14 de mar. de 2008

Morre Barreira ZS, filha do Tempo

Cravinhos (SP) – A vaca Barreira ZS (na foto com a filha Dama Boiadeiro) cria de Zeide Sab, pertencente ao criador paulista José Luiz Junqueira Barros, o Bi, morreu. Barreira ZS era filha de Tempo na Veranista (linhagem alecrim) e era muito querida na Fazenda Café Velho, em Cravinhos (SP). Segundo José Neto, filho de Zeide Sab, a mãe de Barreira chegou a produzir em uma única tirada 40 litros de leite.

Segundo José Luiz, Barreira quebrou o chifre e morreu devido às complicações desse acidente. Sua morte ocorreu 7 dias após parir uma linda bezerra, filha do touro Cabaré. A bezerra recebeu o nome de Gbarreira.

Barreira ZS é mãe de Dama Boiadeiro com o lendário Boiadeiro. Dama Boadeiro foi reservada Grande Campeã na Expouberlândia 2006. Além de Dama, Gbarreira, Barreira ZS deixou na fazenda Café Velho mais três fêmeas: Brunela, Sakina e Fúria e um macho, Garimpo DOBI.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem aprecia a raça Gir, não "abre mão" da beleza (estética) dos chifres.
Uma vaca Gir mocha ou descornada fica "estranha" (opinião pessoal).
Por outro lado, algumas configurações de chifre (como o de Barreira ZS) convenhamos "favorece" ou é mais propensa a acidentes.
Ficamos pois com um dilema - adotar a descorna como medida preventiva de segurança ou conviver com os riscos.

Sten Johnsson
Rio de Janeiro