19 de jul. de 2008

Pé na estrada: leilão em Abaeté (MG)


Foto: Girbrasil



Lote de novilhas vermelhas
que irão a leilão no
dia 16 de agosto,
no parque agropecuário de Abaeté,
no leilão de liquidação de
Marcello Moraes,
transmissão pelo Novo Canal.





Uberlândia (MG)
– Passei o dia de sexta-feira na fazenda Bom Sucesso, de Marcello Moraes , em Abaeté (MG) acompanhando e documentando a apartação do gado gir para o leilão de liquidação de plantel, dia 16 de agosto, no parque de exposição de Abaeté, com transmissão pelo Novo Canal. A leiloeira será a Comercializa Leilões, de Belo Horizonte e o leiloeiro será Adriano Apolinário, o mesmo que fez o leilão da Jasdan, em Paraopeba (MG), em junho.

Marcello Moraes, 80 anos, há 30 seleciona gir e acha que chegou a hora de parar. Segundo ele, não tem ninguém em sua família que se interessa pela continuidade do seu trabalho, "então é melhor vender e dar a oportunidade para outros criadores continuarem com esse trabalho".
A base do gado da Bom Sucesso vem de Krishna Gori Rubia. Tem também alguns touros "R". Ao longo de mais de três décadas de criação, Marcello colecionou bons resultados. Várias vacas com controle leiteiro com mais de 5.500 kg de leite, três touros provados e espalhou essa genética para várias partes do país e do mundo.

O leilão de liquidação venderá mais de 100 animais, entre vacas paridas, prenhas, novilhas, bezerras, touros e tourinhos.

Fazenda Pontal do Tangará
Da Bom Sucesso fui até a fazenda de Alberico de Souza Cruz, um dos mais novos criadores de gir, na Fazenda Pontal do Tangará, no município de Abaeté, proximo do lago de três Marias. Alberigo, filho de Abaeté, se notabilizou como diretor da rede globo por longo tempo. Atualmente Alberigo dedica boa parte do seu tempo à atividade agropecuária em Abaeté, onde seleciona animais das raças gir e Nelore.
O destaque do gir no seu plantel é o animal Viola, filha de Master na Samanta, atualmente a principal vaca de Onofre Ribeiro. Em breve publico a foto de Viola.

Fazenda Santigo
Antes de deixar o município de Abaeté, visitei a Fazenda Santiago, do criador de gir José Pereira da Silva, fiel discípulo de Marcelo Moraes, que, há alguns anos, está selecionando gir com animais, principalmente, vindos do plantel de Marcello Moraes.

Dores do Indaiá (MG)
Passei, também, na exposição de Dores do Indaiá (MG) e vi o campeão Júnior Maior, Unânio (Rudá X Babalu), que tem Igenity 8 (marcador Molecular para leite), do plantel do Condomínio Jorge Cordeiro, formado pelos herdeiros de Jorge Cordeiro, da Estância São Jorge, em Dores do Indáia. O condominio Jorge Cordeiro ganhou os dois grandes campeonatos do julgamento de gir de Dores com Rudá e Babalu, os pais do touro Urânio. Em breve publico o resultado geral da exposição com fotos dos campeões.

Voltar para LEILÃO MARCELLO MORAES


Nenhum comentário: