21 de jul. de 2008

Pé na estrada: 1800 km rodados em 5 dias


Goiânia (GO) – Depois de rodar mais de 1800 km (de quarta-feira, dia 16, a domingo, dia 20) pelo interior de Minas Gerais, visitar seis fazendas de Gir e uma Exposição agropecuária, estou de volta à Goiânia.

Viola
Além da fazenda Bom Sucesso, de Marcello Moraes, em Abaeté, onde estive para documentar, pela última vez, o rebanho de Gir, estive também na Fazenda Alto do Tangará, de Alberico de Souza Cruz, um dos mais novos criadores de Gir do Brasil. Alberico mantém em sua fazenda uma parceria na seleção de Gir com Norival Bonamich, diretor presidente da Ouro Fino, Industria de Medicamentos, que está investindo na raça no Brasil. A Ouro Fino é uma empresa de medicamento genuinamente brasileira que vem crescendo no mercado interno e já está vendendo produtos brasileiros no exterior.

Na Fazenda Alto do Tangará estão os animais Varredela Cal (Pioneiro Benfeitor Calr X Relva TE Cal) e Virilha Cal (Nobre TE da Cal X Quaruba da Cal) que são de propriedade de Alberico e Ouro Fino. Já o animal Uga Uga TE de Brasília (Incisivo de Bras. X Ginger de Bras.) pertence somente à Ouro Fino. O Animal Varredela Cal também tem outro parceiro, além de Alberico e Ouro Fino, trata-se de Ricardo Toledo, criador de Abaeté (MG).

Já o animal Viola (Máster X Samantha) (foto), cria de Onofre Ribeiro, é de propriedade exclusiva de Alberico de Souza. A Fazenda Alto do Tangará tem forte tradição na seleção de Nelore também, mas, segundo apurou Girbrasil, atualmente o coração de Alberico anda batendo mais para a raça Gir.

Maradona
Da Bom Sucesso fui para a fazenda Santiago, do criador José Pereira da Silva, residente em Belo Horizonte, com fazenda em Abaeté. Pereira, como é conhecido, é um jovem selecionador de Gir e a base do seu gado vem da Fazenda Bom Sucesso, de Marcello Moraes, como o Touro Maradona (foto), que serviu ao plantel de Marcello Moraes e agora está na Fazenda Santiago. Pereira está investindo em Fiv e TE com animais vindos da Fazenda Bom Sucesso em parceria com os irmãos Carlos e Cássio Rossi, do município de Coqueiral (MG).

Urânio
De Abaeté fui para a exposição agropecuária de Dores do Indaiá para ver o touro Urânio (Rudá X Babalu) (foto), de propriedade do Condomínio Jorge Cordeiro, campeão Júnior maior e Reservado Grande Campeão daquela exposição. O condomínio Jorge Cordeiro, além de Urânio conquistou os seguintes prêmios: Grande Campeão, com Rudá ( Iporá X Gazeta), Grande Campeã, com Babalu (Flamengo X Camita), Campeão Progênie de pai, com Notável, Campeã Vaca Sênior, melhor expositor e melhor criador de Gir.

Urânio, reservado do próprio pai, tem Igenity 8. Igenity é uma genotipagem para leite que utiliza a tecnologia dos marcadores moleculares para saber geneticamente se o animal tem tendência para produzir animais leiteiros. Esse escore vai de 0 a 10, sendo 6 a média da raça Gir no Brasil.

Alecrim II
De Dores do Indaiá, na sexta-feira, fui para Uberlândia, onde visitei a fazenda Americana onde pude ver a progênie do touro Alecrim II (foto) na vacada de José Sab Neto, filho de Zeid Sabe, já falecido. Zé Neto fez vários produtos do touro Alecrim II, filho de Alecrim Velho, filho de Krishna Sakina, que foi filho de Krishna Importado. Segundo Zé Neto, Alecrim II foi um touro importante na formação do plantel de Gir do Brasil e da Fazenda Americana, produzindo filhas leiteiras e bem caracterizadas.


Querência Kathiawar
No domingo, dia 20, passei parte do dia na Querência Kathiawar, da Agropecuária Baru, distante 40 km de Uberlândia, onde fotografei animais de várias categorias, de bezerros a vacas paridas. A Querência kathiawar, tradicional plantel de Gir do Triângulo Mineiro, com mais de 600 animais da raça, está com uma bela progênie do Touro Nobre TE da Cal em vacas de alto padrão racial, um acasalamento que produziu animais refinados e leiteiros.

Ordenha Mecânica
A Fazenda Genipapo, no município do Prata (MG), do criador Paulo Roberto Andrade Cunha, foi a última fazenda visitada no domingo. Paulo Roberto é o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e um grande produtor de leite, com mais de 6 mil quilos por dia. Paulo ordenha suas vacas 21 horas por dia. As equipes de ordenadores só param para almoçar e jantar.

A Fazenda Genipapo também está investindo em Gir leiteiro. Todas as vacas Gir também são ordenhadas mecanicamente, exatamente como as demais vacas da fazenda. A ordenha tem capacidade para ordenhar 20 animais, são dez de um lado sendo ordenhados e 10 do outro lado sendo preparados para ordenha.

Nenhum comentário: