29 de jul. de 2008

Exposição de Uberlândia será homologada pela ABCGIL


Uberaba (MG) – André Rabelo Fernandes (foto), Zootecnista e técnico da ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, informa ao blog Girbrasil que a Exposição de Uberlândia, marcada para a última semana de agosto, será homologada (veja regulamento), e ranqueada (veja regulamento) pela ABCGIL. A entidade do Gir Leiteiro do Brasil implantou este ano o Ranking nacional do Gir Leiteiro em diversas categorias: Melhor criador, melhor expositor, melhor criador-expositor, melhor fêmea, melhor macho e melhor fêmea de maior produção em concurso leiteiro (veja regulamento).

O Ranqueamento da ABCGIL começou este ano na exposição de Cordeiro (RJ). A próxima exposição inscrita e a de Sete Lagoas (MG), depois Uberlândia e Brasília, na primeira semana de setembro. O Encerramento do Ranking será durante a Megaleite de 2009, em Uberaba (MG), no parque Fernando Costa.

Fique por dentro dos critérios e regulamentos da ABCGIL. Girbrasil publicou os regulamentos de homologação, ranqueamento e concurso leiteiro. Confira.

Teste de progênie Embrapa/Abcgil

André informa também que foram inscritos 35 touros para a 23º bateria de touros da Embrapa/Abcgil e 25 foram pré-classificados. A lista completa dos touros será divulgada após a coleta e congelamento do semên dos touros, “alguns touros podem ter problema na produção, ou no congelamento do sêmen e, por isso, substituídos por outros que estão na fila de espera”, esclarece André.

A procura para colocar touros em teste na Embrapa é uma prova do sucesso do Gir leiteiro entre os criadores. A luta dos criadores é conseguir uma vaga na Embrapa para testar o touro e depois um contrato com as Centrais de Inseminação para comercialização de sêmen.



Nenhum comentário: