17 de jul. de 2008

A realidade das lactações oficiais

Prezado Rosimar e Sr. José Patrício,

Sou criador de Gir e veterinário especializado em reprodução, e a minha opinião sobre estas lactações muito altas é de que possa ocorrer um ou mais fatores, dos quais citarei abaixo:

1) Animais estabulados - são animais que recebem ração, silagem e uma alimentação extremamente rica em proteína e energia para uma produção mais alta, sabemos que grande parte do leite entra pela boca.

2) Uso de bST - é um hormônio (somatotropina bovina) que aumenta em até 20% a produção do animal, é um fármaco que se bem aplicado não traz nenhum prejuízo ao animal, mas é necessário observar algumas aspectos das reses e contar com uma opinião veterinária.

3) Pesagem em um só dia ao mês - a ABCZ não tem condições de fazer a pesagem diária de leite de um animal, sendo assim é possível preparar a vaca para ter o pico da lactação no dia da visita, como depois a lactação é estimada seguindo este valor adquirido em um só dia, o controle final fica bem maior.

Em minha opinião a ABCZ não tem como realizar a pesagem diária do leite de todas as propriedades, sendo assim o indicado antes de se adquirer um animal é ver como este é tratado e quando produz no dia-a-dia da fazenda. O uso do bST é muito difundido no Holandês e não vejo a necessidade do seu uso no Gir. Quanto ao uso de alimentação muito rica em proteína e energia depende do que cada criador quer do seu gado e do preço pago na região, sabendo que o lucro por litro cai bastante, outro aspecto é o prejuízo na parte reprodutiva do animal, vaca muito gorda é muito mais difícil de emprenhar, além de outros problemas que uma dieta rica em proteína pode trazer.

Espero ter ajudado em algo e com certeza outros criadores têm mais dicas e opiniões.

Um abraço.



Zé Eduardo
Gir das Paineiras
Consolação - São Paulo/SP
www.girpaineiras.vet.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosimar,
Com o intuito de colaborar neste esclarecimento sobre as lactações fantasiosas, feitas por alguns criadores milionários deste nosso Brasil, sugiro que voce publique novamente, no blog, o artigo do Dr.Martinez que saiu na Revista Giroline sobre o uso do BST (Boostin e Lactotropin).
Abraços
Gilmar Cordeiro.