16 de mar. de 2008

Encontro de Criadores na Fazenda Javi


Criadores de várias partes do Estado de Goiás participaram do encontro na
Fazenda Javi, em Bela Vista de Goiás, no sábado, dia 15 de março de 2008

Bela Vista (GO) – A fazenda Javi, na região da Arapuca, no município de Bela Vista de Goiás, foi palco de um importante encontro de criadores de Gir do Brasil, nesse sábado, dia 15 de março. Aos 84 anos, Artur Correia recebeu familiares e criadores para um almoço regado com mostra de gado, muito chopp, música sertaneja e um exemplar almoço típico de fazenda. Sem contar a deliciosa sobremesa, repleta de doces e queijos.

O ponto do alto do encontro foi a visita aos currais e piquetes ao redor da sede da Fazenda Javi, onde estavam vários rebanhos de gado Gir, separados por categoria, um capricho de Artur Correia. Vacas paridas em lactação, novilhas prenhas, tourinhos, novilhas de "sobre ano" e vacas solteiras.

Em cada parada Artur respondia as freqüentes perguntas dos visitantes: “quem é a mãe”? Quem é o pai? Qual a origem? Etc.

Em todos os lotes é possível perceber uma característica comum a todos os animais: a mansidão. O gado não estranhou a multidão de criadores, com suas roupas coloridas e máquinas fotográficas disparando flashs sem parar.

O tempo colaborou e a chuva só apareceu por volta das 4 horas da tarde, quando praticamente todos os criadores já tinha ido embora. O sol também não foi forte, ideal para passear entre os animais apreciando um por um.

A família
Artur Correia é casado com Dona Lourdes e tem 4 filhas: Ana Maria, Marlene, Lourdes e Leilamar. São 11 netos. Átila Guimarães, neto e filho de Leilamar e Vilmar Guimarães, é, atualmente, o neto mais ligado à raça Gir, inclusive é o tesoureiro da Associação Goiana dos Criadores de Gir. Átila, junto com o resto da família, contribui com a organização do encontro, principalmente na articulação com os criadores de Gir.

Seleção
Artur Correia seleciona Gir há mais de meio século. Segundo ele, nunca comprou um tourinho de mascate, “só coloquei no meu rebanho touros de criadores consagrados de várias partes do Brasil, principalmente de Minas Gerais”. Em 2004, com o apoio dos netos Átila e Regis, Artur iniciou o registro do seu rebanho como LA (livro aberto). Neste ano começa a nascer os produtos PO (Puro de Origem) da Javi.

A Fazenda Javi foi usuária da genética de Uberaba por muitos anos. Recentemente, Artur buscou touros nos planteis de Alberto Pereira Nunes Filho,Trindade (GO); Jorge Cordeiro – Dores do Indaiá (MG); Zeide Zab – Avaré (SP) e Carlinhos da Granja, em Formiga (MG).

Presenças
O encontro foi prestigiado por vários criadores, entre eles Emílio da Maia de Castro, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, de Rosimar Silva, Daniel Silvano e Caio Sandro, organizadores do 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril, em Bela Vista. Mas a presença mais ilustre foi de Íris Resende Machado, criador de Gir e Prefeito de Goiânia (GO).

Saulo e Samuel
Durante o almoço a animação ficou por conta de dupla belavistense Saulo e Samuel, que agradou bastante. Saulo e Samuel são filhos de Bela Vista e já fazem Shows em vários Estados do Brasil. O contato para contratar a dupla é (62) 9238-8237 e 8157-210-




O Casal Artur Correia e Dona Lourdes, colhendo os frutos e o
reconhecimento de várias décadas de trabalho na Fazenda Javi

________Cavaleiro da Alegria________
Artur Correia, 84 anos, é um exemplo de vitalidade. Durante o encontro, além de dar atenção aos convidados, ainda encontrou tempo para montar seu cavalo e ajudar os peões na apartação de um lote de vacas gir. Até hoje Artur levanta todo dia de madrugada, participa da ordenha das vacas e trabalho durante todo do dia em todas as "lidas" da fazenda.

3 comentários:

caio disse...

Ontem tive mais uma prova do que o GIR faz pra gente, quem não foi perdeu mais uma demonstração do que é viver bem.

PARABENS, SEU ARTHUR, ROSIMAR E PRINCIPALMENTE AO GIR, que proporcionou um sabado sensacional pra mim e pra minha familia.

Anônimo disse...

Belos animais, e um exemplo maravilhoso.
Sr. Artur Correia, meus parabéns, são pessoas como o Sr. que engrandecem a raça Gir e a pecuária brasileira!
E Rosimar, parabéns também pela divulgação. São exemplos como esse que alavancam o Gir, e não podem ficar desconhecidos.

Sten Johnsson
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Caro Rosimar.

Como já era esperado, o almoço de confraternização dos criadores goianos na Fazenda Javi foi um sucesso, proporcionando as pessoas presentes um dia muito agradável, conforme está publicado no Blog Girbrasil. Se possível gostaria que publicasse no Blog Girbrasil mais fotos do gir do Sr. Artur Corrêa ( vacas paridas, solteiras, novilhas prenhas, novilhas de sobre ano e tourinhos ). Acredito que todos os telespectadores do Blog Girbrasil irão ficar muito satisfeitos com resultado do trabalho de meio século de paixão e dedicação ao gir.

Grande abraço.
Edineive Geraldo
Contagem MG