro em Goiás na criação de gado gir. Sua importância para a pecuária Goiana foi imortalizada no parque de exposição de Anápolis, onde seu nome foi dado a um pavilhão.

Grato.
Luiz Alves – por e-mail
Coconut Creek Sul, Florida - USA

Mais sobre controle leiteiro oficial - II

Olá caros amigos giristas,


Sou criador de gir leiteiro em Pompéu (MG) e médico veterinário formado pela UFMG e pós-graduando em Bovinocultura de Leite pela Puc Minas.

Deixo primeiramente aqui meus cumprimentos ao José Olavo pela iniciativa da auditar o Controle Leiteiro Oficial da ABCZ, conforme noticiou o blog Girbrasil.
Reflexões que julgo importantes: O que valorizamos em nossa raça? Resposta óbvia: a rusticidade, a adaptação ao clima tropical e às nossas pastagens (a capacidade de converter fibra de baixa qualidade em leite,ou seja, produção econômica a pasto).O modo como o controle leiteiro é conduzido por criadores a fim do "marketing" de seus animais e a própria exigência de lactações superiores a 5.000 kg em 305 dias para o ingresso de touros no teste de progênie condizem com o propósito da raça gir? Tenho lá minhas dúvidas.
A obrigatoriedade para perseguir essas metas, a meu ver, estimula o uso de "estratégias" artificiais (uso de hormônios que desencadeiam aumento na produção de leite e prolongam a lactação, aumento do período de serviço e do intervalo entre partos com intuito de que a lactação não decline, a superalimentação do animal, podendo inclusive predispor a desordens metabólicas, etc.). Além disso, podemos no futuro pagar caro por negligenciar certas características fundamentais (reprodução, pernas e aprumos, úbere, etc.) em prol de uma maior produção de leite dos nossos animais, ou seja, o gir pode se “holandesar”.
Vejo, assim, a necessidade de uma reavaliação de critérios, de forma justa e de acordo com a fisiologia e bem-estar do animal para que o controle leiteiro bem como a nossa própria raça não tenham a credibilidade contestada.

Luís Gustavo Rabelo Xavier – por e-mail
Pompéu (MG)

19 de dez. de 2007

Revista Girbrasil

Você ainda não solicitou seu exemplar da Revista Girbrasil?

Veja o que está perdendo:

1

Ex-professora universitária seleciona Gir no município de Manga (MG), em pleno semi-árido mineiro, próximo ao rio São Francisco. São 50 anos de seleção. Leia essa história com Virgínia Pastor, da fazenda Cachoeira, de 4 mil hectares.

2

Em Goiás, no município de Goiatuba (GO), professora de Educação física passa para dentro do curral de Gir e, junto com o marido, criam Gir leiteiro. Leia Entrevista com Ana Cláudia, da Agropecuária úbere e veja como uma mulher pode colaborar com o marido na seleção de Gir.

3

Dr. Marcello Moraes, da Fazenda Bom Sucesso, de Abaeté (MG) diz o que pensa sobre o Gir e afirma “leiteiro não é aptidão, é característica”.


4

Leia matéria completa sobre o Condomínio Jorge Cordeiro, formado pelos filhos herdeiros do tradicional criador de Gir da cidade de Dores do Indaiá (MG), Jorge Cordeiro, falecido em 2006. Saibam quais são os planos do condomínio para continuar a seleção da Estância São Jorge.

5

Exposições:

Veja os resultados dos julgamentos das principais exposições de Gir do Brasil.

6

Além disso, anúncios e publicidade das principais fazendas de gir do Brasil. Saiba quais os animais que estão em destaque, como exemplo o touro Fardo TE F. Mutum, de Leo Machado, de Alexânia (GO), touro filho de Radar dos Poções na Dengosa F. Mutum. Um show de Tourinho, que será, sem dúvida, um dos destaques da Expozebu 2008.

Fardo TE F. Mutum

_____________________________________________

Solicite agora seu exemplar pelo e-mail:
rosimardogir@gmail.com
______________________________________________


Bom dia Rosimar,

Mais uma vez o parabenizo pelo brilhante trabalho que vem fazendo em prol do gir, seja leiteiro ou padrão, que no meu ver, gir é uma raça única. Acesso diariamente o blog, pois o mesmo traz assuntos interessantes e de muita importância, além de transmitir as opiniões de diversos criadores e selecionadores de todo o Brasil e os rumos que cada um está tomando na seleção do seu plantel.

Vejo que existe uma briga, entre leiteiros e padrão, que muitas vezes deixam o respeito de lado, e toma um rumo de agressões, que em nada ajuda na raça, mas pelo contrário apenas denigrem a mesma. Acho que falta um pouco mais de união entre os criadores e um pouco mais de respeito e compreensão, cada um tem uma opinião diferente um pensamento diferente.

Mas estou lhe enviando este, além de parabenizá-lo, por tudo que faz pelo gir, também informar do depósito que fiz em sua conta, referente à assinatura de edição da revista Girbrasil.

Muito obrigado e um abraço

Bruno Dias Rocha Cadamuro (por e-mail)
Colorado - Paraná

brunocofer@hotmail.com

__________________________

Obrigado Rosimar,

Sempre que sair um novo exemplar da revista me avise. Estou enviando os dados referente ao depósito para receber a revista girbrasil, e depósito foi feito hoje dia 17/12/2007 às 12h35min no Banco do Brasil de Pirajuí. Agora também sou criador de gado gir (é claro que com uma modesta cabeça), adquiri uma novilha registrada, ela descende do gado Eva e está inseminada do CA Universo com parto previsto para 01/02/2008, sexado de fêmea, é uma linda novilha e será o primeiro passo para a minha criação (eu não tenho pressa, ainda chego lá).

Um abraço

Eric Brumatti (por e-mail)
Pongaí/SP

_____________________________________

Caro Rosimar,

Acabo de depositar no envelope os R$ 10,00, referente a assinatura da ultima edição da revista Girbrasil. Favor enviar urgente. Já passei para amigos visitarem o seu blog que gostei muito.

Forte abraço,

Pedro Silveira
Gurupi - TO

__________________________


Prezado Rosimar,

Mais uma vez venho lhe parabenizar pelo empenho de divulgação da raça gir, você não é apenas um criador, mais um amante desta raça.

A propósito queria a edição anterior, não fiz o depósito de R$ 15,00 pois não entendi se era dois exemplares ou duas edições diferentes, se poder mandar a edição anterior eu complemento o depósito.

Segue meus dados para recebimento de mais um exempla: NR.envelope 2.019.880.521. Valor: R$ 10,00.

Atenciosamente,

Carlos Negreiros
Recife -PE

15 de dez. de 2007

Girgoiás cobra 65,00 por embrião viável


Goiânia (GO) – A Associação Goiana dos Criadores de Gir – Girgoiás – informa as novas tabelas para seus associados que desejam fazer transferências de embriões por meio do laboratório de TE da Embrapa Arroz e Feijão, nos arredores de Goiânia. Apesar de instalado dentro da Embrapa Arroz e Feijão, o laboratório é controlado pela Girgoiás, em convênio com a Embrapa e o Cenargem. Esse laboratório é fruto do trabalho de organização dos criadores de Goiás, que, por meio de convênio com o governo federal, conseguiu dinheiro para a aquisição dos equipamentos de última geração para manter o laboratório. Além dos equipamentos, estão instalados nesta unidade currais, barracões e pastos para receber até 60 doadoras.

O investimento dos governos estadual e federal nesta unidade de TE visa ampliar e melhorar o rebanho de Gir do Estado de Goiás por meios de TE. Segundo a Girgoiás, o criador pode colocar quantas doadoras quiser para coleta no laboratório, os custos são baixos. O criador paga R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por mês para manter cada doadora no laboratório e mais R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por embrião produzido. A implantação dos embriões é por conta do criador, caso não queira, ou tenha como implantá-los, os embriões são congelados.

Esse preço é bastante acessível ao criador, pois todos os custos de alimentação, medicamentos e mão-de-obra são por conta da Girgoiás. Esses preços são para os criadores filiados à Girgoiás e, segundo a entidade, visam estimular os giristas goianos e fazerem uso da TE como ferramenta de melhoramento e multiplicação dos seus rebanhos.

Para aderir ao programa e saber mais detalhes, o telefone da Girgoiás é (62) 3203-4753

13 de dez. de 2007

software para acasalar Gir Leiteiro

Viçosa (MG) - Os pós-graduandos Mário Luiz Santana Júnior e Rodrigo Junqueira Pereira, (fotos respectivamente) do curso de mestrado em Zootecnia (Genética e Melhoramento Animal), ministrado pelo Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Viçosa, lançaram, no dia 10 de dezembro, o software CAZAL 2007, cuja finalidade é apoiar o melhoramento da raça Gir Leiteiro. O software é baseado na construção de índices genéticos para a raça.
O Cazal 2007 é uma opção de acasalamento utilizando os touros Gir Leiteiro do Sumário Brasileiro de Touros Gir Leiteiro, provados pelo teste de Progênie Embrapa/Abcgil. O programa permite que se defina qual índice genético você deseja, ou seja, com o Cazal pode-se atribuir o peso desejado a quaisquer características, sejam elas produtivas, de conformação, ou manejo, constuindo um composto para cada grupo de características afins. Vale à pena dar uma olhada.
Quem quiser experimentar pode baixar o Cazal 2007 aqui.

12 de dez. de 2007

Os rumos da ABCZ

Uberaba (MG) – A nova direção da ABCZ elaborou um plano de metas para esta gestão baseado em sete pontos. Girbrasil publica aqui estes sete pontos para que o criador Brasileiro saiba qual o “norte” da ABCZ para esta atual administração. Essa informação, é possível perceber os rumos que a direção da entidade está tomando. O que está no papel é digno de elogios. Vamos torcer e colaborar para que estes pontos se transformem em realidade.

1 - Produção sustentável:

Contribuir para a adoção das melhores práticas de produção sustentável. Condição de sobrevivência da humanidade e também do nosso negócio, a pecuária, que passará a ser cada vez mais exigida. Temos que aprender rapidamente, e compartilhar este aprendizado uns com os outros, a lidar com os desafios ambientais, para continuar oferecendo nossa maior contribuição ao mundo – o zebu criado a pasto, produzindo carne e leite naturalmente saudáveis e de preços acessíveis. Para refutar argumentos ignorantes ou, em alguns casos, até mesmo verdadeiras campanhas motivadas por interesses comerciais de competidores menos eficientes.

2 - Comunicação:

Utilizar os meios mais apropriados para construir e manter um novo posicionamento para a pecuária brasileira: moderna, competitiva, sustentável. Porque o criador brasileiro alia sua habilidade de seleção e sua paixão pelo zebu ao que há de mais avançado em genética, manejo e nutrição. Divulgar as melhores práticas de produção. Lutar para afastar ameaças ligadas à questão agrária.

3 - Articulação Política:

Unir companheiros criadores e entidades de classe em todos os estados, atuar com maior organização e visão de futuro, para assegurar a sustentação das nossas atividades a longo prazo.

4 - Evolução contínua:
Contribuir para o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro, melhoramento e promoção das raças zebuínas; congregar, representar e defender os interesses da classe; atender às necessidades dos criadores, oferecendo serviços de qualidade; buscar o aprimoramento constante dos colaboradores, através de novas tecnologias; fortalecer o PMGZ e implantar nacionalmente o Pró-Genética; ampliar a realização de cursos para criadores.
5 - Governança:

Liderar uma gestão cada vez mais profissionalizada e transparente, focada em resultados. Fortalecer a atuação dos conselheiros estaduais, que participarão ativamente das ações da entidade em todo o Brasil. Reunir conselheiros, criadores, diretores e funcionários em cada estado, para ouvir, apresentar e discutir o andamento dos trabalhos.

