23 de jul. de 2008

“Os pioneiros” dia 19 de agosto

Foto: Rosimar Silva/ Arq. Girbrasil

Vargem Grande do Sul (SP) - Os criadores Kinkão e Zé de Castro (foto), herdeiros dos dois criatórios de Gir leiteiro mais antigos do Brasil, com as marcas C.A. de 1932 (Gir Leiteiro Campo Alegre) e FB (Gir Leiteiro FB), de 1933, promoverão, no dia 19 de agosto, o 1º Leilão Pioneiros Virtual.

No evento serão ofertados 36 lotes. São cinco bezerras, cinco novilhas prenhes, cinco prenhezes sexadas de fêmea e três doadoras de cada promotor.

“Estamos oferecendo o que temos de melhor em nossos rebanhos, abrindo mão de animais Top que normalmente não são vendidos, para justamente mostrar o que se conseguiu em tantos anos selecionando Gir Leiteiro.”, disse José de Castro, um dos promotores do evento. Segundo ele, será realizado um leilão virtual para possibilitar maior acesso ao público interessado. “Somos cientes que um leilão presencial traz maior impacto e permite melhor visualização dos animais, porém limita bastante a participação, principalmente quando ocorre em meio de semana como nosso caso, uma terça-feira, sem o apelo de uma Exposição, o que dificultaria o deslocamento de parte do público para um recinto de leilão específico.”.

Kinkão e José de Castro passaram por processos de divisão familiar e conseguiram manter, com poucas perdas e muita dificuldade, a essência dos rebanhos originais, ambos por convicção de que as seleções dos respectivos avôs eram, além de pioneiras, muito importantes para desaparecerem por falta de sucessores.

“Esta parceria com Kinkão é um velho anseio nosso, pois além de sermos grandes amigos, temos muita admiração e respeito pelo trabalho de seleção que ele desenvolve. Temos também algumas coincidências, como o tempo de seleção dos rebanhos, CA desde 1932 e FB desde 1933 e o início das duas seleções pelos respectivos avôs. A do Kinkão, iniciada pelo Dr. João Baptista de Figueiredo Costa, criador da marca CA, que tem origem no nome da antiga fazenda Campo Alegre e a do José de Castro, iniciada pelo Sr. Francisco Figueiredo Barretto, criador da marca FB, suas iniciais.“, afirmou José de Castro, ao ser perguntado sobre a parceria.

O 1º Leilão Pioneiros Virtual será realizado no dia 19 de agosto, terça-feira, e terá transmissão pelo Canal Terra Viva.

VEJA CATÁLOGO ELETRÔNICO



Nenhum comentário: