12 de mar. de 2008

Alta Genetics visita Fazenda Santa Clara, em Goiás

Ricardo Ramos Rodrigues, Gerente Distrital da Alta Genetics em visita à Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, no municipio de Bela Vista de Goiás, ao lado dos tourinho Gaiolão RS (vermelho), filho de Gaiolão DC e Dalua do Roza, filho de Caruso.

Goiânia (GO) – O zootecnista Ricardo Ramos Rodrigues, gerente Distrital da Alta Genetics para os Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantis, São Paulo e Brasília, esteve ontem (11 de março) na fazenda Santa Clara, município de Bela Vista de Goiás, para ver de perto o touro Dalua do Roza (Caruso X Diana da SJ) e o tourinho Gaiolão RS (Gaiolão DC X Marqueza). A comitiva da Alta Genetics era composta, além de Ricardo Rodrigues, por Ricardo César dos Passos, médico veterinário, dona da Cria Fértil, Guilherme Franco Rodrigues, administrador de Agronegócios e representante comercial da Cria Fértil e Rosimar Silva, proprietário da Fazenda Santa Clara.

A Cria Fértil representa a Alta Genetics no Estado de Goiás. Ricardo Rodrigues gostou dos animais destacando a “beleza racial de Dalua do Roza, cabeça muito bonita, porte elegante, ótima pelagem e comprimento”. Quando ao tourinho Gaiolão RS, o que chamou mais a atenção foi “a profundidade e o arqueamento de costelas’. Ricardo acrescentou ainda a cor da pelagem, “vermelho fechado e a boa estrutura do animal”. Gailão RS está com apenas 15 meses. Segundo Ricardo, “com esse desenvolvimento, com essa estrutura, pode-se esperar um belo animal na fase adulta”.

Ainda sobre o tourinho Gaiolão RS, Ricardo Rodrigues, complementou dizendo ser um animal com um bom pedigree, “oriundo de um dos planteis mais respeitados do Brasil”, que é o do Onofre Ribeiro/João Feliciano Ribeiro, Paraopeba (MG).

Dalua do Roza
Dalua será inscrito no teste de progênie Embrapa/Girgoiás deste ano. Ele é filho do lendário touro Caruso, de linhagem alecrim e tem uma história de fêmeas leiteiras em todos os currais por onde deixou filhas. Sua mãe é Diana da São José, uma vaca com muita estrura, filha do touro Visual da São José, provado no Sumário de Touros ABCZ/Unesp e que se destaca por produzir filhas boas de leite e bons úberes.

Gaiolão RS
Filho de Gaiolão DC, um dos touros de grande história no Brasil. Gaiolão tem excelentes filhas espalhadas em todo o Brasil e bons filhos. Sua mãe é Marqueza, uma das principais doadoras de embriões da Estância Jasdan, com 4.111 kg de leite em controle oficial da ABCZ. Apesar de jovem, Gaiolão RS está se revelando um dos melhores filhos de Gaiolão RS.


Ricardo César dos Passos, médico veterinário, dona da Cria Fértil, Guilherme Franco Rodrigues, representante comercial da Cria Fértil e Ricardo Passos Rodrigues, da Alta Genetics, de Uberaba (MG), observando o touro Dalua do Roza, na Fazenda Santa Clara, Bela Vista de Goiás

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rosimar.
pelas fotos realmente o Dalua é um animal que chama a atenção.
Entretanto, gostei muito do Gaiolão RS. voce podia postar umas fotos melhores dele.
Me parece que é ais "curto" que o Dalua, mas por outro lado tem um arqueamento superior, aparentando "maior capacidade digestiva".
Alem do pedigree - que é fora de série.
parabéns.
Sten Johnsson
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Prezado Sten Johnsson,
Sobre o comprimento e a profundidade do Gaiolão RS, eu cito as palavras do Ricardo Passos, da Alta Brasil: "o tourinho Gaiolão é extremamente profundo e arqueado. Essa idade é critica no Gir, por isso essa sensação de ser curto, mas com o desenvolvimento e o crescimento dele, a profundidade tende a ficar proporcional ao comprimento".
Realmente o Gaiolão é muito profundo. Chega a ser "absurda". Espero que na idade adulta ele conquiste mais harmonia entre comprimento e produndidade. Porém, um animal leiteiro, acima de tudo, precisa ser bem arqueado e profundo.
Rosimar Silva

Anônimo disse...

Parabéns Rosimar, são dois belos animais. Com certeza serão dois grandes raçadores.
Edinho

SEJ Johnsson disse...

Concordo Rosimar, e exatamente por esse aspecto "gostei" mais do Gaiolão - o arqueamento (sem "selar") e a profundidade.