11 de dez. de 2007

Egito: cientistas criam vaca que dá mais leite e carne

Cientistas egípcios e franceses desenvolveram em laboratório uma "supervaca", capaz de produzir quatro vezes mais leite e 40% mais carne que as espécies comuns. É selecionado o sêmen de um boi, resultado de um cruzamento de duas espécies francesas, e então é feita a inseminação em vacas locais.
As crias desse cruzamento são mais adaptadas às condições climáticas do Egito. O único obstáculo para que o projeto avance no país é a falta de veterinários suficientes para realizar o trabalho de inseminação artificial nas fazendas. Atualmente, 15 mil vacas fazem parte do projeto.
Fonte: BBC Brasil

Extra: Leilão Ventres de Elite adiado

Uberaba (GO) – Informação de última hora vinda do escritório de Luiz Ronaldo, de Uberaba (GO), diz que “Por motivo de força maior, o 1 º Leilão Ventres de Elite foi adiado, sem data prevista para a realização”. Não se sabe ainda o que aconteceu para provocar o adiamento do leilão, pois o catálogo do evento (Um folder grande, todo em policromia, com 8 páginas) foi distribuído para o Brasil inteiro. Alguma coisa de muito grave deve ter forçado esse adiamento. Vamos esperar para saber mais detalhes.

1º Leilão Virtual Ventres de Elite


Brasília (DF) – Os dois gigantes do Gir Leiteiro do Centro-Oeste, Fazenda Jacurutu e Agropecuária Palma, vão fazer o “1º Leilão Virtual Ventres de Elite”. Será dia 15 de dezembro, sábado próximo, às 14 horas, pelo Canal Rural . Entre as estrelas do leilão está Profana (Caju de Brasília X Jafra). Profana tem produção oficial pela ABCZ de 17.185 kg de leite. Uma fábula de leite. Profana, com essa lactação, é a recordista mundial de produção de leite e acho que jamais será superada oficialmente.

A fazenda Jacurutu é de Demetrius Mesquita e Raimundo Martins de Mesquita, já a agropecuária Palma é do ex-governador de Brasília e ex-senador também por Brasília, Joaquim Roriz.

Em breve vamos divulgar o catalogo e fotos dos principais animais, cujos embriões estarão à venda.

Nota do editor:
"Fiz está foto no dia 05 de maio de 2006, durante o leilão Progregir, em Uberaba (MG), na oportunidade Profana foi uma das estrelas do evento, desfilando com as faixas dos seus prêmios". Rosimar Silva

10 de dez. de 2007

Associação Nacional do Girolando tem novo presidente

Goiânia (GO) – A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando elegeu nova diretoria na sexta-feira dia 7. O novo presidente é José Donato Dias Filho, ex-vice-presidente. José Donato substitui Marcos Amaral. Veja a composição da nova diretoria e observe a quantidade de criadores de Gir nesta entidade:

Presidente - José Donato Dias Filho
1º vice-presidente - Fernando Antônio Brasileiro Miranda
2º vice-presidente - Maurício Silveira Coelho
3º vice-presidente - Nelson Ariza, 58 anos
4º vice-presidente - Jonadan Hsuan Mim Ma,
1º diretor administrativo - Milton de Almeida Magalhães Júnior
2ª diretora administrativa - Maria Inêz Cruvinel Rezende
1º diretor financeiro - Marcelo Machado Borges
2º diretor financeiro - Eugênio Deliberato Filho
Diretor de Relações Institucionais e Comerciais - Carlos Eduardo Ferreira
CONSELHO FISCAL:
GUILHERME MARQUEZ DE REZENDE
MARIA DELCIRA DE QUEIROZ ALVES
SILVIO DE CASTRO CUNHA JÚNIOR

SUPLENTES CONSELHO FISCAL:
EDUARDO JORGE MILAGRE
FRANCISCO ISIDRO DIAS PEREIRA
VITOR SÉRGIO DE ANDRADE ACÊDO

CONSELHO CONSULTIVO

VALDIR HENRIQUE SILVA

ANTÔNIO JOSÉ JUNQUEIRA VILLELA

JOAQUIM LUIZ LIMA FILHO

MÁRIO ROBERTO EWBANK SEIXAS

ROBERTO ANTÔNIO PINTO DE MELO CARVALHO

SUPLENTES CONSELHO CONSULTIVO

GABRIEL DONATO DE ANDRADE

INOCÊNCIO GOMES DE OLIVEIRA

JOSÉ OLAVO BORGES MENDES

LEONARDO MOURA VILELA

RODRIGO SANT’ANNA ALVIM

CONSELHO DE REPRESENTANTES ESTADUAIS:
AL – JOSÉ ALMEIDA DE OLIVEIRA
AL – PAULO EMÍLIO RODRIGUES DO AMARAL
AM – ANTÔNIO DE PÁDUA CARNEIRO
AM – RAIMUNDO GARCIAS DE SOUZA
BA – JOSÉ GERALDO VAZ DE ALMEIDA
BA – LUIZ TARQUINIO DUARTE PONTES
BA – MARCO ANTONIO SILVA NAVARRO
CE – CRISTIANO WALTER MORAES ROLA
CE – FRANCISCO FEITOSA ALBUQUERQUE LIMA
CE – RONALDO SÉRGIO COSTA ALMEIDA
DF – DILSON CORDEIRO DE MENEZES
DF – EROTIDES ALVES DE CASTRO
DF – RUBIO FERNAL FERREIRA E SOUZA
ES – RODRIGO JOSÉ GONÇALVES MONTEIRO
GO – AGOSTINHO OMAR GUEDES
GO – CARLOS LANIA ARAÚJO
GO – ELMIRIO MONTEIRO MARQUES JÚNIOR
GO – ITAMIR ANTÔNIO FERNANDES VALE
GO – LEONARDO VELOSO DO PRADO
MA – JOSÉ CARLOS NOBRE MONTEIRO
MA – JÚLIO RODRIGUES DOS SANTOS
MG – FREDERICO DE TOLEDO SORDO
MG – AMAURI ANDRADE PEREIRA
MG – JOSÉ RICARDO FIUZA HORTA
MG – LUCIANO CANDIDO PEREIRA NETO
MG – MÁRIO VALTER MAMPRIM DA SILVA
MG – PAULO HENRIQUE MACHADO PORTO
MG – RAFAEL TADEU SIMÕES
MG – SALVADOR MARKOWICZ NETO
MG – TAYLOR DIAS DE CASTRO
MG – VALÉRIO MACHADO GUIMARÃES
MS – ORESTES PRATA TIBERY JÚNIOR
MS – RONAN RINALDI DE SOUZA SALGUEIRO
MS – RUBENS BELCHIOR DA CUNHA
MT – JOÃO BATISTA DE SOUZA
PA – ÁLVARO CALILO KZAN FILHO
PA – ZACARIAS PEREIRA DE ALMEIDA NETO
PB – ANTÔNIO DIMAS CABRAL
PB – YVON LUIZ BARRETO RABELO
PB – WAERSON JOSÉ SOUZA
PE – CRISTIANO NOBREGA MALTA
PE – ERIBERTO DE QUEIROZ MARQUES
PE – GUSTAVO ALBERTO COCENTINO DE MIRANDA
PE – WALDEMAR DE BRITO CAVALCANTI FILHO
PI – ANTÔNIO JOSÉ MELO E SILVA
PI – MERVAL NERES DOS SANTOS FILHO
PI – ONOFRE MARTINS DE SOUSA
PR – ANTÔNIO FRANCISCO CHAVES NETO
PR – BERNARDO GARCIA DE ARAÚJO JORGE
PR – SALVADOR RICO FILHO
RJ – FILIPE ALVES GOMES
RJ – HERBERT SIQUEIRA DA SILVA
RJ – JAIME CARVALHO DE OLIVEIRA
RJ – LUCIANO FERREIRA GUIMARÃES
RN – HAROLDO ABUANA OSORIO
RN – MARCELO PASSOS SALES
RO – JOSÉ VIDAL HILGERT
RO – MÁRCIO AUGUSTO DAS NEVES SILVA
SE – JULIUS CESAR ALVES ROLEMBERG MENDONÇA
SE – LAFAYETTE FRANCO SOBRAL
SE – RICARDO ANDRADE DANTAS
SP – ANTÔNIO VILELA CANDAL
SP – BRAULIO CONTI JÚNIOR
SP – EDUARDO FALCÃO DE CARVALHO
SP – FERNANDO JOSÉ MIRANDA
SP – JOÃO CARLOS DE ANDRADE BARRETO
SP – JOSÉ ALBERTO PAIFFER MENK
SP – LUIS ROBERTO FONSECA FERRÃO
SP – WALDIR JUNQUEIRA DE ANDRADE
TO – ELI JOSÉ ARAÚJO
TO – REJANE MARIA AMARAL
TO – VANDEIR SEBASTIÃO VIEIRA


9 de dez. de 2007

Mais sobre controle leiteiro oficial

Caro Rosimar,

Primeiro lhe cumprimento pela iniciativa de seu Blog, alem de democrático o mesmo presta um grande serviço para raça Gir. A questão do controle leiteiro é simples: vamos esquecer as frações e vamos aos números redondos: 16.000/305 dias = 52,45 quilos dia. Creio que esta marca não foi cravada em nenhum torneio leiteiro oficial onde se sabe que a vaca é super "preparada". Se se considerar a quebra da lactação teríamos que iniciar esta lactação com mais de 80Kg dia. Eu não acredito em Papai Noel. Um dos criadores mais sérios do Brasil sem dúvida alguma é o Dr. Marcello Morais, de Abaeté/MG (foto). Além de sério é proprietário de um gado Gir de raça inquestionável. O mesmo deixou de participar dos controles oficiais ao argumento de que o gado dele não toma qualquer tipo de estimulante e não teria como concorrer com outros. Assim, acredito que não só auditoria independente, mas deveríamos estimular a análise do leite. O Gir que o Brasil necessita é aquele que produz leite a pasto, sem aplicação de qualquer tipo de substância estimuladora de produção, adaptado a nossa realidade. A raça Gir tem muito para evoluir neste campo, porém a luta é no campo da genética.

José Patrício da Silveira Neto
PIRAPORA/MG
(por e-mail)

8 de dez. de 2007

O Grande Trunfo da Nossa Pecuária Leiteira

Goiânia (GO) – Ivan Ledic, pesquisador da Embrapa e lutador pelo desenvolvimento, melhoramento e sucesso do Gir leiteiro, publicou o livro “O Grande Trunfo da Nossa Pecuária Leiteira” (foto da capa). Este livro pode ser adquirido via Internet, por R$ 12,00. Vale à pena.

Sinopse - Apesar de possuir uma grande aptidão para a agropecuária, o Brasil precisa incrementar consideravelmente a produtividade de leite. Gir - O Grande Trunfo da Nossa Pecuária Leiteira demonstra que o Brasil tem todas as condições para desenvolver uma pecuária leiteira que se compare aos níveis internacionais, principalmente por ter o Gir, uma raça zebuína totalmente adaptada ao nosso país.

Este livro conta a história da pecuária brasileira do último século, passando também pelo papel que o Gir desempenha, as características da raça, sua pureza, e como tem sido preservada e difundida por meio dos processos de melhoramento genético e do árduo trabalho de associações, universidades e empresas. E conclui recomendando o gado Gir como o mais indicado para o aumento de produtividade da pecuária leiteira nacional.

6 de dez. de 2007

1º Leilão Virtual Úbere - Gir leiteiro

Goiatuaba (GO) - Sábado, dia 8 de dezembro, às 14 horas, pelo canal Rural, Marcelo Coelho irá colocar à venda o resultado do seu trabalho como selecionador de Gir Leiteiro. Será o último leilão de Gir Leiteiro de 2007, é hora de aproveitar para comprar produtos dos principais touros provados do Brasil com vacas de alta lactação, como Xantina da S.J.

Não faça nenhum compromisso para depois do almoço de sábado. Ligue a TV e fique esperto ao telefone. É hora de comprar.