5 de jul. de 2008

MEGALEITE registra novos recordes no Torneio Leiteiro Nacional


Foto: Pitty/Assessoria Girolando



O Banho de leite é uma tradição dos concursos leiteiros do Girolando. Esta foto é do resultado do concurso leiteiro da Megaleite 2008, que foi um grande sucesso das raças leiteiras do Brasil.
No centro do banho de leite está Miller Cresta de Melo Silva, criador de Gir e Girolando na Fazenda Ribeirão Grande, que, além do sucesso no Girolando, foi um dos promotores do 1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro.


O criador e o selecionador de genética leiteira do Brasil investe em melhoramento genético, em manejo e o resultado são as exposições cheias de gado de qualidade, os leilões bastante concorridos e a quebra de recordes.



Uberaba (MG) - A MEGALEITE 2008 registrou mais recordes. O Torneio Leiteiro Oficial Girolando teve três recordes da raça por grau de sangue. Isso significa que a vaca Palavra Lins de propriedade de Waldir Junqueira de Andrade é a nova recordista de animais adultos 5/8 com média geral de 64,497 quilos de leite por dia. Já a novilha Felícia R. Grande TE, de propriedade de Miller Cresta de Melo Silva, criador de Gir e Girolando na Fazenda Ribeirão Grande, em Passos (MG) bateu o recorde 5/8, com 39,717 quilos de leite/dia. A novilha Germina Xis 467, de propriedade de Geraldo Marques, foi a recordista ¾ de sangue e a primeira de sua categoria com produção de 59,020 Kg/dia. Participaram do 19º Torneio Leiteiro Nacional Girolando 12 vacas e 15 novilhas de 16 expositores.

A classificação geral do Torneio teve as vacas Darlene Benfeitor SPA em primeiro lugar, também obtendo tal classificação na categoria ½ sangue. Esse animal é de propriedade de Geraldo Marques e teve produção média de 69,460 Kg/dia. “Durante 12 anos eu voltei a tirar leite em razão de minha amizade com o presidente da Girolando, José Donato Dias Filho, e os amigos e minha a equipe voltei a raça por acreditar nesse produto e hoje me sinto muito realizado”, disse.

O segundo lugar foi da também da meio sangue Autoridade M. Alverne, de Felipe Alves Gomes. A média geral desse animal foi de 66,653 Kg/dia. O terceiro lugar foi classificada a vaca Serra Bela Odyssey B., uma ¾ campeão de sua categoria, com média geral de 65,803 Kg/dia.

As novilhas também deram show no Torneio Leiteiro. O criador Geraldo Marques também teve a novilha Bárbara Teatro Pedra, classificada em terceiro lugar no Torneio Leiteiro com média de 48,440 Kg/dia.

A novilha Delicada Mergulhão foi a segunda colocada mas ganhou na categoria ½ sangue com produção média de 51,54 Kg/dia . Ela pertence a Lauro Teixeira Penna.

Nenhum comentário: