10 de jul. de 2008

Associação dos Criadores de Gir do Centro-Norte do Brasil


Vindo diretamente da Índia, onde viveu em florestas, desertos e no meio das cidades, o gir brasileiro caminha a passos largos para povoar todo o nosso território. Atualmente tem gir em quase todos os Estados brasileiros, na caatinga do nordeste, no sul, no cerrado central do Brasil, no litoral e agora caminha rumo à floresta Amazônica. Quem sabe o gir possa contribuir para inaugurar uma nova pecuária na região, com respeito à floresta, de forma sustentável, sem a destruição daquele importante ecosistema.




Cuiabá (MT) – Os criadores de Gir do Mato Grosso e demais estados do norte do Brasil vão criar a Associação dos Criadores do Centro-Norte do Brasil, uma iniciativa dos criadores Antônio José Filho, o Zé do Brejo, e Márcia Borges. A reunião de Fundação será amanhã, dia 11 de julho, as 14 horas, no parque de Exposições Agropecuárias de Cuiabá.

A fundação dessa associação mostra o interesse dos criadores em se organizarem e a força do crescimento da raça Gir na região amazônica. Segundo criadores da região, a raça tem se adaptado muito bem ao clima quente e úmido daquela parte do Brasil.

Parabéns aos criadores de Gir que estão nessa empreitada no Mato Grosso visando o crescimento do número de criadores de Gir e, conseqüentemente, a ampliação de mercado.

Depois de dominar o cerrado brasileiro como raça leiteira, agora o Gir caminha rumo à floresta, lembrando os seus antepassados que viveram por milhares de anos nas florestas de kathiawar, na Índia.

Nenhum comentário: