13 de jul. de 2008

O Gir e a Floresta


Recentemente, dia 10 de julho, Girbrasil publicou aqui uma reportagem sobre a criação da Associação dos Criadores de Gir do Mato Grosso, fazendo referência a entrada da raça Gir naquela região, dominada pelo cerrado do Brasil central, porta de entrada para a região das florestas amazônicas da américa do sul. Foi dito que o Gir veio da floresta do Gir, ou floresta de Kathiawar, na Índia.

Onofre Ribeiro, expert em Gir Indiano, ligou para dizer que a chamada floresta de Kathiawar, na índia, é uma floresta pouco densa, mais parecida com a caatinga brasileira. Esta floresta é mais quente e mais árida que as florestas tropicais. Foi neste ambiente, em conflito com leões que a raça Gir sobreviveu por longos anos.

Kathiawar
A floresta de Gir, na região indiana de Kathiawar, é uma região de altas montanhas, um dos habitat do leião-persa (foto), protegido no Parque Nacional da Floresta de Gir, no oeste da Índia. Consta que atualmente cerca de 300 leões vivem nun santuária de 1.412 km² no estado de Gujarat. Em 1907 existiam apenas 13 leões na floresta de Gir. Nessa época o Marajá de Junagadh ofereceu total proteção aos felinos, garantindo a sobrevivência da Espécie.

Uma vaca em pasto na índia. Percebe-se o aspecto semi-árido das pastagens.

Nenhum comentário: