28 de jul. de 2008

Fazenda Genipapo - Uberlândia (MG)

Foto: Rosimar SilvaIléia, lactação oficial de 6.142,92 kg de leite
(Maharastra TE X Disciplina ZS)

Uberlândia (MG) – Paulo Roberto Andrade Cunha (Foto), presidente do Sindicato Rural de Uberlândia - o maior sindicato rural do Brasil, produtor de leite e criador de Gir Leiteiro, faturou o Torneio Leiteiro de Gir de 2007 na Mega Exposição de Uberlândia, com a vaca Gamada da Genipapo, com 33,850 kg de leite de média. Na época Gemada tinha apenas 35 meses de idade. Gemada é filha de Iléia, que tem lactação oficial de 6.610 kg de leite.

Iléia é filha de Maharastra TE x Disciplina ZS, do plantel de Zeide Sab. Maharastra é filho de Brasil da Maracanã com Restinga, da Fazenda São Bento, de Onofre Ribeiro.

Gemada já foi Grande Campeã em cinco exposições: Campina Verde, Santa Vitória, Tupaciguara, Araguari e Prata, todas no Estado de Minas Gerais.

Paulo Roberto produz diariamente na fazenda Genipapo, no município do Uberlândia, mais de 6 mil quilos de leite. Portanto, entende da atividade leiteira e está investindo na seleção de Gir. Uma excelente conquista para o Gir nacional. Como presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, organizou, junto com José Sabe Neto, a exposição de Gir naquele município. Em 2007 o Camaru, parque de exposição de Uberlândia recebeu mais de 700 animais da raça Gir para exposição. Foi a maior exposição da raça naquele ano.

Este ano, o 3º ano consecutivo que os dois criadores coordenam a exposição de Gir em Uberlândia, a expectativa é de levar o maior número de criadores e animais para o evento, que terá, além dos julgamentos que preconiza a ABCZ, o concurso leiteiro - saiba mais - e o leilão de Gir.

Nenhum comentário: