2 de mar. de 2008

Cinqüentenário da 1ª visita de João Feliciano à Vitória da Conquista

João Feliciano na Estância Jasdan, Paraopeba (MG), em junho de 2006.
Aqui ao lado da vaca Última, a última filha de Gailão DC por monta natural.

Vitória da Conquista (BA) – A EXPOCONQUISTA 2008 irá ocorrer no período de 8 de março a 16 de março de 2008, e será realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, na cidade de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia, tendo como promotora a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, onde será realizado o julgamento em pista. São esperados cerca de 80 animais da raça Gir para a mostra. O julgamento ocorrerá nos dias 13 e 14 pelo Dr. Marcelo Miranda. O regulamento será o unificado da ABCZ/ABCGIL.

O destaque deste ano será a exposição de Gir e uma grande homenagem aos ex-criadores Coronel Virgílio Mendes Ferraz -Ziziu Mendes - e João Feliciano Ribeiro, dia 13 com coquetel às 20h. No dia 14 acontecerá o 1º Leilão Conquista do Gir, às 20h. Cujos promotores são Contabrás Agropecuária, Fazenda Cinelândia e Jaymilton Gusmão. O leilão levará à remate 35 lotes de fêmeas, tourinhos e embriões. Convidados de várias partes do Brasil já confirmaram a presença. Não terá canal.

Saga de João Feliciano

Há exatamente meio século João Feliciano (foto) saía de Araxá, no triangulo mineiro, onde morava e tinha suas propriedades, dirigindo um caminhão GMC com 08 tourinhos com destino a Exposição de Vitória da Conquista - BA.

A viagem foi tumultuada e demorada, pois as estradas eram muito precárias, quando chegou à Vitória da Conquista a exposição já havia terminado e os pecuaristas da região já haviam retornado às suas fazendas. João Feliciano ficou por duas semanas tentando vender os tourinhos, mas não conseguia.

Foi a uma Igreja de Nossa Senhora da Vitória e orou pedindo que o iluminasse; coincidentemente quando saiu foi orientado que procurasse o Coronel Ziziu Mendes.

Foi a sua fazenda Oriente onde foi bem recebido; ficando por ali uns três dias, nascendo uma grande amizade.

João Feliciano passou a ser seu consultor e adquiriu, na época, a elite dos principais plantéis de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, como Mauricio Andrade, Geniplo Dornas, Miguel Gonçalves, Diomedes Gentil dos Santos e da recém importação da Índia de Quincas Borges.

Ziziu, sem dúvida, tinha um dos melhores planteis de Gir do Brasil sempre preocupado com a produção de leite, onde produzia naquela época 3.000 litros de leite a pasto em vacas gir registradas, recorde até hoje não superado no Brasil.

Com o seu falecimento, o filho Marcelino Santos Mendes (Bebé) atendendo um pedido do pai, confia a João Feliciano para uma parceria 40 novilhas filhas de suas melhores vacas com touros indianos que incorporou ao seu plantel em suas fazendas em Araxá e posteriormente Fazenda São Bento e Estância Jasdan em Paraopeba, onde João Feliciano e seu filho Onofre Ribeiro mantêm a chama acesa do trabalho iniciado por Ziziu, na década de 1920.

Dessa amizade surgiriam filhas dos touros famosos de Ziziu Mendes: Egípcio, Relevo, Kaiser, Utan, Tango, e tantos outros.

Segundo Onofre Ribeiro, filho de João Feliciano, "Vitória da Conquista, sem dúvida foi um marco no GIR LEITEIRO com equilíbrio (racial e rusticidade) e o nome de Ziziu se perpetuou para sempre".

Veja os principais contatos da Exposição de Vitória da Conquista:

· D. Lúcia (COOPMAC) – (77) 2101-4008 ou (77) 8119-4880;
· Jaimilton Gusmão – (77) 3421-3508 ou (77) 3421-3369 ou (77) 9979-3369;
· Maria Franco Rodrigues – (33) 3621-5734 ou (33) 9971-6263 ou (33) 9986-1708 e
· Joaquim Souto – (71) 9172-0610 - jsoutobr@yahoo.com.br

Nenhum comentário: